1.01k likes | 1.18k Views
SEJA BEM VINDO. Fazendo Discípulos. Fazendo Discípulos. Ordem das Sessões. Ensino (notas para email) Grupos de dois ou três para se aplicar a sessão Perguntas. Fazendo Discípulos. Comece com a pergunta “ Porque ” ?. Fazendo Discípulos.
E N D
Ordem das Sessões • Ensino (notas para email) • Grupos de dois ou três para se aplicar a sessão • Perguntas
Fazendo Discípulos Comece com a pergunta “Porque”?
Fazendo Discípulos Propósito ou Motivação Bíblica: Fazer discípulos que façam discípulos
Fazendo Discípulos : Mateus 28:16,18-20 E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. . . E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém
Fazendo Discípulos: Porque Células? Jesus e o Pequeno Grupo
Fazendo Discípulos • A Bíblia deve julgar a cultura, e não o contrário.
Fazendo Discípulos na célula Comunidade Sacerdócio do cristão (participação) Evangelismo Multiplicação
Fazendo Discípulos na célula Celebração Capacitação (acompanhamento) Treinamento (supervisão)
Fazendo Discípulos na célula Comunidade
Discipulado através da Comunidade As Escrituras criticam o individualismo “Um ao outro” flui da natureza de Deus (mais de 50 textos sobre um ao outro)
Discipulado através da Comunidade • Moldados no fogo • Conflitos são normais dentro de células • Através dos conflitos, nos tornamos mais parecidos com Jesus
Discipulado através da Comunidade • A Família de Deus • Essa é a principal imagem que descreve a igreja nas Escrituras(1 Timóteo 3:15)
Discipulado através da Comunidade Aprender a falar a verdade em amor Efésios 4:15-16: “Antes, falando a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”
Discipulado através da Participação (sacerdócio de cada cristão) Sacerdócio de cada cristão
Discipulado através da Participação “Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai”(Apocalipse 1:6).
Discipulado através da Participação Grupos de Células são Formadores de Líderes
Discipulado através da Participação O objetivo é transformarcadamembro da célula em um Discípulo que faz outros discípulos
ARRISCANDO POR JESUS Não critique a Pedro: Pelo menos ele saiu do barco “Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas". "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. (Mt 14:27-32).”
Arriscando por Jesus Aprender através do fracasso é normal Ajudar outros a ministrar é dar-lhes a ajuda necessária ao cometerem erros, promovendo um ambiente de amor, para que eles aprendam lições valiosas durante esse processo. Ajude outros a saírem do barco
Discipulado através da Participação Cloud e Townsend escrevem no livroLimites: O servo “mau e preguiçoso” era passivo. Ele não tentou. A graça de Deus cobre erros, mas não pode fazer o mesmo com a passividade. Nós temos que fazer nossa parte. O pecado que Deus repreende não é o de tentar e falhar, mas o de falhar em não tentar. Tentar, falhar, e tentar novamente se chama aprendizado. Não tentar não trará bons resultados. O mal triunfará
Discipulado através da Participação Facilitador: tornar fácil Sinônimos de facilitar: Ajudar, Aliviar, Tornar fácil, Lubrificar, Autorizar, Tornar possível
Discipulado através da Participação Princípio 70-30 O líder de célula fala apenas 30%, enquanto os membros da célula compartilham 70% do tempo.
Discipulado através da Participação Identifique seus dons e use-os Cada cristão possui pelo menos um dom espiritual 1 Pedro 4:10 diz, “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”
Discipulado através da Participação Experiência em um ambiente mais íntimo Todas as passagens a cerca de dons foram escritas para igrejas reunidas em casas Primeira menção de prédio foi feito em 220 AD
Discipulado através da Participação Experiênciacom diversos dons
Discipulado através do Evangelismo Evangelismo em grupo
Discipulado através do Evangelismo • Filemon 1:6: “para que a comunicação da tua fé se torne eficaz, no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo.”
Discipulado através do Evangelismo • Uma comunidade de acordo com os princípios bíblicos é desenvolvida quando a célula alcança não-cristãos. O processo de evangelismo, de fato, fortalece os vínculos de amizade.
Discipulado através do Evangelismo • Grupos de célula tendem a se focar para dentro de si. • O Evangelismo ajuda o grupo a fortalecer sua comunidade.
Discipulado através do Evangelismo • Nos tornamos discípulos no processo do evangelismo.
Discipulado através do Evangelismo • Lembre-se: A Pescaria era em grupo, usando redes, e não varas de pescar! • “Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu farei que vos torneis pescadores de homens.” (Marcos 1:17)
Mateus 4:18-19; Marcos 1:17 Discipulado através do Evangelismo
Discipulado através do Evangelismo • Existem diversas estratégias evangelísticas, mas duas são essenciais: • Oração • Identificar uma necessidade e supri-la Eu digo aos meus líderes de célula:“Ao conhecer as pessoas, não faleimediatamente de Jesus a elas.Primeiro faça uma visita e fique amigo, supra as suas necessidades e ame-as.”
REFLEXÃO Qual o princípio mais importante que você aprendeu nessa lição?
Discipulado através da Multiplicação Multiplicação
Discipulado através da Multiplicação Mitos e Verdades
Discipulado através da Multiplicação • Multiplicação é o resultado de fazer discípulos que fazem discípulos • Se torna família de Deus e prepara bebês espirituais para se tornarem capazes de reproduzir-se
Discipulado através da Multiplicação • Multiplicação é o resultado de se fazer discípulos • Um grupo de 3 a 15 pessoas que se reúnem semanalmente fora do prédio da igreja, com o propósito de evangelizar, ter comunhão e crescimento espiritual, com o objetivo de fazer discípulos que façam discípulos, o que resultará em multiplicação.