1 / 11

REVISTA

Quem ensina, tamb é m aprende; e quem aprende, tamb é m ensina!. REVISTA.

kaethe
Download Presentation

REVISTA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Quem ensina, também aprende; e quem aprende, também ensina! REVISTA

  2. Não era considerado o saber do aluno, isto é, o aluno era considerado como um ser vazio, uma tábua rasa que somente “ingeria” conteúdo sem participar da construção deste. Alguns teóricos denominam a educação antiga como uma “educação bancária”, ou seja, o professor “depositava” o conhecimento no aluno, e o aluno “sacava” este conhecimento quando fosse necessário, por exemplo, em dia de prova.

  3. Atualmente, o foco da educação é o ensino-aprendizagem. A ideia é que, enquanto ensina, o professor também aprende; e enquanto aprende, o aluno também ensina. Resumindo: tanto o aluno, como o professor, aprendem e ensinam no processo de ensino-aprendizagem; ambos estão sempre se aperfeiçoando, pois ninguém consegue ter todo o conhecimento do mundo.

  4. Enquanto viver, todo ser humano estará ensinando e, também, aprendendo. Por isso, professor, na sala de aula, nunca despreze o conhecimento de seu aluno. Deixe-o participar da aula, expressar suas ideias, formular hipóteses, justificar seus pensamentos.

  5. Não torne sua aula uma mera leitura da revista bíblica e impedindo os seus alunos de ajudarem com argumentos, perguntas, considerações. Valorize o conhecimento de seu aluno, assim como as experiências dele, a vivência dele. Algo que ele pode expressar em determinado dia de aula pode enriquecer o seu conhecimento, além de ser uma experiência que ajudará toda a classe! Lembre-se, também, de que o conhecimento do seu aluno se constrói com a curiosidade dele, com a participação dele!

  6. O professor não deve se sentir orgulhoso em sua posição e se sentir “ameaçado” com os saberes de seus alunos. Pelo contrário, o verdadeiro professor se sente privilegiado ao perceber que o seu aluno está se esforçando e conseguindo se desenvolver espiritual e intelectualmente de uma maneira admirável!

  7. O Apóstolo Paulo foi um notável escritor da Bíblia Sagrada; podemos afirmar que a sua pena era de um destro escritor e que os seus escritos formam parte significativa do Novo Testamento. Porém, Paulo era humilde! Vejamos: “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo”(Ef 3.8 – grifo nosso).

  8. Paulo sabia que Timóteo era idôneo (Diz-se de pessoa ou coisa que reúne todas as condições necessárias para um serviço ou função). Com essa convicção, ele o encarrega de: “E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros”(2Tm 2.2).Foi isso que Jesus Cristo fez: Ele ensinou e, posteriormente, deixou a responsabilidade com os seus discípulos, dentre os quais estamos nós!

More Related