90 likes | 246 Views
MODELO DE DADOS. PROF. RONI MARCIO FAIS www.rmfais.com Maio de 2008. 1. MODELO DE DADOS. 1.1 CONCEITOS 1.2 OBJETIVOS 1.3 RELACIONAMENTOS 1.4 RESTRIÇÃO/INTEGRIDADE. 1.1 CONCEITOS. CONCEITUALMENTE UM MODELO DE DADOS RELACIONAL CONSISTE EM UM CONJUNTO DE RELAÇÕES ENTRE AS TABELAS DE UM BD.
E N D
MODELO DE DADOS PROF. RONI MARCIO FAIS www.rmfais.com Maio de 2008
1. MODELO DE DADOS 1.1 CONCEITOS 1.2 OBJETIVOS 1.3 RELACIONAMENTOS 1.4 RESTRIÇÃO/INTEGRIDADE
1.1 CONCEITOS CONCEITUALMENTE UM MODELO DE DADOS RELACIONAL CONSISTE EM UM CONJUNTO DE RELAÇÕES ENTRE AS TABELAS DE UM BD.
1.2 OBJETIVOS OS OBJETIVOS DE UM MODELO DE DADOS ESTÃO DIRECIONADOS A IMPOSIÇÃO DE REGRAS DE INTEGRIDADE QUE VISAM GARANTIR A CONSISTÊNCIA DOS DADOS.
1.3 RELACIONAMENTOS CONSISTE EM DEFINIR A FORMA COMO AS TUPLAS DE DIFERENTES TABELAS IRÃO SE RELACIONAR, ONDE A CHAVE PRIMÁRIA DA TUPLA DE UMA TABELA PASSA A SER CHAVE ESTRANGEIRA NA TUPLA DE OUTRA TABELA.
1.4 RESTRIÇÕES/INTEGRIDADE UM BOM MODELO DE DADOS ORIGINA RESTRIÇÕES DE USO QUE GARANTEM A INTEGRIDADE DE DADOS EM UM BD (RESTRIÇÕES DE DOMÍNIO, CHAVE, ETC.)
2. ATIVIDADE PRÁTICA COM BASE NOS CONCEITOS ABORDADOS, UTILIZE UM BANCO DE DADOS RELACIONAL PARA MONTAR UM CONTROLE DE ESTOQUE(TABELAS E FORMULÁRIOS) CONFORME RELACIONAMENTOS QUE SEGUE: