1 / 22

ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO Professor: Arnaldo trilobita.br/arnaldo

ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO Professor: Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo. COSTA OESTE. A oeste do continente, predominam um relevo montanhoso jovem, pois sua formação é de idade geológica recente. Essa cadeia de montanha

Download Presentation

ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO Professor: Arnaldo trilobita.br/arnaldo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO Professor: Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo

  2. COSTA OESTE A oeste do continente, predominam um relevo montanhoso jovem, pois sua formação é de idade geológica recente. Essa cadeia de montanha estende-se por mais de quarenta mil km , desde o Alasca até o extremo sul do Chile. Apesar disso, recebe diferentes denominações locais: Montanhas Rochosas, no Canadá e nos Estados Unidos; Serra Madre, no México; Cordilheira dos Andes na América do Sul.

  3. REGIÃO CENTRAL Na região do centro encontramos grandes planícies e depressões, como por exemplo a planície e depressão da Amazônia, a planície do Pantanal e a depressão de Chaco, na América do sul.

  4. COSTA LESTE A costa do oceano Atlântico, a leste do continente americano, é constituída por planaltos e montanhas muito antigos, bastante desgastados pelos agentes erosivos.

  5. CLIMAS E VEGETAÇÃO DA AMÉRICA

  6. Canadá e o Alasca, bem como a Groenlândia, são caracterizados por climas polar e subpolar, onde o rigor dos longos invernos sombrios alterna com os curtos verões. Estas regiões, às chuvas relativamente raras, são abrangidas de neve e gelo durante uma grande parte do ano. Clima boreal ao centro do Canadá; Frio de montanha entre o Canadá,e os Estados Unidos; Clima temperado no sul do Canadá, norte, leste e centro do Estados Unidos.

  7. Interior ocidental dos Estados Unidos e uma grande parte do norte do México. Zona principalmente montanhosa e desértica, às chuvas raras.Clima mediterrâneo na Califórnia e clima subtropical na Flórida;Por último, a parte meridional do México apresenta um clima tropical e quente ao longo de todo o ano, com fortes precipitações, em especial no verão.

  8. O clima equatorial encontrado na faixa Amazônica apresenta temperaturas altas e um regime pluviométrico abundante. Ao norte e ao sul da bacia amazônica estende-se uma zona de clima tropical quente, com estação úmida no verão e seca no inverno. As zonas desérticas da América do Sul, muito secas e com grandes diferenças diárias de temperatura, localizam-se no litoral norte do Chile e a noroeste e sudeste da Argentina, onde os desertos são frios.

  9. No litoral peruano o clima é tropical e subtropical.O clima subtropical temperado, com inverno seco e verão chuvoso, predomina nas partes central e oriental da Argentina, no Paraguai, no Uruguai e no sul do Brasil. Predomina o clima mediterrâneo no centro do Chile, que se transforma em clima oceânico temperado-frio na área sul e na Terra do Fogo.

  10. Principais características dos climas Clima Polar: Aparece nas altas latitudes e tem como principal característica as temperaturas baixíssimas. As médias anuais de temperatura estão sempre abaixo de 0° e as precipitações inferiores a 250 mm. Clima Frio Continental: No verão as temperaturas alcançam 10°e no inverno -10°. As precipitações variam de 250 a 1000 mm anuais. Vegetação predominante é a floresta boreal. Clima Temperado ou Mesotérmico: Apresenta as quatro estações do ano bem definidas. As temperaturas médias anuais variam de -3°C a 18°C. Predomina na América do Norte, na América do Sul aparece apenas em um pequeno trecho.

  11. Clima Equatorial: ocorre na maior parte das terras banhadas pelos rios da Bacia Amazônica e nas terras mais baixas do Istmo. As temperaturas médias anuais são superiores a 25°C e as precipitações ultrapassam 2000 mm.A vegetação predominante é a floresta equatorial.Clima tropical: Sul dos EUA, México, América Central e grande parte da América do Sul, principalmente o Brasil. Diferencia-se do clima equatorial por apresentar duas estações bem definidas: a das secas (inverno) e chuvosa (verão).As temperaturas oscilam entre 19°C e 28°C e as precipitações variam de 1000 a 2000 mm. A vegetação típica é a floresta tropical (Mata Atlântica e Cerrado).Clima Desértico ou Árido: Sudoeste dos EUA, norte do México, norte do Chile (deserto do Atacama) e sul do Argentina (deserto da Patagônia).Grande variação de temperaturas. Vegetação típica: ervas e pequenos arbustos.

  12. Clima Semiárido: Apresenta temperaturas elevadas acima de 25°C. As médias anuais das chuvas variam entre 500 e 700 mm e são muito irregulares. Encontra-se no nordeste brasileiro, sudoeste dos EUA e México. Tipo de vegetação: caatinga e vegetação esparsa (tufos de grama).Clima Subtropical: encontrado em zonas de transição (climas temperado e tropical). América do Norte sul e sudeste e América do Sul na região sul. Temperaturas oscilam entre 17°C e 19ºC e a pluviosidade entre 1300 e 2000 mm.Vegetação típica é a mata de Araucária.

  13. HIDROGRAFIA DA AMÉRICA

  14. O Canadá apresenta numerosos lagos de origem glacial e rios que ficam congelados durante vários meses do ano.No Canadá destacam-se os rios Mackenzie e São Lourenço. Nascem no lago Ontário e deságuam no Oceano Atlântico.

  15. Nas Montanhas Rochosas nos Estados Unidos destacam-se os rios Sacramento e Colorado;Nas planícies dos EUA destaca-se o rio Mississipi, que tem como principal afluente o rio Missouri e o rio Ohio, que nasce nos Montes Apalaches;O rio Mississipi nasce nos lago Itasca, região dos Grandes Lagos, e corre para o sul em direção ao Golfo do México;O Rio Grande, faz divisa entre os EUA e o México;Entre os lagos Eriê e Ontário, encontra-se a Cataratas do Niágara.

  16. Os cinco grandes lagos (EUA-Canadá)

  17. América do Sul Encontra-se nesta região as duas maiores bacias hidrográficas no planeta: Amazônica e Platina. Ao norte da América do Sul está a Bacia do Orenoco, que nasce na Cordilheira dos Andes e deságua no Atlântico. Na América do Sul encontra-se ainda o maior rio do Mundo: o Amazonas. Seus principais afluentes são: o Purus, o Madeira, o Xingu e o Tapajós. Na margem esquerda, com menor expressão, encontra-se o rio Negro.

  18. Hidrografia da América do Sul

  19. Bacia Amazônica

  20. Rio Amazonas Comprimento: 6992 km Nascente : Nevado Mismi, Peru Altitude da nascente: 5 270 m Foz: Oceano Atlântico Área da bacia: 7 050 000 km² Afluentes principais: Rio Purus, Rio Negro, Rio Madeira, Rio Uatumã, Rio Tapajós, Rio Curuá, Rio Xingu. Países: Peru, Colômbia e Brasil Países da bacia hidrográfica: Peru Colômbia Brasil Venezuela Bolívia Equador Guiana

  21. Lagos Sul-americanosMaracaibo, na Venezuela; Localização País Venezuela Características Área * 13.000 km² É o maior lago da América Latina e o vigésimo terceiro lago em extensão do mundo. Grandes reservas de petróleo.

  22. Lagos Sul-americanosTiticaca, nos Andes. Características Altitude: 3.821 m Área: 8.300 km² Profundidade média: 140 m Profundidade máxima: 280 m

More Related