1 / 28

Livros Proféticos JEREMIAS E LAMENTAÇÕES José Adelson de Noronha http://verboeterno.wordpress.com

Livros Proféticos JEREMIAS E LAMENTAÇÕES José Adelson de Noronha http://verboeterno.wordpress.com. A Ordem de estudo no curso está sendo feita segundo a cronologia na história de Israel:. 1) Jonas 2) Amós 3) Oséias 4) Isaías 5) Miquéias 6) Joel 7) Obadias 8) Naum 9) Sofonias

jalia
Download Presentation

Livros Proféticos JEREMIAS E LAMENTAÇÕES José Adelson de Noronha http://verboeterno.wordpress.com

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Livros Proféticos JEREMIAS E LAMENTAÇÕES José Adelson de Noronha http://verboeterno.wordpress.com

  2. AOrdem de estudo no curso está sendo feita segundo a cronologia na história de Israel: 1) Jonas 2) Amós 3) Oséias 4) Isaías 5) Miquéias 6) Joel 7) Obadias 8) Naum 9) Sofonias 10) Habacuque 11) Jeremias 12) Lamentações

  3. Recapitulando o contextoProfetas antes do Exílio

  4. Profeta Jeremias

  5. Jeremias Tema: Servi ao Senhor! Tempo: 625-586 a.C Autor: Jeremias, cujo nome significa “O Senhor designa ou estabelece ” A chamada: Foi chamado por Deus ainda jovem e inexperi-ente (20 anos). Relutou muito, dava desculpa pela fala (assim como Moisés) mas aceitou quando viu que Deus o havia escolhido antes de nascer: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações” (Jr 1:5)

  6. Foi profeta durante grande rebeldia e idolatria do povo, antes do cativeiro de Judá. • Chamado o 'Profeta Chorão' pois sentia profundamente o peso do julgamento que Deus enviava sobre os pecados do povo. • Mesmo profetizando castigo divino, angustiou-se pelo povo. • Seu caráter e sua vida são mais conhecidos do que qualquer outro profeta. Obedecendo a Deus Jeremias não se casou. • Sofonias e Habacuque profetizaram na mesma época de Jeremias.

  7. Propósito do Livro: Alertar o povo quanto ao juízo vindouro sob os caldeus (babilônios) Enquanto o povo obedecia, eram abençoados. Quando o povo desobedecia, eram castigados. A maior parte do livro trata com a desobediência do povo. A mensagem era que só podiam ser aceitos por Deus se fossem redimidos por Cristo (Messias) que viria no Novo Testamento. É a mesma mensagem de hoje: arrependimento!

  8. A dureza do coração do rei, dos sacerdotes e do povo: Rei Zedequias: “... Endureceu a sua cerviz e tanto se obstinou no seu coração, que não voltou ao Senhor, Deus de Israel. Também todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam mais e mais as transgressões, segundo todas as abominações dos gentios; e contaminavam a casa que o Senhor tinha santificado em Jerusalém.

  9. O Senhor, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio dos seus mensageiros, porque se compadecera do seu povo e da sua própria Morada. Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e mofavam dos seus profetas, até que subiu a ira do Senhor contra o seu povo, e não houve remédio algum. (2 Cr 36:13-16)

  10. O Caráter do Profeta • Chamado de Profeta chorão, Jeremias não esconde suas fragilidades e seus conflitos interiores: • Era atormentado por complexo de inferioridade, por dúvidas e falta de esperança; • Lamenta a traição de seus amigos e familiares; • Fazia indagações acerca do propósito de seu ministério, pois sua mensagem era tida pelo povo como amarga; • Impacientava-se aguardando o cumprimento da Palavra de Deus;

  11. O Caráter do Profeta • Pediu que o Senhor se vingasse por ele dos seus oponentes; • Queixou-se até de ter sido iludido por Deus; • Amaldiçoou o dia em que nasceu. • Em Jeremias, temos um extraordinário exemplo de que Deus não usa modelos tão elevados de homens que nós não possamos alcançá-los

  12. O Fim • Em três etapas (anos 7º., 18º. e 23º. do seu reinado) Nabucodonosor levou cativo grande parte do povo, especialmente os sacerdotes, os ricos e a nobreza de Judá. Jeremias foi deixado com o povo, sob proteção da guarda.

  13. 09 de Av • O dia 09 de Av(07 de agosto) é especial para os judeus, pois nesse dia, em épocas diferentes, várias desgraças caíram sobre a nação: • no ano 586 a.C. o Templo em Jerusalém foi completamente destruído pelas tropas de Nabucodonosor; • no ano 70 d.C. o mesmo Templo, reconstruído por Esdras e reformado e ampliado por Herodes, o Grande, durante 46 anos, foi destruído pela 2ª vez, pelas tropas do General Tito, de Roma;

  14. 09 de Av • No ano 135 d.C. os romanos destruíram o movimento de libertação Bar Kocheba, provocando definitivamente a dispersão dos judeus pelo mundo. • Deus não tem compromisso com Templo, Igreja (templo ou denominação) ou religião, mas somente com nosso coração! Religião não salva ninguém!

  15. Deus busca é arrependimento para salvação “Não confieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este” (Jr 7:4) “Dai voltas às ruas de Jerusalém; vede agora, procurai saber, buscai pelas suas praças a ver se achais alguém, se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela” (Jr 5:1)

  16. O Pecado engana e destrói “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperada-mente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:5,7,9)

  17. Conhecer a Deus constitui a glória do homem “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas cousas me agrado, diz o Senhor” (Jr 9:23,24)

  18. Jesus, nossa Esperança “Ó Senhor, Esperança de Israel! Todos aqueles que te dei-xamserão envergonhados; o nome dos se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas. Cura-me, Senhor, e serei curado, salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. Eis que eles me dizem: Onde está a palavra do Senhor? Que se cumpra!” (Jr 17:13-15). Sublinhados meus. Cumprimento desta palavra em João 7:37 a 8:11

  19. Orar, pedir, bater “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes!” (Jr 29:11-13 e 33:3).

  20. Lamentações de Jeremias

  21. Lamentações de Jeremias • Tema: Os sofrimentos de Jerusalém em 586 a.C. • Tempo: 588 a.C. • O Livro: Descreve a angústia que o pecado traz, em cinco lamentações. O crente tem, neste livro, a linguagem da sua própria confissão: auto-humilhação e invocação para perdão.

  22. Estrutura Literária • Os cinco poemas que compõem o livro de Lamentações são também chamados de “Pentateuco da dor”; • Os poemas foram escritos de forma simétrica dentro da língua hebraica, formando cada capítulo com 22 versículos , de acordo com as letras do alfabeto hebraico; • A exceção é o capítulo 3, que é composto de 66 versículos, que destina 3 versos para cada letra do alfabeto; • O capítulo 5 não forma acróstico, provavelmente para dar maior liberdade ao profeta de expressar-se a Deus em oração.

  23. “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor. (Lm 3:39,40)

  24. Leitura pelos judeus • Este livro é lido pelos israelitas anualmente, no dia 07 de agosto (9 de Av), que foi o dia em que o Templo foi destruído duas vezes em Jerusalém pelas tropas de Nabucodonosor e do general romano Tito. • Assim como Jerusalém ficou assolada na retirada do povo, assim também ficará a terra na Grande Tribulação, quando a Igreja for arrebatada.

  25. Esperança de auxílio pela misericórdia de Deus “Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do veneno. Minha alma, continuamente os recorda e se abate dentro de mim. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericór-dias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lm 3:19-23)

  26. Promessa final • Apesar do lamento que existe na terra dos viventes, há promessas maravilhosas na Bíblia Sagrada de que um dia toda lágrima será enxugada dos nossos olhos (Ap 21:4); • No novo céu e na nova terra, profetiza Isaías: “... E nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor” (Is 65:19b)

  27. GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO, o Fiel e Verdadeiro!

  28. Download disponível no site: http://verboeterno.wordpress.com

More Related