1 / 77

Concordância Verbal

Concordância Verbal. MARTA DUWE. CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL – VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM NÚMERO E PESSOA . Júnior foi ao cinema Lucas e Carlos foram ao cinema CONCORDÂNCIA Lógica : Grande parte das mulheres é fiel.

hume
Download Presentation

Concordância Verbal

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Concordância Verbal MARTA DUWE

  2. CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL – VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM NÚMERO E PESSOA. Júnior foi ao cinema Lucas e Carlos foram ao cinema CONCORDÂNCIA Lógica: Grande parte das mulheresé fiel. Atrativa: Grande parte das mulheres são fiéis. Ideológica: Minas Gerais possui grandes riquezas. Sujeito verbo Sujeito Verbo

  3. CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL – VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM NÚMERO E PESSOA. Júnior foi ao cinema Lucas e Carlos foram ao cinema Sujeito verbo Sujeito Verbo

  4. Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo, este ficará no plural. Ex.: O ônibus e o caminhãodeslizaram na pista. Sujeito composto é aquele que apresenta dois ou mais núcleos. sujeito composto antes do verbo verbo no plural Observação: O verbo pode ficar no singular principalmente em dois casos: quando os núcleos são sinônimos e quando formam uma enumeração gradativa. Ex .1: A paz e a tranquilidadereinava (reinavam) naquele lugar. Ex.2: A angústia, a inquietação, o desespero o dominou (dominaram).

  5. II. Quando o sujeito composto estiver depois do verbo, este poderá concordar com o mais próximo, ou ficará no plural. Ex.: Foi ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. Verbo na 3ª pessoa do singular, concordando com o filho sujeito composto depois do verbo Foram ao parque de diversão o filho, a mãe e o pai. verbo na 3ª pessoa do plural sujeito composto depois do verbo

  6. III. Quando o sujeito for constituído por pessoas gramaticais diferentes, o verbo ficará no plural.  Se a 1ª pessoa (eu, nós) faz parte do sujeito, o verbo ficará na 1ª pessoa do plural (nós). Ex.: Você, sua prima e euiremos ao cinema. sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes, com a presença da 1ª pessoa (eu) Verbo - 1ª pessoa do plural (nós)  Se a 1ª pessoa (eu, nós) não faz parte do sujeito, o verbo ficará na 2ª pessoa do plural (vós) ou na 3ª pessoa do plural (vocês). Ex.: Tu e teu amigoficareis aqui em casa. Tu e teu amigoficarão aqui em casa.

  7. CONCORDÂNCIA VERBAL CONCORDÂNCIA Lógica: Grande parte das mulheresé fiel. Atrativa: Grande parte das mulheres são fiéis. Ideológica: Minas Gerais possui grandes riquezas.

  8. CONCORDÂNCIA VERBAL Lógica Lógica ou Gramatical: Grande parte das mulheresé fiel. • É a mais comum no português • Consiste em adequar à forma gramatical do determinado(acompanhado) a que se refere. Ex.: A maioria dos professores faltou. • O verbo (faltou) concordou com o núcleo do sujeito (maioria)

  9. CONCORDÂNCIA VERBAL ATRATIVA Atrativa: Grande parte das mulheres são fiéis. • Concorda com aquele que está mais próximo: Escolheram a hora e o local adequado. (conc. Nominal) • O adjetivo (adequado) está concordando com o substantivo mais próximo (local) • Concorda com o termo que não constitui gramaticalmente o núcleo: A maioria dos professores faltaram. • O verbo (faltaram) concordou com o substantivo (professores) que não é o núcleo do sujeito. • c) Concorda com outro termo da oração que não é o determinado: Tudo são flores. • O verbo (são) concorda com o predicativo do sujeito (flores).

  10. CONCORDÂNCIA VERBAL IDEOLÓGICA Ideológica ou Silepse: Minas Gerais possui grandes riquezas. • Consiste em adequar o vocábulo determinante ao sentido do vocábulo determinado e não à forma como se apresenta: O povo, extasiado com sua fala, aplaudiram. • O verbo (aplaudiram) concorda com a idéia da palavra povo (plural) e não com sua forma (singular).

  11. Concordância ideológica A concordância se faz com a idEia implícita na frase. Recebe o nome de silepse. a) silepse de pessoa: a concordância se faz com a pessoa gramatical implícita. Ex: Todos os homens somos filhos de Deus. b) silepse de número: a concordância se faz com o número gramatical implícito. Ex: Povo desta cidade, votem em mim! c) silepse de gênero: a concordância se faz com o gênero gramatical implícito. Ex: Vossa Excelência será homenageado.

  12. Obs. Porcentagens: a) Se há determinantes no plural, é obrigatória a pluralização do verbo. Ex: Os 63% da população apóiam essas medidas. b) Quando o verbo vem anteposto à expressão de porcentagem, a concordância se dá com o número. Ex: Serão importados 60% da produção alemã. c) Com o uso de 1%, é recomendável que o verbo fique no singular. d) Ex: 1% dos brasileiros ganha bem.

  13. O verbo ficará no singularquando tiver como sujeito as expressões: Um de..., Qual de...., Nenhum de..., Cada um.. Um de nós será escolhido para representar a turma. Qual de nós será o escolhido? Nenhum de vocês será responsabilizado.

  14. O verbo ficará no singular quando tiver sujeito composto resumido pelos pronomestudo, nada, ninguém. Homens, mulheres, crianças, ninguém sobreviveu.

  15. SUJEITO COMPOSTO ligado por OU

  16. Um e outro – verbo no singular ou no plural - ex.: Um e outro saiu no horário. / Um e outro saíram no horário. Obs.: se houver reciprocidade = plural Ex.: Um e outrosedistraíram durante o expediente Um ou outro – verbo no singular – ex.: um ou outro será inocentado.

  17. Sujeitos formados por infinitivos– verbo no singular ex: Estudar e trabalharé importante. Obs: Se os infinitivos vierem precedidos de artigo ou exprimirem idéias opostas, o verbo ficará no plural. Exs: O comer e o bebersão necessários à sobrevivência. Rir e chorardevem fazer parte da personalidade.

  18. Concordância com pronomes de tratamento= o verbo fica na 3ª pessoa. Alguns autores classificam os pronomes de tratamento como sendo pronomes de 3ª pessoa; outros, como de 2ª. É mais apropriado, portanto, definir como: são formas de tratamento indireto de 2ª pessoa que levam o verbo para a 3ª pessoa. Exs.: Vossa Senhoria deverá encaminhar o projeto. Vossas Excelências serão homenageadas.

  19. Sujeito representado por nomes próprios na forma do plural: a) precedidos de artigo: verbo concorda com o número do artigo. Ex.: Os Estados Unidos estão aceitando acordo. b) sem artigo: verbo no singular: Ex: Minas Gerais possuiu muitos minerais. c) Com nomes de obras no plural seguidos do verbo ser, este fica no singular desde que o predicativo esteja no singular. Ex: “Os Sertões”é um livro esplêndido.

  20. Parecer + Infinitivo: Ou se flexiona o verbo parecer ou o infinitivo que o segue. Exs: As pessoas pareciam entender o problema. As pessoas parecia entenderemo problema. (= Parecia que as pessoas entendiam o problema)

  21. CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS a) VerboHAVER É impessoal quando empregado com o sentido de “existir” ou “acontecer”. Ex.1: Haviamuitos alunos na sala de aula. Em locuções verbais, o verbo haver transmite a impessoalida-de para o outro verbo (verbo auxiliar), que também fica no singular. Ex.: Deve haver vinte pessoas na sala. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular Ex.2: Aqui nunca houve brigas antes. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular

  22. Observações: O verbo haver com sentido de existir é impessoal, entretanto o verbo existir não é impessoal, ele concorda normalmente com o sujeito ao qual se refere. Ex.: Antigamente haviapoucas escolas particulares. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular Antigamente existiampoucas escolas particulares. 3ª pessoa do plural sujeito plural Antigamente deviam existirpoucas escolas particulares. sujeito plural 3ª pessoa do plural

  23. b) VerboFAZER O verbo fazer é impessoal quando empregado na indicação de tempo transcorrido (ou a transcorrer). Nesses casos, como ele não tem sujeito fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Já fazmuitos anos que não a vejo. Não é sujeito, é objeto direto 3ª pessoa do singular Observação: Nas locuções verbais, o verbo fazer, COMO TODO VERBO IMPESSOAL, transmite o singular para o auxiliar. Ex.: Já deve fazermuitos anos que não a vejo. Não é sujeito, é objeto direto. 3ª pessoa do singular

  24. Concordância do verbo SER O verbo Ser pode, às vezes concordar com o sujeito da oração e, às vezes, com o predicativo. a) Quando o sujeito e o predicativo são nomes de coisas O verbo ser pode concordar com o sujeito ou com o predicativo, indiferentemente. Essa dupla possibilidade permite ao falante estabelecer a concordância com o elemento ao qual pretenda dar maior destaque. Ex.: Nossas vidaseramuma verdadeira festa. predicativo singular sujeito plural Verbo no plural concordando com o sujeito Nossas vidaserauma verdadeira festa. predicativo singular sujeito plural Verbo no singular concordando com o predicativo

  25. b) Quando o sujeito e o predicativo designam pessoas Nesse caso, a concordância é feita obrigatoriamente com a palavra que designa pessoa. Ex.: Os amigoseramsua grande alegria. predicativo no singular verbo na 3ª pessoa do plural,concordando com o sujeito sujeito plural O problema da empresasãoos funcionários desmotivados. sujeito no singular verbo na 3ª pessoa do plural, concordando com o predicativo predicativo no plural

  26. c) Verbo SER indicandohoras e distância Quando indicar horas, distância e datas, o verbo ser concordará com o predicativo. Nesse caso ele é impessoal, ou seja, não apresenta sujeito. Ex.: Éuma hora. Sãotrês horas. Daqui até a fazenda éum quilômetro. Daqui até o sítio são dez quilômetros. Observação: Nas indicações referentes a dia do mês, o verbo admite duas construções. Ex.: Hoje é (dia) dez de julho. Hoje sãodez (dias) de julho.

  27. d) Verbos CHOVER, VENTAR, TROVEJAR... Quando o verbo indicar fenômeno da natureza será impessoal, ou seja, não apresenta sujeito. Ex.: Choveu três dias consecutivos. . Observação: Se o verbo estiver se referindo a outro elemento que não o fenômeno da natureza, se conjugará normalmente.. Ex.: Trovejaram aplausos ao encerrar o espetáculo.

  28. VERBO + PRONOME SE 1. Os VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS ou os TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS, quando apassivados pelo pronome se, concordam com o sujeito. pronome apassivador Ex.: Vendem-se carros e terrenos a prazo. verbo transitivo direto sujeito no plural Observe que, se passarmos essa frase para a voz passiva analítica, a concordância do verbo com o sujeito ficará bem clara, veja: Carros e terrenos são vendidos a prazo. Sujeito no plural Verbo na 3ª pessoa do plural

  29. 2. Os demais verbos – DE LIGAÇÃO, INTRANSITIVO E TRANSITIVO INDIRETO , quando seguidos do pronome se (índice de indeterminação do sujeito), ficam na 3ª pessoa do singular. índice de indeterminação do sujeito Ex.: Precisa-se de serventes de pedreiro. Verbo transitivo indireto objeto indireto

  30. Exercício 1: (FCC 2006) • Para que se respeite a concordância verbal, será preciso corrigir a frase: • Têm havido dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano. • B) Têm sido levantadas dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano. • C) Será que o sistema de saúde cubano tem suscitado dúvidas sobre sua • eficácia? • D) Que dúvidas têm propalado os adversários de Cuba sobre seu sistema de saúde? • E) A quantas dúvidas tem dado margem o sistema de saúde de Cuba?

  31. Exercício 1: (FCC 2006) • Para que se respeite a concordância verbal, seráprecisocorrigir a frase: • Têmhavidodúvidassobre a capacidade do sistema de saúdecubano. • B) Têmsidolevantadasdúvidassobre a capacidade do sistema de saúdecubano. • C) Seráque o sistema de saúdecubano tem suscitadodúvidassobresua • eficácia? • D) Quedúvidastêmpropaladoosadversários de Cuba sobreseusistema de saúde? • E) A quantasdúvidas tem dado margem o sistema de saúde de Cuba?

  32. Exercício 2: (FCC 2007) • As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase: • Não se imputem aos adolescentes de hoje a exclusiva responsabilidade pelo fato, lastimável, de aspirarem a tão pouco. • A presença maciça, em nossas telas, de tantas ficções, não nos devem fazer crer que sejamos capazes de sonhar mais do que as gerações passadas. • Se aos jovens de hoje coubesse sonhar no ritmo das ficções projetadas em nossas telas, múltiplos e ágeis devaneios se processariam. • Ficaram como versões melhoradas da nossa vida acomodada de hoje o vestígio dos nossos sonhos de ontem. • E) Ao pretender que se mobilize os estudantes para as exigências do mercado • de trabalho, o professor de nossas escolas impede-os de sonhar.

  33. Exercício 2: (FCC 2007) • As normas de concordância verbal estãoplenamenterespeitadasnafrase: • Não se imputemaosadolescentes de hoje a exclusivaresponsabilidadepelofato, lastimável, de aspirarem a tãopouco. • A presençamaciça, emnossastelas, de tantasficções, nãonosdevemfazercrerquesejamoscapazes de sonharmais do que as geraçõespassadas. • Se aosjovens de hojecoubessesonhar no ritmo das ficçõesprojetadasemnossastelas, múltiplos e ágeisdevaneios se processariam. • Ficaramcomoversõesmelhoradas da nossavidaacomodada de hoje o vestígio dos nossossonhos de ontem. • E) Ao pretender que se mobilize osestudantespara as exigências do mercado • de trabalho, o professor de nossasescolas impede-os de sonhar.

  34. Exercício 3: (FCC 2007) • O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase: • Para que não …… (restringir) o sonho de um jovem, as imposições do mercado de trabalho devem ter sua importância relativizada. • B) Seria essencial que nunca …… (faltar) aos adolescentes, mesmo em nossos • dias pragmáticos, a liberdade inclusa nos sonhos. • C) Entre as duas hipóteses que …… (examinar), considera o autor que o • elemento comum é redução da capacidade de sonhar. • D) Não se …… (delegar) às escolas a missão exclusiva de preparar os jovens • para sua inserção no mercado de trabalho. • E) É pena que …… (faltar) aos jovens a referência dos sonhos que seus pais já • tenham alimentado em sua época de adolescentes.

  35. Exercício 3: (FCC 2007) • O verboindicado entre parêntesesdeveráflexionar-se numa forma do plural parapreenchercorretamente a lacuna da frase: • Para quenão …… (restringir) o sonho de um jovem, as imposições do mercado de trabalhodevemtersuaimportânciarelativizada. • B) Seriaessencialquenunca …… (faltar) aosadolescentes, mesmoemnossos • diaspragmáticos, a liberdadeinclusanossonhos. • C) Entre as duashipótesesque …… (examinar), considera o autorque o • elementocomuméredução da capacidade de sonhar. • D) Não se …… (delegar) àsescolas a missãoexclusiva de prepararosjovens • parasuainserção no mercado de trabalho. • E) É penaque …… (faltar) aosjovens a referência dos sonhosqueseuspaisjá • tenhamalimentadoemsuaépoca de adolescentes.

  36. Exercício 4: (FCC 2009) • As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na construção da seguinte frase: • Atribuem-se a picos de tensão ou raios ocasionais a causa de muita perda de informações, que se julgavam preservadas numa memória eletrônica. • B) Diferentemente do que ocorre com livros muito antigos, que se vêm • revelando muito resistentes, os de hoje ressentem-se do uso constante. • C) Caso deixassem de haver as grandes bibliotecas de hoje, é possível que os • homens do futuro não pudessem interpretar plenamente a nossa cultura. • D) Confia-se a um suporte eletrônico incontáveis informações, mas não se • podem avaliar com segurança quanto tempo permanecerão disponíveis. • E) Ainda que só venha a restar da nossa época algumas boas bibliotecas, elas • serão suficientes para dar notícia do que pensamos e criamos.

  37. Exercício 4: (FCC 2009) • As normas de concordância verbal estãoplenamenterespeitadasnaconstrução da seguintefrase: • Atribuem-se a picos de tensãoouraiosocasionais a causa de muitaperda de informações, que se julgavampreservadasnumamemóriaeletrônica. • B) Diferentemente do queocorre com livrosmuitoantigos, que se vêm • revelandomuitoresistentes, os de hojeressentem-se do usoconstante. • C) Casodeixassem de haver as grandesbibliotecas de hoje, épossívelqueos • homens do futuronãopudesseminterpretarplenamente a nossacultura. • D) Confia-se a um suporteeletrônicoincontáveisinformações, mas não se • podemavaliar com segurançaquanto tempo permanecerãodisponíveis. • E) Aindaquesóvenha a restar da nossaépocaalgumas boas bibliotecas, elas • serãosuficientesparadarnotícia do quepensamos e criamos.

  38. Exercício 5: (FEI-SP 1997) • Indique a alternativa em que haja ERRO de concordância: • Terminadas as aulas, os alunos viajaram. • B) Esta maçã está meia podre. • C) É meio-dia e meia. • D) Dinheiro, benefícios pessoais, chantagens, nada podia corrompê-lo. • E) Ajudaram no trabalho amigos e parentes.

  39. Exercício 5: (FEI-SP 1997) • Indique a alternativaemquehaja ERRO de concordância: • Terminadas as aulas, osalunosviajaram. • B) Estamaçãestámeiapodre. • C) É meio-dia e meia. • D) Dinheiro, benefíciospessoais, chantagens, nada podia corrompê-lo. • E) Ajudaram no trabalho amigos e parentes.

  40. Exercício 6: • “O estudo e a experiência ___________ davam-lhe a calma com que resolvia os problemas que lhe _____________”. • acumulados / apresentava. • B) acumulados / apresentavam. • acumulada / apresentavam. • acumulado / apresentavam. • E) acumulada / apresentava.

  41. Exercício 6: • “O estudo e a experiência ___________ davam-lhe a calma com queresolviaosproblemasquelhe _____________”. • acumulados / apresentava. • B) acumulados / apresentavam. • acumulada / apresentavam. • acumulado / apresentavam. • E) acumulada / apresentava.

  42. Exercício 7: • “Se _________ mais tarefas a executar ____________ mais elementos na equipe de trabalho”. • houvessem / deveriam existir. • houvesse / deveria existir. • houvessem / deveria existir. • houvesse / deveriam existir. • houvessem / deveriam existirem.

  43. Exercício 7: • “Se _________ maistarefas a executar ____________ maiselementosnaequipe de trabalho”. • houvessem / deveriamexistir. • houvesse / deveriaexistir. • houvessem / deveriaexistir. • houvesse / deveriamexistir. • houvessem / deveriamexistirem.

  44. Exercício 8: • “No dia marcado ___________-se as provas, a que ___________ de _________ apenas dois por cento dos candidatos”. • realizou / deixou / comparecer. • realizou / deixaram / comparecer. • realizou / deixou / comparecerem. • realizaram / deixou / comparecerem. • realizaram / deixaram / comparecer.

  45. Exercício 8: • “No diamarcado ___________-se as provas, a que ___________ de _________ apenasdoispor cento dos candidatos”. • realizou / deixou / comparecer. • realizou / deixaram / comparecer. • realizou / deixou / comparecerem. • realizaram / deixou / comparecerem. • realizaram / deixaram / comparecer.

  46. Exercício 9: • “Não _______ ainda sete horas, e já _________ muitas pessoas que ___________ o início do expediente”. • seriam / haviam / aguardava. • seriam / havia / aguardavam. • seria / haviam / aguardava. • seria / haviam / aguardavam. • seria / havia / aguardavam.

  47. Exercício 9: • “Não _______ aindasetehoras, e já _________ muitaspessoasque ___________ o início do expediente”. • seriam / haviam / aguardava. • seriam / havia / aguardavam. • seria / haviam / aguardava. • seria / haviam / aguardavam. • seria / havia / aguardavam.

  48. Exercício 10: • “Não ___________ condições para se ____________ os trabalhos; mesmo que as _____________, era tarde”. • havia / recomeçarem / houvesse. • haviam / recomeçarem / houvessem. • haviam / recomeçar / houvesse. • haviam / recomeçar / houvessem. • havia / recomeçar / houvessem.

  49. Exercício 10: • “Não ___________ condiçõespara se ____________ ostrabalhos; mesmoque as _____________, era tarde”. • havia / recomeçarem / houvesse. • haviam / recomeçarem / houvessem. • haviam / recomeçar / houvesse. • haviam / recomeçar / houvessem. • havia / recomeçar / houvessem.

  50. REGÊNCIA

More Related