170 likes | 266 Views
O SUS E A REDE PARAENSE DE TELESSAÚDE: a experiência da UEPA no projeto piloto em Santarém / Pa. FERREIRA, I.P. TAVARES, A.G. SOUZA, E.J. S PORTELLA, M.B. MAGALHÃES, A.C.C. MAGALHÃES, J.M.C. Alter do Chão, Santarém/ Pa.
E N D
O SUS E A REDE PARAENSE DE TELESSAÚDE: a experiência da UEPA no projeto piloto em Santarém / Pa. FERREIRA, I.P. TAVARES, A.G. SOUZA, E.J.S PORTELLA, M.B. MAGALHÃES, A.C.C. MAGALHÃES, J.M.C. Alter do Chão, Santarém/Pa.
A missão de formar recursos humanos em saúde para o SUS, utilizando a formação em serviço, por meio de ações de educação permanente e educação continuada é alcançada quando se integra a Instituições de Ensino Superior (IES), como a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Instituição de Educação Profissional Técnica, como a Escola Técnica do SUS (ETSUS) e a Política de Educação Permanente da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).
O objetivo deste estudo é: descrever a experiência da UEPA no Projeto Piloto de Telessaúde em Santarém / Pará.
A presença da UEPA no Estado Panorama atual LEGENDA Em azul: Núcleo da UEPA
A finalidade do Projeto Piloto é o de implantar e implementar ações de teleassistência (2ª opinião formativa) e teleeducação nas unidades de Saúde da Família do município de Santarém-PA, abordando assuntos de interesse das áreas de Saúde da Mulher e Saúde da Criança, promovendo a melhoria na qualidade de atendimento ao usuário do SUS.
Os especialistas são docentes da UEPA com experiência em Atenção Primária nas áreas de Saúde da Mulher e da Criança. A atividade de 2ª opinião formativa permite que um especialista esclareça as dúvidas em diagnóstico e tratamento identificadas pela equipe de ESF.
A Teleeducação é desenvolvida por meio de webconferências pré-agendadas sobre temas de interesse dos profissionais do município. Esta iniciativa está inserida no Projeto Estadual de Telessaúde do Pará que segue as diretrizes do Programa Nacional de Telessaúde Brasil, utilizando as modernas tecnologias de informação e comunicação (TIC), visando às mudanças de práticas no trabalho, que resulte na maior resolubilidade na assistência, gerando qualidade no atendimento aos usuários e qualificação dos trabalhadores da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os benefícios previstos com o Projeto Piloto Telessaúde em Santarém/Pa. são: a) a qualificação dos profissionais; b) a melhoria do atendimento nos municípios por meio da 2ª opinião formativa; c) redução dos riscos e agravos;d) diminuição dos custos com transferência de pacientes;e) valorização e a fixação dos profissionais que atuam em locais distantes; ef) a inclusão digital.
O Projeto Piloto de Telessaúde do Pará é uma iniciativa estadual, pactuada na CIB e executado com recursos financeiros da Política de Educação Permanente em Saúde, assegurados pela Portaria GM/MS nº 1996, de 20 de agosto de 2007. Será desenvolvido em parceria com o COSEMS, SEDECT, Universidades, Hospitais, Empresa de Processamentos de Dados do Pará (PRODEPA) e Secretaria Municipal de Saúde Santarém.
"Tu me dizes, eu esqueço; tu me ensinas, eu lembro; tu me envolves, eu aprendo". (Benjamin Franklin) Obrigado! Ilma.m@oi.com.br