1 / 12

Química

Química. 2º Ensino Médio Prof. Lúcia. PROPRIEDADES COLIGATIVAS. LUCIA MARIA. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num processo chamado de difusão.

kat
Download Presentation

Química

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Química 2º Ensino Médio Prof. Lúcia

  2. PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA

  3. Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num processo chamado de difusão • Se as células vermelhas do sangue forem removidas de seu ambiente natural e colocadas em água destilada, irão inchar até serem rompidas. • Se as células forem colocadas em uma solução concentrada de sal de cozinha, as células irão murchar.

  4. MEMBRANA SEMIPERMEÁVELDizemos que uma membrana é semipermeável quando permite apenas a passagem do solvente

  5. Osmose A osmose, do grego "osmós", significando “impulso” Osmose é a passagem do solvente para uma solução ou a passagem do solvente de uma solução diluída para outra mais concentrada, por meio de uma membrana semipermeável http://www.quimica.net/emiliano/osmose.ht

  6. Pressão osmótica: é a pressão que deve ser aplicada à solução para impedir a passagem do solvente através da membrana semipermeável PRESSÃO OSMÓTICAAo realizar a osmose, a água acaba empurrando a membrana semipermeável. Disso resulta uma pressão sobre a membrana..

  7. Medindo a Pressão OsmóticaA pressão osmótica pode ser medida aplicando-se uma pressão externa que bloqueia a osmose.Medindo-se a pressão aplicada, conhecemos a pressão osmótica da solução.

  8. CÁLCULO DA PRESSÃO OSMÓTICA (π) Experiências mostram que a pressão osmótica (π) é diretamente proporcional à concentração em mol/L ( M ) da solução e à temperatura absoluta ( T ). π= M R T ( molecular ) π = M R T i ( iônica)

  9. OSMOSE REVERSA • Se é aplicada uma pressão na região da solução mais concentrada, ou mais salina, será provocada uma inversão no fluxo natural, ou seja, a água da solução salina irá passar para a região de menor concentração de sais, retendo-se os íons na membrana que separa as duas soluções - esse é o princípio da osmose reversa. A pressão a ser aplicada deve ser maior que a pressão osmótica

  10. DESSALINIZAÇÃO DO MAROsmose reversa • Esquema simplificado de um sistema de osmose reversa - a água a ser tratada passa por um pré-tratamento e é lançada contra as membranas com alta pressão onde são extraídos os sais presentes. Posteriormente a água passa por um pós-tratamento para finalmente ser distribuída ao consumo. O rejeito (salmoura) é coletado para que seja dado o fim apropriado.

  11. A salga de pescados é um dos mais antigos meios de conservação de alimentos conhecido. Na salga a ação do sal é dupla. O sal desidrata o pescado por diferença de pressão osmótica entre o meio externo e interno, e penetra na carne, baixando a atividade de água. O tempo em que os pescados são mantidos em contato com o sal ou salmoura é conhecido como tempo de salga ou de cura. Salga

  12. FIM

More Related