210 likes | 358 Views
Universidade Americana. O Laboratório de Informática Educacional potencializando o ensino de Biologia em Uruaçu-GO. Projeto apresentado à Universidade Americana, como requisito avaliativo da disciplina de Metodologia da Investigação Científica do Curso Mestrado em Ciências da Educação.
E N D
Universidade Americana O Laboratório de Informática Educacional potencializando o ensino de Biologia em Uruaçu-GO Projeto apresentado à Universidade Americana, como requisito avaliativo da disciplina de Metodologia da Investigação Científica do Curso Mestrado em Ciências da Educação. Orientador: Assunção/Paraguai 2013
Capítulo I MARCO INTRODUTÓRIO
TEMA Utilização do Laboratório de Informática Educacional, no processo de ensino-aprendizagem de Biologia.
PROBLEMA Qual a relevância da exploração didático-pedagógica do Laboratório de Informática Educacional, para potencializar o processo de ensino de Biologia, nas Unidades Escolares que possuem tal recurso no município de Uruaçu, considerando as exigências da sociedade vigente, tão bem caracterizada como sociedade do conhecimento?
OBJETIVO GERAL • Compreender a relevância da utilização pedagógica do Laboratório de Informática Educacional-LIE para o processo de ensino de Biologia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Verificar se os professores de Biologia sabem utilizar o Laboratório de Informática Educacional. • Reconhecer que o Laboratório de Informática Educacional oferece informações atuais, novas, interativas e instantâneas que dinamizam o ensino de Biologia. • Identificar as estratégias de ensino que o Laboratório de Informática Educacional-LIE oferece para o ensino de Biologia.
JUSTIFICATIVA A prática pedagógica de Biologia na atualidade, se pauta em um ensino decorativo, de uma gama enorme de conceitos desvinculados da vivência dos alunos. Muitas vezes, o quadro-giz, o livro didático e a aula expositiva formam o Kit de trabalho do professor. O atual contexto exigem uma nova prática pedagógica, considerando as múltiplas linguagens disponibilizadas pelas tecnologias midiáticas.
Capítulo II MARCO TEÓRICO
Abordagem Construcionista: Papert 1985 - 1994, Valente, 2003, Moran (2008); A computador se constitui em um recurso no qual o aluno busca informações em rede. Possibilita ao aluno construir conhecimentos a partir da exploração de programas e aplicativos, possibilitando uma aprendizagem ativa” (MORAES, 2008).
Capítulo III MARCO METODOLÓGICO
METODOLOGIA 3.1- Tipo de investigação: Quantitativa Mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes pois utiliza instrumentos estruturados. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Ao longo do tempo, é possível traçar um histórico de informação, aumentando a credibilidade do resultado da pesquisa. Dantas e Cavalcante, s.d
METODOLOGIA 3.2- Nível de Conhecimento: Esperado: Explicativo 3.3- Desenho de Investigação: Desenho Experimental
METODOLOGIA 3.4- Descrição da População e amostra: 20 professores de Biologia que atuam na 1º série do Ensino Médio, no turno matutino do Colégio Estadual Polivalente Dr. Sebastião G. de Almeida no município de Uruaçu.
METODOLOGIA 3.5- Técnicas e instrumentos de coleta de dados: Questionário Misto, com questões fechadas, de uma única resposta utilizando sim ou não, com possibilidade de justificar ou tecer comentários.
METODOLOGIA 3.6- Descrição dos procedimentos da análise de dados: Os dados serão organizados em tabelas e gráficos utilizando a planilha do Excel.
Capítulo IV MARCO ANALÍTICO
Conclusão O estudo da estrutura do projeto oportunizou problematizar sobre todas suas etapas de elaboração, dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, centrada no aprender a fazer. É evidente que dúvidas ainda se fazem presentes, devido a complexidade do tema em estudo. Todavia, é possível afirmar que o avanço foi significativo e se constituirá em um diferencial.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. 112p. • DOTTORI, Simone Souza. & SILVA, Elizabeth Silveira. & SOUZA, Elci Oliveira Sampaio de. Biologia para o Ensino Médio. Disponível em: omnis.if.ufrj.br/~curriculo/11-exatas-biologia.pdf. Acesso em: 10/04/2012 • MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias, 2008. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm. Acesso em 09/05/2012. • PRIOLLI, Adriana Soares. Informática Educacional. 2007. Disponível em: http://neteducacao.globo.com/site/reportagem/artigo.jsp?id=98. Acesso em 30/02/2012. • TAROUCO, Liane M. et ali. Reusabilidade de objetos educacionais. . Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED: UFRGS, v.1 nº1, fevereiro, 2003.