360 likes | 1.22k Views
Prevenção e Combate a Incêndios. Prevenção e Combate a Incêndios Objetivos. Identificar os procedimentos a serem adotados na ocorrência de um princípio de incêndio e as atitudes a serem tomadas; Identificar o tipo de fogo e o tipo de agente extintor. Atenção.
E N D
Prevenção e Combate a IncêndiosObjetivos Identificar os procedimentos a serem adotados na ocorrência de um princípio de incêndio e as atitudes a serem tomadas; Identificar o tipo de fogo e o tipo de agente extintor.
Atenção Nunca esqueça que nossa atuação é somente enquanto o fogo estiver no seu princípio, além desse limite, a atuação é com profissionais, ou seja, ou a brigada de incêndio da empresa ou o Corpo de Bombeiros (193).
Contextualização Há muitos e muitos anos o ser humano aprendeu a manipular o fogo. Fazemos isto diariamente em nossas casas, quando acendemos o fogão para fazer comida. Mas o que pode acontecer quando o fogo foge do controle? Incêndio!!!
Justificativa Temos um interesse em especial em estudar o incêndio e suas formas de prevenção e combate na disciplina Higiene e Segurança do Trabalho Os incêndios podem causar danos materiais, machucar pessoas ou até levá-las à morte Mas é possível combatê-lo e, preferencialmente, evitá-lo! Todas as pessoas numa empresa podem contribuir para prevenir a ocorrência dos incêndios
Triângulo do fogo Fogo é a conseqüência de uma reação química denominada combustão, que libera só calor ou calor e luz. Para que haja combustão ou incêndio, devem estar presentes três elementos interligados: o primeiro é o Combustível, ou seja, aquilo que vai queimar e transformar-se; o segundo é o Calor, que faz começar o fogo, e o terceiro é o Oxigênio, um gás que existe no ar que respiramos e que é chamado Comburente.
Triângulo do fogo Nos locais de trabalho, existem esses três elementos essenciais do fogo: ar (comburente), madeiras, papéis, álcool, etc., (combustível) e chamas de maçarico, lâmpadas, cigarros acesos (calor). Faltando um dos três elementos do triângulo, não haverá fogo
Prevenção e Combate Prevenção: medidas que se destinam, exclusivamente, a prevenir a ocorrência do início do incêndio; Combate (proteção): medidas destinadas a proteger a vida humana e os bens materiais dos efeitos nocivos do incêndio, na proporção que as medidas de prevenção venham a falhar.
Prevenção A prevenção está associada a evitar a ocorrência dos incêndios As maneiras mais eficazes estão associadas à educação e conscientização dos funcionários da empresa, programas periódicos de manutenção preventiva e corretiva, revisão dos procedimentos internos e dos controles Estas se desmembrarão em outras tantas encontradas no livro-texto!
Combate Ok, e se não for possível evitar a ocorrência do incêndio? Há que combatê-los! Há medidas incorporadas ao edifício e que não necessitam de um acionamento manual para desempenharem sua função (proteção passiva) Há outras medidas que necessitam de um acionamento manual para garantir seu funcionamento (proteção ativa) Tudo isto é feito na fase inicial, mas é sempre importante acionar o Corpo de Bombeiros (193)
Métodos de extinção Os métodos de extinção visam retirar um, ou mais de um, dos três componentes o triângulo do fogo, ao faltar qualquer um dos três componentes o fogo não existirá Os métodos de extinção envolvem: técnicas de resfriamento, abafamento ou isolamento Muitos destes métodos são aplicados de forma portátil com os extintores
Métodos de extinção Resfriamento: Ao jogarmos água em um incêndio, estaremos resfriando, ou seja, retirando o componente calor Abafamento: Ao abafarmos, impediremos que oxigênio entre na reação, estaremos retirando o componente comburente (oxigênio) Isolamento: Ao separarmos o combustível da reação, estaremos isolando, como por exemplo, se abrir uma trilha (aceiro) no mato para que o fogo não passe. Desta forma estaremos tirando o componente combustível
Classes de incêndio Classe A: Queima na superfície e em profundidade. Queima deixando resíduos ou cinzas. Exemplos: papel, borracha, tecido, plástico e madeira. Classe B: Queima somente na superfície e não queima em profundidade. Exemplos: gasolina, acetona, éter, álcool, acetona, gás de cozinha. Classe C: Material elétrico energizado. Exemplos: fiação, motores e equipamentos elétricos. Classe D: Estes metais são encontrados em fábricas e indústrias automobilística. Exemplos: raspa de zinco, limalha de magnésio, etc.
Que extintor usar? Você verá no livro texto que para cada classe de incêndio existe um extintor mais adequado. Você não vai usar um extintor à base d’água, por exemplo, para apagar um incêndio que atingiu um equipamento elétrico, já que o risco de morte por choque é uma realidade nestes casos. Você não vai usar um extintor de gás carbônico para apagar o fogo em madeira, já que quando a carga do extintor esgotar, o fogo pode reaparecer de imediato porque o agente extintor não vai apagar a brasa dentro da madeira. É preciso algo que penetre como água. Estude e confira!
Extintores: modo de uso Rompa o lacre e aperte o gatilho, dirigindo o difusor para a base do fogo. Não toque no difusor, poderá gelar e “colar” na pele causando lesões. Muitas pessoas manuseiam de forma incorreta direcionando o jato dos extintores para as chamas! O correto é apontar para a base do fogo. Detalhe importante: o jato dos extintores quando acionados continuamente duram apenas alguns segundos (40 a 60 segundos)
Recomendações Mandar os extintores sempre vazio para recarga; Aprenda a usar os extintores de incêndio; O período que antecede a recarga dos extintores é um bom momento para fazer treinamentos; Conheça os locais onde estão instalados os outros equipamentos de proteção ao fogo; Nunca obstrua os acessos aos extintores ou hidrantes; Não mexa nos extintores de incêndio e hidrantes a menos que seja necessária a sua utilização ou revisão periódica.
Outras recomendações Armazenamento de material Manutenção adequada Instalações apropriadas e bem projetadas Ordem e limpeza Conhecer instalações e saídas de emergência Treinar para prevenção e combate a incêndios Desligar a força Fechar portas e janelas Acionar alarme e ligar para bombeiros O livro faz ainda outras recomendações – Estude!