E N D
UM BREVE HISTÓRICO O FUTEBOL DE SALÃO tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes há divergências quanto a sua invenção. A versão mais provável é que o Futebol de Salão foi inventado em 1934 no Uruguai pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este esporte “indoor-foot-ball”.
Por volta de 1940 alunos da ACM de São Paulo praticavam o futebol de salão mas ainda sem uma cartilha de regras definidas, jogavam em cinco,seis ou sete jogadores para cada lado logo definiram como cinco o número de integrantes em cada equipe.
Utilizavam as quadras de basquete e as traves do hóquei, as bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e freqüentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o FUTEBOL DE SALÃO foi chamado o ''ESPORTE DA BOLA PESADA''.
1930 - futebol jogado em quadra de basquete em Montevidéo, no Uruguai.
Vinculação à FIFA • Nos anos 90 muitas coisas mudaram no mundo do futebol de salão. A prática foi fundida com o futebol de cinco (esporte reconhecido pela FIFA). A denominação do jogo passou a ser então futsal, para identificar a fusão no contexto esportivo internacional. • Surge então o Futsal, terminologia adotada para identificar esta fusão no contexto esportivo internacional.
O JOGO Inicia-se no círculo central com cada equipe do seu lado da quadra, o objetivo do jogo é colocar a bola dentro das traves (gols) o gol será válido quando a bola ultrapassar totalmente a linha de gol. Cada equipe poderá contar com cinco jogadores em quadra e mais sete no banco de reservas dos que estarão em quadra um será o goleiro que poderá tocar na bola com a mão dentro da área de gol.
PRINCIPAIS REGRAS • A saída de bola se dará no centro da quadra com cada equipe do seu lado; • Uma partida oficial terá a duração de dois tempos de 20 min. cronometrados com 10 min. de intervalo; • A bola estará fora de jogo toda vez que ultrapassar pelo solo ou de forma aérea as linhas laterais e de fundo ou quando o árbitro interromper a partida;
Toda vez que uma equipe marcar um tento a bola será colocada em jogo igual a saída de bola por um jogador da equipe que sofreu o tento; • O lateral deverá ser cobrado com o pé e a bola deverá estar em cima da linha lateral; • Será escanteio toda vez que a bola tocar em um jogador da defesa antes de sair pela linha de fundo; • O goleiro poderá sair da área de gol com a bola em domínio mas terá somente 4 s. para passar a bola ou chutá-la;
Uma vez participando do lance o goleiro só poderá receber uma bola recuada (tocada) do seu colega de equipe se a mesma transpor a linha central ou algum adversário tocar nela; • Os jogadores podem ser advertidos com cartão amarelo ou excluídos do jogo com o cartão vermelho; • Após a quinta falta coletiva todas as faltas cometidas pela equipe que passou o número limite de faltas (cinco) sofrerá o tiro livre;