310 likes | 550 Views
Gás Natural. O que é Gás Natural?. * O gás natural é uma energia de origem fóssil que se encontra no subsolo e procede da decomposição de matéria orgânica retirada entre as camadas rochosas, freqüentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório.
E N D
O que é Gás Natural? * O gás natural é uma energia de origem fóssil que se encontra no subsolo e procede da decomposição de matéria orgânica retirada entre as camadas rochosas, freqüentemente acompanhado por petróleo, constituindo um reservatório. * O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. É um gás inodoro e incolor, não é tóxico e é mais leve que o ar. * As reservas de gás natural são muito grandes e o combustível possui inúmeras aplicações em nosso dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
História do Gás Natural: Segundo alguns registros antigos mostram que a descoberta do gás natural ocorreu no Irã entre 6000 e 2000 a.C. e que, na Pérsia, utilizavam o combustível para manter aceso o "fogo eterno", símbolo de adoração de uma das seitas locais.
De onde vem o Gás Natural? Sua origem fóssil provém da decomposição vegetal e animal há milhares de anos atrás.
Como ele se forma? Através dos anos, foram levados restos de animais e vegetais pelos rios e riachos, em direção as costas e juntamente com o processo de erosão, esses sedimentos começaram a ser encobertos e comprimidos. Esse material, com o tempo tornou-se rocha sedimentar.
O que as Rochas sedimentares tem a ver com o Gás Natural? Hoje, essas rochas sedimentares, arenitos, xistos e dolomita são os locais onde geralmente são encontrados os depósitos de petróleo e gás natural. Muitas vezes eles ficam retidos entre as camadas de rocha que foram formadas sobre as rochas sedimentares que as produziram.
Transporte desse gás Uma vez extraído do subsolo, deve ser transportado às zonas de consumo, que podem estar próximas ou a quilômetros de distância. O transporte de suas jazidas até as áreas de consumo se realiza através de tubos de aço subterrâneos de grande diâmetro, chamados de gasodutos.
O que é um Gasoduto? • O gasoduto é uma rede de tubulações que leva o gás natural das fontes produtoras até os centros consumidores. • Grandes volumes de gás, possui tubulações de diâmetro elevado, opera em alta pressão e somente se aproxima das cidades para entregar o gás às companhias distribuidoras, constituindo um sistema integrado de transporte de gás. • O gás é comercializado através de contatos de fornecimento com as Companhias Distribuidorasde cada Estado, detentorasda concessão de distribuição.
Como funciona uma Rede de Distribuição • As redes de distribuição transportam volumes menores de gás natural a menores pressões, com tubulações de diâmetros menores que do gasoduto. • O gás gasoduto e levado até as indústrias e aos centros urbanos e por fim, até a sua casa. • A rede de gás natural é tão importante e segura quanto às redes de energia elétrica, telefone, água ou fibra ótica e contribuem para facilitar a vida das pessoas e impulsionar o comércio e as indústrias.
Gás Natural é menos poluente? Como o gás natural é o combustível fóssil de queima mais limpa, pode ajudar na manutenção da qualidade do ar e da água, especialmente quando usado em substituição a outras fontes de energia mais poluentes, não produz resíduos. Sua utilização tem impacto praticamente imperceptível sobre a vida da população e sobre a paisagem das cidades. O gás natural, você protege o meio ambiente e colabora para acabar com a poluição.
Vantagens do Gás Natural • Baixo impacto ambiental • Facilidade de transporte e manuseio • Vetor de atração de investimentos • Segurança
Impactos e Problemas • O gás natural apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão. • Para evitar risco de explosão, devem-se evitar, nesses ambientes, equipamentos elétricos inadequados, superfícies superaquecidas ou qualquer outro tipo de fonte de ignição externa. • Em caso de fogo em locais com insuficiência de oxigênio, poderá ser gerado monóxido de carbono, altamente tóxico. Os vazamentos com ou sem fogo deverão ser eliminados por bloqueio da tubulação alimentadora através de válvula de bloqueio manual. • A extinção do fogo com extintores ou aplicação de água antes de se fechar o suprimento de gás poderá provocar graves acidentes, pois o gás pode vir a se acumular em algum ponto e explodir.
Gás Boliviano O gás que é distribuído no Brasil provém da Bolívia. A operação deste gasoduto e seu monitoramento são feitos à distância. Todo o sistema do Gasoduto Bolívia-Brasil é controlado via satélites 24 horas por dia, garantindo uma operação perfeitamente segura. Entre outras medidas e sistemas de proteção, destaca-se a utilização de válvulas de bloqueio, a cada 30 Km, que podem interromper a passagem do gás natural em caso de queda de pressão. Este gasoduto atualmente tem 3.150 Km, entra no Brasil pelo Estado do Mato Grosso e vai até a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, passando por cinco Estados.
Onde pode ser usado A limpeza, versatilidade, alto rendimento e economia do gás natural são as razões que o tornam especialmente útil em qualquer processo de geração de calor e frio , aquecimento de água ou ambiente, pois ele tem múltiplas aplicações no lar, no comércio e na indústria. Sua utilização em veículos automotivos e na climatização de ambientes é apenas uma amostra das inúmeras aplicações do gás natural.
Na geração de energia elétrica ou térmica Na alimentação de fornos e caldeiras Na secagem e cerâmica
• Em Restaurante, hotéis, motéis, padarias, lavanderias, hospitais, clubes, escolas, shopping centers, supermercados e academias de ginástica, entre outros. Para utilização em cozimento de alimentos, aquecimento e climatização de ambientes e aquecimento de água. Utilizado também em equipamentos como fornos, fogões industriais, churrasqueiras, fritadeiras.
É usado para o abastecimento de frotas; • Abastecimento de táxis; • Abastecimento de ônibus; • Abastecimento de veículos particulares.
* Para o cozimento de alimentos. * No aquecimento da água (chuveiros e torneiras), inclusive a das piscinas. * Para gerar eletricidade em horário de ponta. * Em secadoras de roupas e lavadoras de louças. * Nos aparelhos de ar refrigerado, para climatização de ambientes (lareiras e calefação).
Gás natural, é um meio de economizar? • É a energia de fornecimento contínuo mais barata. • É paga somente após o consumo. • Diminui os custos de manutenção dos equipamentos, pois não produz resíduos em sua combustão, aumentando a vida útil dos equipamentos.
Suprimento de Gás Natural Produção Exploração Distribuição Processamento Transporte
Modernidade • Uma única energia com grande variedade de utilizações. • Permite um alto rendimento aos equipamentos.
Comodidade • Dispensa a estocagem, evitando o manuseio de recipientes pesados. • O espaço pode ser melhor utilizado para o conforto da empresa e moradia.