160 likes | 380 Views
Profa. Maria Augusta C. Puget (Magu). Modelagem de Sistemas I Aula 1 – Introdução à UML. UML. A UML ( Unified Modeling Language ) é uma linguagem-padrão e uma ferramenta que nos auxilia na modelagem de sistemas de software .
E N D
Profa. Maria Augusta C. Puget (Magu) Modelagem de Sistemas I Aula 1 – Introdução à UML
UML A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem-padrão e uma ferramenta que nos auxilia na modelagem de sistemas de software. Não é um processo de desenvolvimento de software: É independente tanto de linguagem quanto de processos. É a forma de comunicação que um processo pode utilizar.
Modelos em geral • Modelo: Simplificação da realidade. • Permitem melhor compreensão sobre o sistema a ser construído. Modelagem na Engenharia Civil
UML A construção da UML teve muitos contribuintes, mas os principais desenvolvedores foram Ivar Jacobson, Grady Booch e Jim Rumbaugh: Chamados de “os três amigos”. Em 1996 surge com o nome de UML, na versão 0.9. Em 1999, já na versão 1.3, passou a ser mantida pela OMG (Object Management Group): Consórcio internacional que define e ratifica padrões na área de orientação a objetos. Atualmente, a especificação do padrão UML está na versão 2.0 (OMG, 2003). Documentação pode ser encontrada nos sites www.omg.org e www.uml.org.
UML É uma linguagem: Vocabulário. Sintaxe. Semântica. Objetivos: Visualizar Especificar Construir Documentar Geradores Automáticos
UML É uma linguagem para visualização: Uma figura diz mais que mil palavras .... Visualização antecipada, antes da implementação. Visões complementares. Símbolos Gráficos Semântica Ausência de Ambiguidade = +
UML É uma linguagem para especificação (Descrição precisa): Análise: Estudo detalhado dos requisitos levantados na fase anterior. Validação dos modelos. Projeto: Desenho do sistema. Como o sistema funcionará para atender aos requisitos, levando em conta os recursos tecnológicos existentes. Descrição computacional do que o software deve fazer, coerente com a descrição feita na análise. Implementação: Tradução da descrição computacional obtida na fase de projeto em código executável. Pode envolver reutilização de componentes, bibliotecas de classes, etc para agilizar a atividade.
UML É uma linguagem para construção: Os modelos da UML podem ser mapeados diretamente em linguagens de programação tais como Java, C++, etc. É possível a geração de código a partir de modelos UML e a geração de modelos UML a partir de códigos. Execução direta dos modelos, simulação de sistemas e a instrumentação de sistemas em execução.
UML É uma linguagem para documentação: Requisitos. Arquitetura. Projeto. Código-fonte. Planos de projeto. Testes. Protótipos. Versões. Comunicação entre equipes nas diferentes fases do ciclo de vida.
Arquitetura da UML Visão de projeto Visão de implementação Visão de Casos de Uso Visão de implantação Visão de processo O desenvolvimento de um sistema de software complexo demanda que seus desenvolvedores tenham a possibilidade de examinar e estudar o mesmo a partir de diversas perspectivas. Os autores da UML sugerem que um sistema pode ser descrito por cinco visões interdependentes desse sistema:
Arquitetura UML Visão de Casos de Uso: Descreve o comportamento do sistema do ponto de vista das interações entre este e os agentes externos ao sistema. Essa visão é criada inicialmente e norteia o desenvolvimento das outras visões do sistema. Visão de projeto: Enfatiza as características do sistema que dão suporte, tanto estrutural quanto comportamental, às funcionalidades externamente visíveis do sistema.
Arquitetura UML Visão de processo:Threads e os processos. Cuida de mecanismos de concorrência e sincronismo. Foco nas questões de desempenho e escalabilidade. Visão de implementação: Componentes e arquivos. Gerenciamento de versões do sistema construídas pelo agrupamento de módulos (componentes) e subsistemas. Visão de implantação: Corresponde à distribuição física do sistema em termos de seus subsistemas e à conexão entre essas partes.
UML A UML 2.0 conta com 13 diagramas que permitem que se construa modelos de várias perspectivas do sistema. Diagramas Estruturais (ou Estáticos): Diagrama de classes. Diagrama de objetos. Diagrama de pacotes. Diagrama de estrutura composta. (2.0)
UML Diagramas Estruturais: de Implementação: Diagrama de componentes. Diagrama de implantação. Diagramas Comportamentais (Dinâmicos): Diagrama de casos de uso. Diagrama de transições de estados. Diagrama de atividades. Diagramas Comportamentais (Dinâmicos): de Interação: Diagrama de seqüência. Diagrama de colaboração. Diagrama de visão geral da interação. (2.0) Diagrama de temporização. (2.0)