1 / 17

O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS

O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS. Marco Silva. Qual a diferença ente a tela da tv e a tela do computador?. Mídia unidirecional (modelo um-todos ). Novo espectador. É menos passivo diante da mensagem fechada à sua intervenção e procura fugir do modelo de recepção clássica.

katen
Download Presentation

O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O PAPEL DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃOQUE QUEREMOS Marco Silva

  2. Qual a diferença ente a tela da tv e a tela do computador?

  3. Mídia unidirecional (modelo um-todos)

  4. Novo espectador É menos passivo diante da mensagem fechada à sua intervenção e procura fugir do modelo de recepção clássica.

  5. Que é o digital? O digital é o absoluto da montagem, incidindo esta sobre os mais ínfimos fragmentos da mensagem, uma disponibilidade indefinida e incessantemente reaberta à combinação, à mixagem, ao reordenamento dos signos

  6. A informática não se contenta em reproduzir e difundir as mensagens (o que faz melhor do que a mídia clássica). Ela permite sobretudo engendrá-las, modificá-las à vontade, graças a um controle total de sua microestrutura, bit por bit.

  7. O computador é muito mais do que uma máquina de escrever, muito mais do que um canivete suíço!!! Do PC ao CC: um fantástico salto de qualidade em comunicação

  8. O digital autoriza, materializa as operações [da leitura clássica], e amplia consideravelmente seu alcance. Ele propõe um reservatório, uma matriz dinâmica, a partir da qual um leitor ou usuário pode engendrar novos textos

  9. O digital permite interatividadefísica e não meramente imaginalPermite: • Participação-intervenção • Bidirecionalidade-hibridação • Permutabilidade-potencialidade

  10. Participação-intervenção O professor pressupõe a participação-intervenção do aprendiz. Participar é muito mais que responder “sim” ou “não”, é muito mais que escolher uma opção dada. Participar é modificar, é interferir na mensagem.

  11. Bidirecionalidade-hibridação Comunicar pressupõe recursão da emissão e recepção. A comunicação é produção conjunta da emissão e da recepção. O emissor é receptor em potencial e o receptor é emissor em potencial. Os dois pólos codificam e decodificam.

  12. Permutabilidade-potencialidade O emissor disponibiliza a possibilidade de múltiplas redes articulatórias. Ele não propõe uma mensagem fechada, ao contrário, oferece informação em redes de conexões permitindo ao receptor ampla liberdade de associação e significações.

  13. Disponibiliza múltiplas experimentações, múltiplas expressões Disponibiliza uma montagem de conexões em rede que permite múltiplas ocorrências Formulador de problemas Provocador de situações Arquiteto de percursos Mobilizador da experiência do conhecimento A informática potencializa o trabalho do professor presencial e online:

  14. Bibliografia

  15. Contato • marco@msm.com.br • www.saladeaulainterativa.pro.br • (21) 9377-1920

More Related