1 / 14

É Natal

É Natal. A PALAVRA de Deus veio morar no meio de nós. A liturgia de hoje nos convida a contemplar o amor de Deus, manifestado na encarnação de Jesus… Ele é a "PALAVRA" que se fez pessoa e veio habitar no meio de nós,

kenisha
Download Presentation

É Natal

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. É Natal A PALAVRA de Deus veio morar no meio de nós

  2. A liturgia de hoje nos convida a contemplar o amor de Deus, manifestado na encarnação de Jesus… Ele é a "PALAVRA" que se fez pessoa e veio habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de "filhos de Deus".

  3. A Liturgia da noite realça a condição humilde do menino de Belém. A Missa do dia proclama sua eterna grandeza, a sua GLÓRIA ". A 1ª Leitura anuncia a chegada do Deus libertador. (Is 52,7-10) Ao Povo desolado e abandonado no exílio, o Profeta procura fortalecer a esperança, apresentando um quadro muito sugestivo:

  4. À Jerusalém em ruínas, chega com uma "boa notícia" um mensageiro que anuncia "a paz", proclama a "salvação" e promete o "reinado de Deus". O profeta garante que Deus vai voltar à sua cidade em ruínas e fazer dela uma cidade bela e cheia de vida, como uma noiva em dia de casamento. Uma alegria contagiante toma conta de todos.

  5. - A alegria contagiante das sentinelas e das próprias pedras da cidade é o anúncio de outra libertação, plena e total, que Deus vai oferecer ao seu Povo através de Jesus e a imagem da alegria de todos os homens, que hoje celebram o começo de um mundo novo.

  6. A 2ª Leitura apresenta uma breve História da Salvação. O Plano salvador de Deus se manifesta inicialmente pelos Profetas e "nestes dias" pelo próprio "Filho", Jesus Cristo. (Hb 1,1-6) Celebrar o nascimento de Jesus é contemplar o amor de um Deus que encontrou muitas maneiras de se revelar...

  7. Falou através da Criação, através dos Profetas... Mas na plenitude dos tempos enviou o próprio Filho... Jesus Cristo é a Palavra viva e definitiva de Deus, que revela aos homens o verdadeiro caminho para chegar à salvação. * Celebrar o seu nascimento é acolher essa Palavra viva de Deus… É acolher o projeto que Jesus veio apresentar e fazer dele o critério fundamental de nossa vida.

  8. O Evangelho é um Hino Cristológico, que expressa a fé em Cristo, enquanto PALAVRA viva de Deus, tornada pessoa em Jesus Cristo. (Jo 1,1-18) É um Hino, que expressa a fé da comunidade de João em Cristo, a sua origem eterna, a sua procedência divina, a sua influência no mundo e na história, possibilitando aos homens que O acolhem e escutam tornarem-se "filhos de Deus".

  9. - É o Prólogo ao Evangelho, segundo João. - A expressão "no princípio" relaciona com a narrativa da Criação. Sugere que a missão da "Palavra" é completar a primeira criação, eliminando tudo aquilo que se opõe à vida e criando condições para que nasça o Homem Novo, o homem da vida em plenitude, o homem que vive uma relação filial com Deus.

  10. - A "Palavra" (Lógos) é uma realidade anterior ao céu e à terra. - Essa "Palavra" estava em Deus e "era Deus". É Deus que se comunica como "Palavra". Essa "Palavra" é geradora de vida para o homem e para o mundo. - Ela se fez "carne" em Jesus e "montou sua tenda no meio de nós". Agora, Jesus é a "tenda" onde Deus habita.

  11. - A função da "Palavra" é comunicar aos homens a vida em plenitude, a "Luz" que ilumina o caminho para a verdadeira Vida. - Muitos recusam essa "Luz", preferem caminhar nas trevas... - Quem acolhe a "Palavra" participa da Vida de Deus, torna-se "filho de Deus".

  12. - Somos convidados a contemplar esse amor sem limites, que aceitou revestir-se de nossa fragilidade, para nos dar a vida plena... * Acolher a "Palavra" é deixar que Jesus nos transforme, a fim de nos tornarmos, verdadeiramente, "filhos de Deus". O presépio que hoje contemplamos não deve ser apenas um quadro bonito e terno, mas uma interpelação para acolher a "Palavra" e crescer como homem novo.

  13. Hoje, como ontem, a "Palavra" continua a nos confrontar: Muitos ainda recusam a "Luz" e preferem andar nas "trevas"... - Qual é a nossa escolha? - Feliz Natal!... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 25.12.2011

  14. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Talvez pela primeira vez Pe Zezinho Paulinas COMEP Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

More Related