100 likes | 236 Views
Quitutes de Tenda e de Flor: breves notícias do Dicionário Cultural Amadiano Autora: Filismina Fernandes Saraiva (Bolsista de Iniciação Científica PICIN 2005/2006) Orientador: Gildeci de Oliveira Leite. Quitutes de Tenda e de Flor: breves notícias do Dicionário Cultural Amadiano
E N D
Quitutes de Tenda e de Flor: breves notícias do Dicionário Cultural Amadiano Autora: Filismina Fernandes Saraiva (Bolsista de Iniciação Científica PICIN 2005/2006) Orientador: Gildeci de Oliveira Leite
Quitutes de Tenda e de Flor: breves notícias do Dicionário Cultural Amadiano Autora: Filismina Fernandes Saraiva (Bolsista de Iniciação Científica PICIN 2005/2006) Orientador: Gildeci de Oliveira Leite APRESENTAÇÃO Falar de comida, para o senso comum, pode parecer algo que se restringe ao interesse, apenas, dos amantes da boa mesa. Contudo, no exercício de um olhar crítico, facilmente será compreendido o quanto as receitas culinárias podem se constituir como elementos identitários da cultura de um povo. Nesse sentido, o estudo da categoria comida, dentro do projeto Dicionário Cultural Amadiano, do professor Gildeci de Oliveira Leite, com bolsas financiadas pelo PICIN – UNEB consegue mostrar alguns aspectos da cultura negra baiana, temática presente nas obras estudadas Tenda dos Milagres (TM) e Dona Flor e Seus Dois Maridos (DF).
Quitutes de Tenda e de Flor: breves notícias do Dicionário Cultural Amadiano Autora: Filismina Fernandes Saraiva (Bolsista de Iniciação Científica PICIN 2005/2006) Orientador: Gildeci de Oliveira Leite OBJETIVOS Descrever a composição de elementos da culinária afro-baiana nas obras citadas; Discutir sucintamente a origem das comidas; Discutir a importância da culinária negra para afirmação identitária nos textos em questão; Discutir a relação entre as comidas, a cultura negra e o candomblé.
Quitutes de Tenda e de Flor: breves notícias do Dicionário Cultural Amadiano Autora: Filismina Fernandes Saraiva (Bolsista de Iniciação Científica PICIN 2005/2006) Orientador: Gildeci de Oliveira Leite RESULTADOS Um dos equívocos cometidos em relação à culinária negra brasileira é a afirmação da pureza de origem africana. O que temos, na verdade, é a mistura, com exceção do arroz de haussá, de elementos europeus e indígenas associados ao azeite-de-dendê, negro por excelência. Portanto, trata-se em sua maioria de comida brasileira nascida de mãos negras, que até hoje afirmam sua identidade na literatura, nas residências e nos diversos restaurantes, principalmente da cidade do Salvador. Nesse contexto, o candomblé foi o grande guardião da memória negra baiana e Jorge Amado compreendeu isso. Agora iremos a alguns pratos, suas composições e relações com o candomblé.
Quitutes de Tenda e de Flor: breves notícias do Dicionário Cultural Amadiano Autora: Filismina Fernandes Saraiva (Bolsista de Iniciação Científica PICIN 2005/2006) Orientador: Gildeci de Oliveira Leite REFERÊNCIAS AMADO, Jorge. Dona Flor e Seus Dois Maridos.1.ed. São Paulo: Martins Editora, 1966. AMADO, Jorge. Tenda dos Milagres. Rio de Janeiro: Record, 2000. BRANDÃO, Darwin. A Cozinha Baiana. 2ª ed. Rio de Janeiro: Letras e Artes, 1965. CACCIATORE,Olga Gudalle. Dicionário de Cultos Afro-brasileiro. Editora Vozes,1997 CASTRO, Yeda Pessoa. Falares africanos na Bahia: um vocabulário afro-brasileiro.Top Books editora e distribuidora de livros Ltda.Rio de Janeiro,2001. LEITE, Gildeci de Oliveira. Tenda dos Milagres: identidade, cultura, ficção e história. Seminário Permanente de Pesquisadores Baianos. Fundação Clemente Mariani. 2003. LEITE, Gildeci de Oliveira. A representação dos orixás e da ancestralidade em Dona Flor e Seus Dois Maridos. Dissertação de Mestrado defendida em 12-12-2003 no PPGLL-UFBA, 131p.
Quitutes de Tenda e de Flor: breves notícias do Dicionário Cultural Amadiano Autora: Filismina Fernandes Saraiva (Bolsista de Iniciação Científica PICIN 2005/2006) Orientador: Gildeci de Oliveira Leite REFERÊNCIAS LIMA, Vivaldo Costa. As dietas africanas no sistema alimentar brasileiro. In: CAROSO, Carlos & BACELAR, Jefferson. Faces da tradição afro-brasileira: religiosidade, sincretismo, anti-sincretismo, reafricanização, práticas terapêuticas, etnobotânica e comida. Rio de Janeiro: Pallas, 1999. p. 319 –326. LODY, Raul. Tem dendê, Tem Axé: etnografia do dendezeiro. Rio de Janeiro: Pallas, 1992. LODY, Raul. Santo também come. Rio de Janeiro: Pallas, 1998. LODY,Raul.Dicionário de Artes Sacra e técnicas afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 1999. LOPES, Ney. Dicionário Banto do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2000. QUERINO, Manoel. A arte culinária na Bahia. Salvador. Livraria Editora Progresso, 1922. SCISÍNIO, Eduardo Alaôr.Dicionário da escravidão.Léo Christiano Editorial,1997.
Quitutes de Tenda e de Flor: breves notícias do Dicionário Cultural Amadiano Autora: Filismina Fernandes Saraiva (Bolsista de Iniciação Científica PICIN 2005/2006) Orientador: Gildeci de Oliveira Leite