930 likes | 1.55k Views
Concordância Verbal. MARTA DUWE. CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL – VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM NÚMERO E PESSOA . Júnior foi ao cinema Lucas e Carlos foram ao cinema CONCORDÂNCIA Lógica : Grande parte das mulheres é fiel.
E N D
Concordância Verbal MARTA DUWE
CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL – VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM NÚMERO E PESSOA. Júnior foi ao cinema Lucas e Carlos foram ao cinema CONCORDÂNCIA Lógica: Grande parte das mulheresé fiel. Atrativa: Grande parte das mulheres são fiéis. Ideológica: Minas Gerais possui grandes riquezas. Sujeito verbo Sujeito Verbo
CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL – VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM NÚMERO E PESSOA. Júnior foi ao cinema Lucas e Carlos foram ao cinema Sujeito verbo Sujeito Verbo
Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo, este ficará no plural. Ex.: O ônibus e o caminhãodeslizaram na pista. Sujeito composto é aquele que apresenta dois ou mais núcleos. sujeito composto antes do verbo verbo no plural Observação: O verbo pode ficar no singular principalmente em dois casos: quando os núcleos são sinônimos e quando formam uma enumeração gradativa. Ex .1: A paz e a tranquilidadereinava (reinavam) naquele lugar. Ex.2: A angústia, a inquietação, o desespero o dominou (dominaram).
II. Quando o sujeito composto estiver depois do verbo, este poderá concordar com o mais próximo, ou ficará no plural. Ex.: Foi ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. Verbo na 3ª pessoa do singular, concordando com o filho sujeito composto depois do verbo Foram ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. verbo na 3ª pessoa do plural sujeito composto depois do verbo
III. Quando o sujeito for constituído por pessoas gramaticais diferentes, o verbo ficará no plural. Se a 1ª pessoa (eu, nós) faz parte do sujeito, o verbo ficará na 1ª pessoa do plural (nós). Ex.: Você, sua prima e euiremos ao cinema. sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes, com a presença da 1ª pessoa (eu) Verbo - 1ª pessoa do plural (nós) Se a 1ª pessoa (eu, nós) não faz parte do sujeito, o verbo ficará na 2ª pessoa do plural (vós) ou na 3ª pessoa do plural (vocês). Ex.: Tu e teu amigoficareis aqui em casa. Tu e teu amigoficarão aqui em casa.
CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Lógica: Grande parte das mulheresé fiel. Atrativa: Grande parte das mulheres são fiéis. Ideológica: Minas Gerais possui grandes riquezas.
CONCORDÂNCIA VERBAL Lógica Lógica ou Gramatical: Grande parte das mulheresé fiel. • É a mais comum no português • Consiste em adequar à forma gramatical do determinado(acompanhado) a que se refere. Ex.: A maioria dos professores faltou. • O verbo (faltou) concordou com o núcleo do sujeito (maioria)
CONCORDÂNCIA VERBAL ATRATIVA Atrativa: Grande parte das mulheres são fiéis. • Concorda com aquele que está mais próximo: Escolheram a hora e o local adequado. (conc. Nominal) • O adjetivo (adequado) está concordando com o substantivo mais próximo (local) • Concorda com o termo que não constitui gramaticalmente o núcleo: A maioria dos professores faltaram. • O verbo (faltaram) concordou com o substantivo (professores) que não é o núcleo do sujeito. • c) Concorda com outro termo da oração que não é o determinado: Tudo são flores. • O verbo (são) concorda com o predicativo do sujeito (flores).
CONCORDÂNCIA VERBAL IDEOLÓGICA Ideológica ou Silepse: Minas Gerais possui grandes riquezas. • Consiste em adequar o vocábulo determinante ao sentido do vocábulo determinado e não à forma como se apresenta: O povo, extasiado com sua fala, aplaudiram. • O verbo (aplaudiram) concorda com a idéia da palavra povo (plural) e não com sua forma (singular).
Concordância ideológica A concordância se faz com a idEia implícita na frase. Recebe o nome de silepse. a) silepse de pessoa: a concordância se faz com a pessoa gramatical implícita. Ex: Todos os homens somos filhos de Deus. b) silepse de número: a concordância se faz com o número gramatical implícito. Ex: Povo desta cidade, votem em mim! c) silepse de gênero: a concordância se faz com o gênero gramatical implícito. Ex: Vossa Excelência será homenageado.
Obs. Porcentagens: a) Se há determinantes no plural, é obrigatória a pluralização do verbo. Ex: Os 63% da população apóiam essas medidas. b) Quando o verbo vem anteposto à expressão de porcentagem, a concordância se dá com o número. Ex: Serão importados 60% da produção alemã. c) Com o uso de 1%, é recomendável que o verbo fique no singular. d) Ex: 1% dos brasileiros ganha bem.
O verbo ficará no singularquando tiver como sujeito as expressões: Um de..., Qual de...., Nenhum de..., Cada um.. Um de nós será escolhido para representar a turma. Qual de nós será o escolhido? Nenhum de vocês será responsabilizado.
O verbo ficará no singular quando tiver sujeito composto resumido pelos pronomestudo, nada, ninguém. Homens, mulheres, crianças, ninguém sobreviveu.
Um e outro – verbo no singular ou no plural - ex.: Um e outro saiu no horário. / Um e outro saíram no horário. Obs.: se houver reciprocidade = plural Ex.: Um e outrosedistraíram durante o expediente Um ou outro – verbo no singular – ex.: um ou outro será inocentado.
Sujeitos formados por infinitivos– verbo no singular ex: Estudar e trabalharé importante. Obs: Se os infinitivos vierem precedidos de artigo ou exprimirem idéias opostas, o verbo ficará no plural. Exs: O comer e o bebersão necessários à sobrevivência. Rir e chorardevem fazer parte da personalidade.
Concordância com pronomes de tratamento= o verbo fica na 3ª pessoa. Alguns autores classificam os pronomes de tratamento como sendo pronomes de 3ª pessoa; outros, como de 2ª. É mais apropriado, portanto, definir como: são formas de tratamento indireto de 2ª pessoa que levam o verbo para a 3ª pessoa. Exs.: Vossa Senhoria deverá encaminhar o projeto. Vossas Excelências serão homenageadas.
Sujeito representado por nomes próprios na forma do plural: a) precedidos de artigo: verbo concorda com o número do artigo. Ex.: Os Estados Unidos estão aceitando acordo. b) sem artigo: verbo no singular: Ex: Minas Gerais possuiu muitos minerais. c) Com nomes de obras no plural seguidos do verbo ser, este fica no singular desde que o predicativo esteja no singular. Ex: “Os Sertões”é um livro esplêndido.
Parecer + Infinitivo: Ou se flexiona o verbo parecer ou o infinitivo que o segue. Exs: As pessoas pareciam entender o problema. As pessoas parecia entenderemo problema. (= Parecia que as pessoas entendiam o problema)
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS a) VerboHAVER É impessoal quando empregado com o sentido de “existir” ou “acontecer”. Ex.1: Haviamuitos alunos na sala de aula. Em locuções verbais, o verbo haver transmite a impessoalida-de para o outro verbo (verbo auxiliar), que também fica no singular. Ex.: Deve haver vinte pessoas na sala. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular Ex.2: Aqui nunca houve brigas antes. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular
Observações: O verbo haver com sentido de existir é impessoal, entretanto o verbo existir não é impessoal, ele concorda normalmente com o sujeito ao qual se refere. Ex.: Antigamente haviapoucas escolas particulares. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular Antigamente existiampoucas escolas particulares. 3ª pessoa do plural sujeito plural Antigamente deviam existirpoucas escolas particulares. sujeito plural 3ª pessoa do plural
b) VerboFAZER O verbo fazer é impessoal quando empregado na indicação de tempo transcorrido (ou a transcorrer). Nesses casos, como ele não tem sujeito fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Já fazmuitos anos que não a vejo. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular Observação: Nas locuções verbais, o verbo fazer, COMO TODO VERBO IMPESSOAL, transmite o singular para o auxiliar. Ex.: Já deve fazermuitos anos que não a vejo. Não é sujeito, é objeto direto. 3ª pessoa do singular
Concordância do verbo SER O verbo Ser pode, às vezes concordar com o sujeito da oração e, às vezes, com o predicativo. a) Quando o sujeito e o predicativo são nomes de coisas O verbo ser pode concordar com o sujeito ou com o predicativo, indiferentemente. Essa dupla possibilidade permite ao falante estabelecer a concordância com o elemento ao qual pretenda dar maior destaque. Ex.: Nossas vidaseramuma verdadeira festa. predicativo singular sujeito plural Verbo no plural concordando com o sujeito Nossas vidaserauma verdadeira festa. predicativo singular sujeito plural Verbo no singular concordando com o predicativo
b) Quando o sujeito e o predicativo designam pessoas Nesse caso, a concordância é feita obrigatoriamente com a palavra que designa pessoa. Ex.: Os amigoseramsua grande alegria. predicativo no singular verbo na 3ª pessoa do plural,concordando com o sujeito sujeito plural O problema da empresasãoos funcionários desmotivados. sujeito no singular verbo na 3ª pessoa do plural, concordando com o predicativo predicativo no plural
c) Verbo SER indicandohoras e distância Quando indicar horas, distância e datas, o verbo ser concordará com o predicativo. Nesse caso ele é impessoal, ou seja, não apresenta sujeito. Ex.: Éuma hora. Sãotrês horas. Daqui até a fazenda éum quilômetro. Daqui até o sítio são dez quilômetros. Observação: Nas indicações referentes a dia do mês, o verbo admite duas construções. Ex.: Hoje é (dia) dez de julho. Hoje sãodez (dias) de julho.
d) Verbos CHOVER, VENTAR, TROVEJAR... Quando o verbo indicar fenômeno da natureza será impessoal, ou seja, não apresenta sujeito. Ex.: Choveu três dias consecutivos. . Observação: Se o verbo estiver se referindo a outro elemento que não o fenômeno da natureza, se conjugará normalmente.. Ex.: Trovejaram aplausos ao encerrar o espetáculo.
VERBO + PRONOME SE 1. Os VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS ou os TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS, quando apassivados pelo pronome se, concordam com o sujeito. pronome apassivador Ex.: Vendem-se carros e terrenos a prazo. verbo transitivo direto sujeito no plural Observe que, se passarmos essa frase para a voz passiva analítica, a concordância do verbo com o sujeito ficará bem clara, veja: Carros e terrenos são vendidos a prazo. Sujeito no plural Verbo na 3ª pessoa do plural
2. Os demais verbos – DE LIGAÇÃO, INTRANSITIVO E TRANSITIVO INDIRETO , quando seguidos do pronome se (índice de indeterminação do sujeito), ficam na 3ª pessoa do singular. índice de indeterminação do sujeito Ex.: Precisa-se de serventes de pedreiro. Verbo transitivo indireto objeto indireto
Exercício 1: (FCC 2006) • Para que se respeite a concordância verbal, será preciso corrigir a frase: • Têm havido dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano. • B) Têm sido levantadas dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano. • C) Será que o sistema de saúde cubano tem suscitado dúvidas sobre sua • eficácia? • D) Que dúvidas têm propalado os adversários de Cuba sobre seu sistema de saúde? • E) A quantas dúvidas tem dado margem o sistema de saúde de Cuba?
Exercício 1: (FCC 2006) • Para que se respeite a concordância verbal, seráprecisocorrigir a frase: • Têmhavidodúvidassobre a capacidade do sistema de saúdecubano. • B) Têmsidolevantadasdúvidassobre a capacidade do sistema de saúdecubano. • C) Seráque o sistema de saúdecubano tem suscitadodúvidassobresua • eficácia? • D) Quedúvidastêmpropaladoosadversários de Cuba sobreseusistema de saúde? • E) A quantasdúvidas tem dado margem o sistema de saúde de Cuba?
Exercício 2: (FCC 2007) • As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase: • Não se imputem aos adolescentes de hoje a exclusiva responsabilidade pelo fato, lastimável, de aspirarem a tão pouco. • A presença maciça, em nossas telas, de tantas ficções, não nos devem fazer crer que sejamos capazes de sonhar mais do que as gerações passadas. • Se aos jovens de hoje coubesse sonhar no ritmo das ficções projetadas em nossas telas, múltiplos e ágeis devaneios se processariam. • Ficaram como versões melhoradas da nossa vida acomodada de hoje o vestígio dos nossos sonhos de ontem. • E) Ao pretender que se mobilize os estudantes para as exigências do mercado • de trabalho, o professor de nossas escolas impede-os de sonhar.
Exercício 2: (FCC 2007) • As normas de concordância verbal estãoplenamenterespeitadasnafrase: • Não se imputemaosadolescentes de hoje a exclusivaresponsabilidadepelofato, lastimável, de aspirarem a tãopouco. • A presençamaciça, emnossastelas, de tantasficções, nãonosdevemfazercrerquesejamoscapazes de sonharmais do que as geraçõespassadas. • Se aosjovens de hojecoubessesonhar no ritmo das ficçõesprojetadasemnossastelas, múltiplos e ágeisdevaneios se processariam. • Ficaramcomoversõesmelhoradas da nossavidaacomodada de hoje o vestígio dos nossossonhos de ontem. • E) Ao pretender que se mobilize osestudantespara as exigências do mercado • de trabalho, o professor de nossasescolas impede-os de sonhar.
Exercício 3: (FCC 2007) • O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase: • Para que não …… (restringir) o sonho de um jovem, as imposições do mercado de trabalho devem ter sua importância relativizada. • B) Seria essencial que nunca …… (faltar) aos adolescentes, mesmo em nossos • dias pragmáticos, a liberdade inclusa nos sonhos. • C) Entre as duas hipóteses que …… (examinar), considera o autor que o • elemento comum é redução da capacidade de sonhar. • D) Não se …… (delegar) às escolas a missão exclusiva de preparar os jovens • para sua inserção no mercado de trabalho. • E) É pena que …… (faltar) aos jovens a referência dos sonhos que seus pais já • tenham alimentado em sua época de adolescentes.
Exercício 3: (FCC 2007) • O verboindicado entre parêntesesdeveráflexionar-se numa forma do plural parapreenchercorretamente a lacuna da frase: • Para quenão …… (restringir) o sonho de um jovem, as imposições do mercado de trabalhodevemtersuaimportânciarelativizada. • B) Seriaessencialquenunca …… (faltar) aosadolescentes, mesmoemnossos • diaspragmáticos, a liberdadeinclusanossonhos. • C) Entre as duashipótesesque …… (examinar), considera o autorque o • elementocomuméredução da capacidade de sonhar. • D) Não se …… (delegar) àsescolas a missãoexclusiva de prepararosjovens • parasuainserção no mercado de trabalho. • E) É penaque …… (faltar) aosjovens a referência dos sonhosqueseuspaisjá • tenhamalimentadoemsuaépoca de adolescentes.
Exercício 4: (FCC 2009) • As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na construção da seguinte frase: • Atribuem-se a picos de tensão ou raios ocasionais a causa de muita perda de informações, que se julgavam preservadas numa memória eletrônica. • B) Diferentemente do que ocorre com livros muito antigos, que se vêm • revelando muito resistentes, os de hoje ressentem-se do uso constante. • C) Caso deixassem de haver as grandes bibliotecas de hoje, é possível que os • homens do futuro não pudessem interpretar plenamente a nossa cultura. • D) Confia-se a um suporte eletrônico incontáveis informações, mas não se • podem avaliar com segurança quanto tempo permanecerão disponíveis. • E) Ainda que só venha a restar da nossa época algumas boas bibliotecas, elas • serão suficientes para dar notícia do que pensamos e criamos.
Exercício 4: (FCC 2009) • As normas de concordância verbal estãoplenamenterespeitadasnaconstrução da seguintefrase: • Atribuem-se a picos de tensãoouraiosocasionais a causa de muitaperda de informações, que se julgavampreservadasnumamemóriaeletrônica. • B) Diferentemente do queocorre com livrosmuitoantigos, que se vêm • revelandomuitoresistentes, os de hojeressentem-se do usoconstante. • C) Casodeixassem de haver as grandesbibliotecas de hoje, épossívelqueos • homens do futuronãopudesseminterpretarplenamente a nossacultura. • D) Confia-se a um suporteeletrônicoincontáveisinformações, mas não se • podemavaliar com segurançaquanto tempo permanecerãodisponíveis. • E) Aindaquesóvenha a restar da nossaépocaalgumas boas bibliotecas, elas • serãosuficientesparadarnotícia do quepensamos e criamos.
Exercício 5: (FEI-SP 1997) • Indique a alternativa em que haja ERRO de concordância: • Terminadas as aulas, os alunos viajaram. • B) Esta maçã está meia podre. • C) É meio-dia e meia. • D) Dinheiro, benefícios pessoais, chantagens, nada podia corrompê-lo. • E) Ajudaram no trabalho amigos e parentes.
Exercício 5: (FEI-SP 1997) • Indique a alternativaemquehaja ERRO de concordância: • Terminadas as aulas, osalunosviajaram. • B) Estamaçãestámeiapodre. • C) É meio-dia e meia. • D) Dinheiro, benefíciospessoais, chantagens, nada podia corrompê-lo. • E) Ajudaram no trabalho amigos e parentes.
Exercício 6: • “O estudo e a experiência ___________ davam-lhe a calma com que resolvia os problemas que lhe _____________”. • acumulados / apresentava. • B) acumulados / apresentavam. • acumulada / apresentavam. • acumulado / apresentavam. • E) acumulada / apresentava.
Exercício 6: • “O estudo e a experiência ___________ davam-lhe a calma com queresolviaosproblemasquelhe _____________”. • acumulados / apresentava. • B) acumulados / apresentavam. • acumulada / apresentavam. • acumulado / apresentavam. • E) acumulada / apresentava.
Exercício 7: • “Se _________ mais tarefas a executar ____________ mais elementos na equipe de trabalho”. • houvessem / deveriam existir. • houvesse / deveria existir. • houvessem / deveria existir. • houvesse / deveriam existir. • houvessem / deveriam existirem.
Exercício 7: • “Se _________ maistarefas a executar ____________ maiselementosnaequipe de trabalho”. • houvessem / deveriamexistir. • houvesse / deveriaexistir. • houvessem / deveriaexistir. • houvesse / deveriamexistir. • houvessem / deveriamexistirem.
Exercício 8: • “No dia marcado ___________-se as provas, a que ___________ de _________ apenas dois por cento dos candidatos”. • realizou / deixou / comparecer. • realizou / deixaram / comparecer. • realizou / deixou / comparecerem. • realizaram / deixou / comparecerem. • realizaram / deixaram / comparecer.
Exercício 8: • “No diamarcado ___________-se as provas, a que ___________ de _________ apenasdoispor cento dos candidatos”. • realizou / deixou / comparecer. • realizou / deixaram / comparecer. • realizou / deixou / comparecerem. • realizaram / deixou / comparecerem. • realizaram / deixaram / comparecer.
Exercício 9: • “Não _______ ainda sete horas, e já _________ muitas pessoas que ___________ o início do expediente”. • seriam / haviam / aguardava. • seriam / havia / aguardavam. • seria / haviam / aguardava. • seria / haviam / aguardavam. • seria / havia / aguardavam.
Exercício 9: • “Não _______ aindasetehoras, e já _________ muitaspessoasque ___________ o início do expediente”. • seriam / haviam / aguardava. • seriam / havia / aguardavam. • seria / haviam / aguardava. • seria / haviam / aguardavam. • seria / havia / aguardavam.
Exercício 10: • “Não ___________ condições para se ____________ os trabalhos; mesmo que as _____________, era tarde”. • havia / recomeçarem / houvesse. • haviam / recomeçarem / houvessem. • haviam / recomeçar / houvesse. • haviam / recomeçar / houvessem. • havia / recomeçar / houvessem.
Exercício 10: • “Não ___________ condiçõespara se ____________ ostrabalhos; mesmoque as _____________, era tarde”. • havia / recomeçarem / houvesse. • haviam / recomeçarem / houvessem. • haviam / recomeçar / houvesse. • haviam / recomeçar / houvessem. • havia / recomeçar / houvessem.