230 likes | 381 Views
AULA TÉCNICA 05 2007. INSTRUTOR: SCOPINO. INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+. INTRODUÇÃO. ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC. TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA. INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC. NO SITE DA UMEC , VOCÊ
E N D
AULA TÉCNICA 05 2007 INSTRUTOR: SCOPINO
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+ INTRODUÇÃO SCOPINO TREINAMENTOS
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATRONICADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !
Já tivemos aula com o esquema elétrico no sistema de injeção eletrônica ME 7.3 H4. Agora veremos: INTRODUÇÃO CSFI / OBD 1+
DIAGRAMAÇÃO VÁLVULA EGR DETONAÇÃO E C U CSFI OBD 1+ LÂMPADA DE DIAGNOSE TEMP. ÁGUA 06 INJETORES TEMP. AR BOBINA MAP ROTAÇÃO CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA ATUADOR DE M. LENTA VSS - VELOCIDADE RELÉ BOMBA SENSOR DE OXIGÊNIO 1 e 2 AR CONDICIONADO MAF –MASSA DE AR CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD SENSOR DE FASE
O SISTEMA A INJEÇÃO ELETRÔNICA É TEMA CADA VEZ MAIS PROCURADO AQUI NA UMEC, E PARA TRAZER MAIS NOVIDADES E SER SUA FERRAMENTA PARA O CONHECIMENTO, INICIAMOS UMA SEQUÊNCIA DE AULAS SOBRE O SISTEMA CSFI / OBD 1+ APLICADO NA LINHA GM.
A DESCRIÇÃO CSFI= INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL CENTRAL E SEQUENCIAL OBD 1+ = DIAGNÓSTICO EM BORDO VERSÃO 1+ POR SE TRATAR DE UMA APLICAÇÃO EM UM MOTOR “V”, OS INJETORES FICAM NO CENTRO SUPERIOR DO BLOCO E O COMBUSTÍVEL É DISTRIBUÍDO POR TUBOS.
A APLICAÇÃO ESTE SISTEMA CSFI / OBD 1+ É APLICADO NA BLAZER E S-10, COM MOTOR 4.3 VORTEC V6. HÁ UMA APLICAÇÃO SEMELHANTE NAS IMPORTADAS S-10 OU SS-10, ONDE A MAIOR DIFERENÇA É QUE HÁ APENAS 1 INJETOR E 6 TUBOS. SENDO CARACTERIZADA POR INJEÇÃO SIMULTÂNEA NESTE CASO.
O FUNCIONAMENTO A ECU DIGITAL DESTE SISTEMA, RECEBE INFORMAÇÕES DOS SENSORES DISTRIBUÍDOS NO VEÍCULO, E DE ACORDO COM O SEU MAPEAMENTO, FAZ O CONTROLE INDIVIUDAL DOS INJETORES E TAMBÉM DO SISTEMA DE IGNIÇÃO. É CALCULADA A MASSA DE AR ADMITIDA E A ROTAÇÃO DO MOTOR.
A ECU LOCALIZADA NA PARTE INTERNA SUPERIOR DO PÁRALAMA DIANTEIRO DIREITO, A ECU POSSUE 4 CHICOTES COM TERMINAIS COM FUNÇÕES E CORES DIFERENTES. TEM COMO FUNÇÃO GERENCIAR TODO O FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS DE IGNIÇÃO E INJEÇÃO. COMANDA A LÂMPADA DE DIAGNOSE .
FUNÇÕES NA ECU - Modo Teste Falhas - • Permite verificar a existência de falhas presentes na memória da ECU. • Realizado com ignição ligada, motor parado. - Modo Dados Memorizados - • Este modo permite recuperar os valores dos parâmetros de funcionamento do motor no momento em que ocorreu a falha. • Realizado com ignição ligada, motor parado.
MAIS FUNÇÕES - Modo Teste Contínuo - • Permite verificar os valores dos parâmetros de funcionamento do motor. • Realizado com o motor funcionando ou não. ESTAS FUNÇÕES SÃO REALIZADAS APENAS COM SCANNER.
OS TERMINAIS A Unidade de comando possui: • 3 conectores de 32 terminais + • 1 conector de 24 terminais Estas ligações fazem parte do grupo de sensores, atuadores e demais controles de ECU´s do veículo.
DICA ESPECIAL TENHO OBSERVADO VÁRIOS CASOS DE MAL FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA, SENDO UMA FALHA INTERMITENTE, ESPECIALMENTE EM VEÍCULO COM GNV. A FALHA ESTÁ NO SIMULADOR DE BICOS DO SISTEMA GNV, COM ENTRADA DE ÁGUA CAUSANDO A FALHA.
PERGUNTA ONDE ESTÁ A MAIOR POSSIBILIDADE DE FALHA NO SISTEMA CSFI ?
RESPOSTA SÃO VÁRIAS AS POSSIBILIDADES, MAS O MAIOR DESTAQUE ESTÁ NO CIRCUITO DE COMBUSTÍVEL, COM TRAVAMENTO DOS INJETORES E BOMBA COM BAIXA PRESSÃO.
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA:INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 07 CSFI / OBD 1+Instrutor Scopino
E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO