1 / 19

USO MEDICINAL DA BANANA

INTRODU

jaden
Download Presentation

USO MEDICINAL DA BANANA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. USO MEDICINAL DA BANANA Caio Gobatto Fernanda Zanetti Julia Titotto Laura Vicentini Rafael Feliciano Rafael Nascimento Valdumiro Garcia Neto

    3. MORFOLOGIA Caule: suculento e subterrâneo (rizoma); Pseudocaule: formado pelas bainhas superpostas das folhas grandes, de coloração verde-clara, brilhantes e de forma, em geral, oblonga ou elíptica; Flores: dispõem-se numa espiga terminal, em torno do chamado "coração" da bananeira;

    4. MORFOLOGIA Fruto: alongado, de casca mole, com a polpa carnosa de coloração amarelada, variável de acordo com a variedade (pseudobaga); Fruto partenocárpico ? propagação por rizoma; Cada cacho de bananas pode ter 5 a 20 pencas e pode pesar de 30 a 50 kg; Cada banana pesa, em média, 125g, com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca.

    5. MERCADO MUNDIAL Quarto produto alimentar mais produzido no mundo a seguir ao arroz, trigo e milho e, são cultivadas em 130 países; Em 2005, a Índia liderou a produção mundial ? 23% da produtividade mundial, sendo que a maioria se destina ao consumo interno; Maiores exportadores ? Equador (30%), Costa Rica, Filipinas e Colômbia ? cada um exporta mais de um milhão de toneladas; Apenas 10 a 15% da produção mundial são para exportação, sendo os Estados Unidos e a União Européia as principais potências importadoras.

    6. MERCADO BRASILEIRO Brasil ? segundo país no ranking da produção mundial com uma produção de 6,7 milhões de toneladas em 2005; Ocupa apenas 0,87% do total das despesas de alimentação dos brasileiros em geral ? segundo fruto mais consumido no país; Nordeste ? 34% do volume total produzido no país, seguido das Regiões Norte (26%), Sudeste (24%), Sul (10%) e Centro-Oeste (6%); A área plantada ? cerca de 520 000 ha; Entre as variedades mais cultivadas destacam-se a prata, nanica, maçã, terra e pacova.

    7. USO MEDICINAL Conhecida como um dos mais completos alimentos; É um alimento delicioso, nutritivo, energético e medicinal, sendo composta basicamente de água e carboidratos e conter pouca proteína e gordura; É rica em sais minerais com sódio, magnésio, fósforo e, especialmente, potássio (uma banana média, de 115g, fornece um terço das necessidades diárias de K); Há predominância de vitamina C, contendo também A, B2, B6 e niacina, entre outras.

    8. VITAMINAS DA BANANA

    9. USO MEDICINAL - FRUTO Anabolizante natural - cada banana contém cerca de 67 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia. Alivia as cãibras - é recomendada aos esportistas por ter grandes quantidades de potássio. Combate a pressão alta - são aconselhados a comer de duas ou três bananas por dia, para ajudar a repor o potássio eliminado na urina.

    10. Derrame e doenças relacionadas à pressão sangüínea – para redução dessas recomenda-se a inclusão da banana na dieta habitual. Obs: O importante não é somente limitar o sal, o consumo de potássio é imprescindível. Nível de colesterol no sangue - o consumo do fruto fornece 2g de fibra solúvel, reduzindo esse nível. Obstrução de vaso - oferecem compostos alimentares que promovem a saúde vascular e previnem a ocorrência de eventos tromboembolíticos. USO MEDICINAL - FRUTO

    11. USO MEDICINAL - FRUTO Anemia - a banana não é relativamente, muito rica em ferro, mas o consumo de 3 a 5 unidades podem contribuir aproximadamente com 20 a 30% da quantidade de ferro requerida para um dia. Constipação Intestinal - recomenda-se a banana-nanica. Fazer, em jejum, uma refeição com esta banana crua, sem misturar com outros alimentos. Pode-se fazer a "cura de banana". Desnutrição - a banana pode ser incluída no programa alimentar de convalescentes de desnutrição, haja visto que é alimento rico em calorias e vitaminas. Seria vantajoso incluí-la na merenda escola.

    12. USO MEDICINAL - FRUTO Pneumonia - recomenda-se no jantar, alternar diariamente maçã quente e banana quente, ambos adoçados com mel de abelha. Obesidade - os obesos não devem abusar da banana. Algumas refeições esporádicas exclusivas de banana prata (1 ou 2 unidades pequenas) são indicáveis. Paralisia - as doenças neurológicas que levam a paralisias são às vezes tratáveis com vitaminas do complexo B. A banana, como fonte dessas vitaminas é adequada nesses casos como elemento dietético.

    13. USO MEDICINAL - FRUTO Azia - recomenda-se comer um pedaço de banana verde. Dentre outras: nefrite; gota; afecções hepáticas; gastrite; dispepcia; colites; retites; diarréia; disenteria. Obs: Nesses casos o fruto deve ser comido ao natural, bem maduro, pela manhã, em jejum.

    14. USO MEDICINAL - PSEUDOCAULE Úlceras de difícil cicatrização - recomenda-se o uso externo através do recolhimento de parte do pseudo-caule, a seiva da bananeira e fazer aplicação tópica duas vezes ao dia. Tuberculose pulmonar - deve ser de uso interno, usando-se 1 colher de sopa de seiva, três a quatro vezes ao dia, adoçada com um pouco de mel.

    15. USO MEDICINAL - PSEUDOCAULE Hemorróidas - recomenda-se o uso externo da seiva diluída em água, sob a forma de compressa, aplicada 2 a 3 vezes ao dia. Asma - assar a muda pequena da bananeira maçã, com raiz e tudo, cortada em rodelas, depois espremer para obter o caldo, misturar com mel de abelha e tomar diariamente um cálice.

    16. USO MEDICINAL - CASCA Queimaduras; Ferimentos; Edemas traumáticos; Nevralgias; Úlceras. Obs: Nestes casos é recomendado aplicar à superfície interna da casca fresca sobre as áreas afetadas, repetindo-se a operação 2 vezes ao dia. A cinza da casca pode ser usada junto com graxa para fabricação de um ótimo sabão.

    17. Assando-se o umbigo do cacho com açúcar obtêm-se um bom xarope. Com ação calmante, ela também favorece a formação, secreção e excreção do leite. Do ponto de vista estético a banana possui efeitos emoliente (ajuda a hidratar a pele e restaurar a oleosidade perdida devido ao ressecamento), amaciante, fotoprotetora, hidratante, nutritivo, revitalizante, para pele seca sensível e danificada. OUTRAS UTILIZAÇÕES

More Related