E N D
Chorando diante de Deus para encontrar misericórdia. Joel 2.13-17
CONTEXTO Uma praga de gafanhoto tinha devastado a nação. Seguiu-se uma seca terrível. O profeta afirma que o que estava acontecendo era punição de Deus.
O que fazer diante da situação de absoluta miséria? O profeta chama a atenção do povo para fazer algo que mude a ação de Deus em juízo. Fazer o quê? Chorar diante de Deus para encontrar misericórdia.
1 - A NECESSIDADE DA MUDANÇA DE VIDA É preciso uma mudança radical. Convertei-vos a mim de todo o vosso coração. Como isto é demonstrado? Com jejuns, com choro e com pranto.
É preciso uma mudança interior. Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes. Conversão é a resposta do homem diante de um Deus misericordioso.
Por que devemos nos voltar para Deus? “porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.”
2 - A NECESSIDADE DA MUDANÇA DE VIDA É URGENTE. Como esta urgência é demonstrada? 1) Tocai a trombeta em Sião, 2) Promulgai um santo jejum, 3) Proclamai uma assembléia solene.
O que deve ser feito? Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o pórtico e o altar, e orem. A ORAÇÃO: Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio.
Por que Deus deve poupar o seu povo? para Deus não ser escarnecido para que as nações façam escárnio dele. Porque hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus?
3 – O DEUS MISERICORDIOSO QUE EXERCE MISERICÓRDIA 1 - Deus se compadece de seu povo. Então, o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo.
Como isto é revelado? Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.
Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. 2 - Deus restaura o seu o povo
3 - Deus derrama do seu Espírito sobre o seu povo E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.
CONCLUSÃO Deus pode mudar a nossa sorte; Deus pode mudar a nossa história. Entretanto, é preciso:
Uma mudança radical na vida. Um quebrantamento profundo e sincero diante de Deus.