810 likes | 932 Views
INFORMÁTICA. Parte 8. INTERNET. O QUE É A INTERNET. Imagine uma grande malha, ou teia (em inglês, web). Veja na página seguinte. Modelo de rede utilizado na Internet. Se B sair da rede, A e C continuam conectados entre si.
E N D
Imagine uma grande malha, ou teia (em inglês, web). Veja na página seguinte...
Modelo de rede utilizado na Internet... Se B sair da rede, A e C continuam conectados entre si.
De um ponto (nó) qualquer, você pode chegar a outro ponto através de muitas maneiras. Se um computador tiver algum problema técnico e sair fora do ar, apenas as informações que estavam neste ponto são perdidas, não interferindo no pleno funcionamento de toda a Internet.
Uma vez conectado, se torna possível acessar qualquer informação existente na rede, de qualquer parte do mundo, pois o local onde a mesma é guardada não faz diferença.
Podemos dizer que o nome “Internet” é dado à possibilidade de milhares de computadores do mundo inteiro serem interligados, como se fossem um só, por isso, a mais conhecida definição é que a Internet é uma
E sendo uma “Rede mundial de computadores”, nada mais é do que a
Mas veja bem: no mundo existem coisas boas e ruins, por isso, na Internet encontramos de tudo, daí a necessidade de saber selecionar aquilo que é útil e rejeitar o que não presta...
O CURSO DE INTERNET
O curso de Internet é feito junto com os cursos de Windows e Digitação, e o motivo é muito simples e lógico:
quem está aprendendo a trabalhar com o computador, com o seu ambiente gráfico (Windows), necessariamente usará o teclado (Digitação) e à medida que vai avançando na escrita e no manuseio (informática), nada mais justo do que ir entrando também em contato com o mundo (Internet)...
A Internet serve para todas as idades, e além de interessar diretamente para o estudo, a profissão e as notícias, é útil também para o lazer, não esquecendo da comunicação através das Redes Sociais (Facebook, orkut, msn, e-mails, etc.)...
Podemos resumir tudo nesta frase: A INTERNET TEM A VER COM A VIDA E A FORMAÇÃO DE CADA UM DE NÓS!
Por isso, o Curso de Internet tem como objetivo principal ensinar a fazer pesquisas e se comunicar através dos e-mails, depois o restante vai adquirindo com a caminhada do dia a dia...
O QUE É PRECISO PARA ACESSAR A INTERNET
Para acessar a Internet é necessário ter: Um computador pessoal; Um programa instalado para poder navegar; Fazer um plano como por exemplo o Speed; Uma conta em um provedor de acesso.
O computador deve estar em perfeito estado de conservação, não é necessariamente que seja novo (última geração), mas também não pode ser muito antigo (é preciso que a memória e o processador suportem a navegação e os programas que serão instalados em consequência da Internet).
Programas para a Internet Browser ou Navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, e Google Chrome – pelo menos um deles, mas pode ter todos); Anti-Virus; Malwarebytes' Anti-Malware. DEEP FREEZE (substitui os itens “b” e “c”)
O plano para a Internet muito conhecido é o “Speedy”, através da Telefônica (Vivo), mas em quase todas as cidades tem outros fornecedores, daí é necessário que cada um analise qual é o melhor para as suas necessidades e possibilidades.
Além do plano é necessário também que se abra uma conta em um provedor de acesso, pois é ele que vai providenciar a conexão com a Internet (pode ser pago ou gratuito)... Daí entra a necessidade de analisar onde ou qual oferece mais vantagens!
SERVIÇOS QUE A INTERNET OFERECE
É muito difícil escrever todos os serviços que a Internet oferece, isso se vai descobrindo devagar, durante o curso e depois durante a caminhada, ao longo da vida!
Quando estamos navegando na Internet, normalmente a primeira coisa que fazemos é ver notícias, pois esse é um dever que temos, de saber como anda o mundo em que vivemos!
Após as notícias vem a pesquisa, que vai desde a música, vídeos,imagens, programas, até as compras em geral, enfim, conteúdos que podem ser apenas vistos ou transferidos para o computador (download).
Existe o e-mail que permite a comunicação com outras pessoas, que também vai desde a escrita, passando pelas mensagens anexadas e chegando até as Redes Sociais com suas mais variadas formas.
URL é a sigla de “UniformResourceLocator” (Localizador Universal de Recursos), mas podemos chamá-lo apenas de endereço...
O grande problema é que corremos o risco de confundir o endereço de um site (URL) com um e-mail. Por isso, veja a seguir:
URL ou endereço de um site:www.estadao.com.brE-mail:campos@yahoo.com.br
Note que todos os endereços de e-mail devem ter a arroba @ separando o nome da pessoa (campos) do servidor onde os e-mails são guardados (yahoo.com.br).
Cada parte de um endereço na Web (URL) tem um significado muito importante, veja a seguir...
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/index.htm Protocolo Site Diretório Arquivo
http://É o método (protocolo) pelo qual a informação deve ser buscada. No caso, http:// é o método utilizado para buscar páginas de Web. O HyperTextTransferProtocol é o protocolo responsável de transmitir textos, imagens e multimídia na Internet.Você também vai encontrar outras formas, como ftp:// (para entrar em servidores de FTP), mailto: (para enviar mensagens) e news: (para acessar grupos de discussão), entre outros. Para navegar na Web, não é uma parte obrigatória, já que os navegadores “entendem” o protocolo que devem usar automaticamente.Este protocolo regula as comunicações na www!
www.tvcultura.com.brSe refere ao computador onde a informação está armazenada, também chamado de servidor ou site.Pelo endereço você pode antecipar que tipo de informação irá encontrar. Os que começam com www são servidores de Web e contém principalmente páginas de hipertexto. Esta é a parte mais importante, e pode ser dividida para que você entenda melhor.
www (World Wide Web)Convenção que indica que o endereço pertence à Web. Entretanto, este “www” não é obrigatório, ou seja, pode-se encontrar em seu lugar “web”, “w3” ou qualquer outro nome.Podemos dizer que é um conjunto de instalações multimídia, da Internet, que podem ser acessadas graficamente.
REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES WWW World Wide Web Mundial Larga Rede
.comTambém chamada de extensão, indica a categoria a que o site pertence. Neste exemplo, significa um site comercial. Existem categorias específicas para cada tipo de site. Entretanto, a grande maioria usa o famoso “.com”.
Veja melhor a seguir diversas extensões, conforme a categoria que cada site pertence...
.com – representa sites ou organizações comerciais ou companhias;.com.br – idem, mas brasileiros;net – sites hospedados nos Estados Unidos e/ou organização de redes;org – usa-se para demonstrar que o site é uma organização não governamental;gov – indica uma organização governamental;edu – indica uma organização educacional;ind – indica uma organização industrial;mil – indica uma organização militar.
.brIndica que o endereço é no Brasil. Quando não existe esta parte final, significa que o site está registrado nos Estados Unidos, por exemplo, como em www.cnn.com – e ainda, podemos ver os exemplos de outros países: pt (Portugal), ar (Argentina), fr (França), uk (Reino Unido), es (Espanha), jp (Japão)...
/aloescola/É o diretório (pasta) onde está o arquivo. Exatamente como no seu computador, a informação na Internet está organizada em diretórios dentro dos servidores. Não é necessário decorar; normalmente, chega-se a diretórios através de links em outras páginas.