1 / 18

Apresentação de trabalho da disciplina Estudos de Usuários.

O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional . Apresentação de trabalho da disciplina Estudos de Usuários. Grupo:. Elze Freitas Janaina Andrade Jéssica de Sá Jonathan Oliveira. Universidade Federal de Minas Gerais

iren
Download Presentation

Apresentação de trabalho da disciplina Estudos de Usuários.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina Estudos de Usuários.

  2. Grupo: Elze FreitasJanaina AndradeJéssica de SáJonathan Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Professora Adriana BoglioloSirihal Duarte

  3. Objetivo do estudo: • Objetivo Geral: Conhecer o comportamento informacional dos alunos de um curso preparatório (cursinho) para o ENEM e/ou vestibulares, no processo de escolha da orientação vocacional. • Objetivos Específicos: Traçar o perfil dos alunos, identificar suas necessidades de informação e como se dá o processo de busca de informação.

  4. Universo e amostra - fase quantitativa • A população são os alunos matriculados no cursinho Pré-Federal, localizado na rua São Paulo no centro de Belo Horizonte. • A amostra é constituída por 61 alunos que encontravam-se no cursinho no período vespertino na terça-feira dia 08 abr. 2014.

  5. Principais resultados da fase quantitativa • O perfil do aluno: • 41% dos alunos possuem 16 ou 17 anos e 49% se formaram a um ano. • 54% decidiram sobre o curso superior durante o ensino médio. • Na hora da escolha do curso a opção habilidades e afinidades foi assinalada em 69% das respostas. • 77% das respostas indicaram que os alunos trocam informações com pais e/ou parentes. Apesar disso, no momento de escolha do curso a opinião de familiares corresponderam a somente 18% das respostas. • Fontes de informação: • Dentre os suportes impressos, os livros são os mais procurados e foram considerados como “muito importante”, representando 48% das respostas. • Os sites de faculdades/universidades foram os mais assinalados, com 77% das respostas, havendo pouca diferença entre os sites especializados em profissões, com 75% das respostas, eles também se assemelham no grau de importância.

  6. Principais resultados da fase quantitativa • Necessidade de informação: • 40% dos alunos afirmaram não frequentar unidades de informação e 55% declararam que palestras, amostras e afins são muito importantes. • Apesar de 83% das respostas indicarem que as escolas de ensino médio deveriam fornecer mais informações sobre os cursos de nível superior, 62% se dizem satisfeitos com as informações que possuem. • 38% dos alunos alegaram obter mais informações sobre instituições públicas apesar da diferença ser pequena para aqueles que mencionaram receber de ambas (33%). Para saber sobre os processos seletivos das instituições que lhes interessam, a internet foi o meio que prevaleceu com 85% das respostas.

  7. Etapa qualitativa A etapa da análise qualitativa permitiu a análise específica de determinados dados coletados na etapa quantitativa.

  8. Universo e amostra: • A população são os alunos matriculados no cursinho Pré-Federal, localizado na rua São Paulo no centro de Belo Horizonte. • A amostra é constituída por 06 alunos que encontravam-se no cursinho no período vespertino no sábado dia 17 maio 2014.

  9. Instrumento de coleta de dados: • O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semi-estruturada contendo 4 questões em seu roteiro, sendo desmembrada em outras questões no momento da entrevista. • As entrevistas foram realizadas pessoalmente com os alunos abordados na recepção do cursinho e gravadas, com duração média entre 3 a 4 minutos.

  10. Quando questionados sobre o suporte utilizado na última busca sobre cursos de nível superior: 1 “Usei suporte online. O que me levou foi a facilidade de encontrar informação sobre o curso e a acessibilidade mesmo, ao que todo mundo tem hoje, tem acesso, e comigo não foi diferente. Por ter vindo da internet a gente sempre fica um pouco com medo de, da veracidade das informações mas bom, aquilo que eu queria saber eu consegui encontrar na internet.” 2 “Utilizei suportes online mesmo... Entrei na internet, olhei nos sites lá, digitei no Google né, o que eu queria saber sobre o meu curso... entrei lá e coloquei lá o que eu queria saber... foi assim, eu não cheguei a utilizar suporte impresso não.” 6 “Usei o suporte online por ter acesso a várias informações com mais facilidade e no caso de impressos foi o Guia do Estudante que vi na bancas de revistas. Me interessou, daí comprei.”

  11. Ao serem indagados sobre a busca de informações sobre curso superior em livros: 1 “Até que eu não busquei muito não, achei desnecessário, fora o que eu encontrei na internet já me dei por satisfeito.” 3 “Não, em livros não. Eu olhei em revistas que tinham conteúdo sobre as diversas profissões, os diversos cursos...Então eu lembro de ter olhado em revistas, mas não olhei em livros não.” 4 “Não, não usei livros para pesquisar sobre o curso.” 6 “Não pensei em buscar este tipo de informação em livros.”

  12. Sobre o momento de troca de informações com os pais: 1 “Sim, a gente fica sempre um pouco incerto, um pouco em dúvida sobre o que a gente vai fazer porque é uma decisão um pouco complicada, difícil, é sempre bom você pedir a opinião de quem está perto e aí foi assim, eu perguntei pra eles e tal, o que eles achavam e tal, e eles apoiaram aquilo o que eu tinha falado, perguntaram se era aquilo mesmo que eu queria, foi bem tranquilo mesmo.” 2 “Ah, troca de informação não né, mas eu já cheguei pra eles e falei: Ah eu tô pensando em fazer isso. Ah... meus pais são bem tranquilos, eles não questionaram nada, pra falar a verdade nem foi uma troca né, eu cheguei: ah tô pensando em fazer isso, ah tenta, simples assim. Não teve formalidades não.”

  13. Sobre o momento de troca de informações com os pais: 3 “Não houve pressão, em todo momento ficou claro que a escolha era minha, apesar de eu tá pedindo apoio a eles, a escolha era minha, mas eles me ajudavam a visualizar cursos diferentes, possibilidades diferentes, qual campo teria mais a ver com a minha personalidade.” 4 “Sim, com o decorrer das conversas e trocas de opiniões, eles tentaram me pressionar a desistir da ideia da Zootecnia, mas, consegui os convencer.” 5 “Pressão não, mas sugeriram outros cursos por causa daquele papo que sempre dizem que belas artes não dá a expectativa de um futuro promissor e tal.”

  14. Relativo a busca de informação sobre cursos de níveis superior em unidades de informação: 2 “Não, geralmente não frequento unidade de informação.” 3 “Não, eu nunca fui a uma unidade de informação pesquisar sobre isso, eu sempre olhei em casa, no computador...conversei com pessoas, mas nunca fui a uma biblioteca olhar isso. Visitei muito a plataforma online da Mostra de Profissões da UFMG.” 4 “Não, eu nunca fui a uma unidade de informação pesquisar sobre isso, eu sempre olhei em casa, no computador. Conversei com amigos que cursam Zootecnia, mas nunca me predispus a ir a uma unidade pesquisar sobre o curso.” 5 “Não, todas as vezes que consultei foi no computador em casa.”

  15. Considerações finais: • Na análise quantitativa na questão sobre suportes impressos utilizados na busca de informações sobre cursos de nível superior, 43% das respostas assinaladas foram da opção “outros”, na qual os respondentes escreveram “internet”, visto isso, percebe-se que os alunos valorizam suportes online. • Para esclarecer essa situação foi questionado aos entrevistados na análise qualitativa, qual o suporte utilizado na sua última busca. As respostas indicaram o uso de suportes online pela facilidade e rapidez no acesso as informações desejadas.

  16. Considerações finais: • Na etapa quantitativa, 48% das respostas indicou o uso de livros como suporte impresso onde os alunos procuram informações. Essa constatação foi refutada por todos os entrevistados que alegaram nunca ter utilizado esse material com esse intuito. • Tal resultado nos leva a especular um possível equívoco na interpretação da questão sobre o uso de suportes impressos.

  17. Considerações finais: • A análise quantitativa revelou que 77% das respostas apontam a troca de informações com pais e/ou parentes. A análise qualitativa explicitou em que momento isso ocorreu e como se deu essa troca de informações. • Em alguns dos casos relatados essa comunicação sucedeu na forma troca de ideias, em outros foi apenas um comunicado e ocorreu um caso de pressão familiar.

  18. Considerações finais: • Na etapa quantitativa, constatou-se que 40% dos alunos não frequentam unidades de informação com o intuito de procurar informações sobre cursos de nível superior. • Na etapa qualitativa quando indagados sobre a visita a unidades de informação com esse intuito, os entrevistados alegaram não frequentá-las por não acharem necessário, optando por realizar essas buscas em casa.

More Related