1 / 19

O trabalho

O trabalho. O TRABALHO. 1. A Organização do Trabalho, a importância e valores do trabalho. 2. Os benefícios do trabalho na integração do homem na sociedade 3. As patologias e psicopatologias do trabalho 4. As doenças ocupacionais. O TRABALHO: o que e ?. O TRABALHO.

jaden
Download Presentation

O trabalho

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O trabalho

  2. O TRABALHO • 1. A Organização do Trabalho, a importância e valores do trabalho. • 2. Os benefícios do trabalho na integração do homem na sociedade • 3. As patologias e psicopatologias do trabalho • 4. As doenças ocupacionais

  3. O TRABALHO: o que e ?

  4. O TRABALHO “O termo trabalho procede do latim tripalium, instrumento de tortura utilizado para castigar escravos. Originalmente, conserva o sentido de empenho, sacrifício, esforço físico ou intelectual para atingir determinado objetivo. Para Codo (1994) o trabalho é ao mesmo tempo criação e tédio, miséria e fortuna, felicidade e tragédia, realização e tortura dos homens.

  5. O TRABALHO O trabalho foi definido segundo Lapo e Bueno (2002) como: [...] o resultado de esforço, de dispêndio de energia física e mental, que produz bens e serviços e que, para além de satisfazer as necessidades individuais e o bem-estar pessoal, contribui ainda para a manutenção e desenvolvimento da sociedade como um todo.” (PINHEIRO ET AL, 2004)

  6. O LUGAR DO TRABALHO “[…] para que um ser humano seja de fato um ser humano, ele precisa produzir a si mesmo, precisa continuar vivo […] precisa comer, beber, vestir, morar […]fazemos isso por meio do nosso trabalho; sobrevivemos porque trabalhamos, portanto, se compreendermos o trabalho, saberemos muito mais a respeito de nós mesmos.” (CODO IN ZANELLI, BORGES-ANDRADE E BASTOS, 2004, p. 278)

  7. O LUGAR DO TRABALHO “[…] como as coisas migram de um objeto natural para um objeto humano (social)? Como deixam de definir-se pela mesmice (iguais entre si) para o serem por sua individualidade (diferentes entre si)? A resposta é uma só: a coisa socializa-se pelo trabalho. O trabalho humaniza a coisa. […] Um grupo, qualquer que seja ele, permite-se entender, constrói-se e exprime-se na exata medida que interpõe o trabalho entre a natureza e os homens.” (CODO IN ZANELLI, BORGES-ANDRADE E BASTOS, 2004, p. 278)

  8. O LUGAR DO TRABALHO MÚSICA DE TRABALHO

  9. SAÚDE E TRABALHO Para Sigmund Freud, a saúde mental é a “capacidade de amar e trabalhar” […] Pelo amor reproduzimo-nos e pelo trabalho produzimos.” Se a psicologia pretende compreender o ser humano e auxiliar no enfrentamento dos distúrbios precisa entender como ama e como trabalha e propor formas saudáveis de amar e trabalhar. É fácil dizer porém difícil de executar.

  10. SAÚDE E TRABALHO “[…] saúde mental é a capacidade de construir-se a si próprio e à espécie, produzindo e reproduzindo a si próprio e à espécie. Distúrbio psicológico, sofrimento psicológico ou doença mental são o rompimento dessa capacidade.”

  11. SAÚDE E TRABALHO Durante muito tempo se estudou como a psicologia poderia auxiliar a produtividade no trabalho, porém nada de como o trabalho seria de auxílio para compreender o ser humano. Por isso, a psicologia organizacional (industrial) foi vista como ‘a serviço da exploração do trabalhador’.

  12. SAÚDE E TRABALHO A Psicologia do Trabalho traz a compreensão do ser humano no seu trabalho para possibilitar saúde e bem-estar, não necessariamente mais produtividade e lucro.

  13. SAÚDE E TRABALHO: abordagens • TEORIAS DE ESTRESSE • PSICODINÂMICA DO TRABALHO • ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA

  14. SAÚDE E TRABALHO: ESTRESSE Deve estar em equilíbrio. Fontes de desequilíbrios deve ser combatida. CONCEPÇÃO DO HOMEM Quanto mais tranquilidade e paz, melhor. As modernas concepções de estresse falam de um nível aceitável de conflitos/tensão. E não, ausência de estímulos. CONCEPÇÃO DE TRABALHO Quando é submetido a período intenso de ‘fuga ou luta’ O acúmulo de substâncias provoca danos. Limite entre a saúde e a doença. CONCEPÇÃO DE “DOENÇA MENTAL” E TRABALHO O QUE É UM TRABALHO “SADIO”? Quanto menos conflito no trabalho, melhor.

  15. ESTRESSE CONTROLE Uso de habilidades. Tomada de decisão.

  16. SAÚDE E TRABALHO:PSICODINÂMICA DO TRABALHO As experiências na infância estrutura o ser humano. CONCEPÇÃO DO HOMEM O trabalho traz sofrimento e afasta o homem do prazer. Quando o trabalho permite sublimação (adaptar aos desejos individuais), não há desprazer. CONCEPÇÃO DE TRABALHO Não existe doença mental produzida pelo trabalho, pode descompensar. O sofrimento ocorre quando não há saídas para as dificuldades. Quando não há possibilidade de transformar o sofrimento em criatividade (sofrimento criativo) e se forma sofrimento patogênico (as defesas individuais e coletivas fracassam). CONCEPÇÃO DE “DOENÇA MENTAL” E TRABALHO O QUE É UM TRABALHO “SADIO”? O trabalho deve permitir a sublimação.

  17. SAÚDE E TRABALHO:ABORDAGEM EPIDEMIOLÓGICA CONCEPÇÃO DO HOMEM O ser humano vive e desenvolve pelo conflito com os outros, a natureza e consigo, pois é um ser psicossocial. CONCEPÇÃO DE TRABALHO O trabalho deve ser prazeroso. Se não for deve ser combatido. O indivíduo vive e precisa viver em constante metabolismo com a natureza, fazendo o mundo e sendo feito por ele. Quando este circuito se rompe, por exemplo, quando o trabalho é alienado, a doença mental ocorre. CONCEPÇÃO DE “DOENÇA MENTAL” E TRABALHO O QUE É UM TRABALHO “SADIO”? O trabalho no qual o sujeito sente e sabe que o autransforma, e no qual pode controlar a direção em que isso ocorre.

  18. O FUTURO: tendências • Teorias do estresse. • São suas contribuições as ginásticas laborais que pretendem ‘gerenciar’ o estresse, porém suas pesquisas oferecem pistas sobre os problemas que a organização de trabalho traz. O estresse deve visto como aliado desde que se abandone soluções paliativas. • Psicodinâmica. • Como método qualitativo de pesquisa, a psicodinâmica é um importante ‘semeador de hipóteses’ sobre doença e saúde mental. • Abordagem epidemiológica. • Se o trabalho constrói o ser humano, devemos buscar compreendê-lo para que não gere mais ansiedade, depressão e denúncias de que é ruim sem propostas de melhoria.

  19. Referências • ARAÚJO, Tânia M. et al. Aspectos psicossociais do trabalho e distúrbios psíquicos entre trabalhadores de enfermagem. Revista Saúde Pública, Ago. 2003, Vol.37, no.4, p.424-433. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102003000400006&lng=pt&nrm=iso>. • LEGIÃO URBANA. Música de trabalho. Álbum A tempestade, p. 1996. • PINHEIRO, Cristina A. A.CRUZ, Eliana Bárbara Guimarães. SENA, Jane Cléia Almeida. SILVA, Sylvanna Maria V. Gomes. Estresse ocupacional: um estudo de caso com professores de escolas públicas em Salvador-Bahia. 2004, 57 f. Monografia (Especialização em Psicologia Organizacinal), Universidade Salvador, Salvador. • ZANELLI, José Carlos. BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

More Related