1 / 10

24.1 – Processos unidirecionais

Capítulo 24 – Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. 24.1 – Processos unidirecionais. Alguns processos não ocorrem espontaneamente , apesar de não violarem a conservação da energia. Exemplos :. Todas as moléculas de ar desta sala se concentrarem em um canto da mesma.

laban
Download Presentation

24.1 – Processos unidirecionais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Capítulo24 – Entropia e a SegundaLei da Termodinâmica 24.1 – Processosunidirecionais Algunsprocessosnãoocorremespontaneamente, apesarde nãoviolarem a conservação da energia Exemplos: • Todas as moléculas de ardestasala se concentraremem um canto da mesma • Uma haste de metal, com temperaturauniforme, esfriaremumaextremidade e se aquecernaoutra • Um blocoemuma mesa com atrito se esfriar e começar a se mover Note que todos os processos inversos ocorrem! Veremos que estes processos não ocorrem porque violam a 2ª Lei da Termodinâmica

  2. A 2a. Lei da Termodinâmicanosdizqueexiste um sentidopara a seta do tempo: é porissoquealgunsfilmesnosparecemabsurdosquandopassados do futuropara o passado… Porexemplo: http://www.youtube.com/watch?v=JAEEsTmwouQ Taisprocessossãochamados de irreversíveis. Emprocessosirreversíveis, a entropiasempreaumenta, comoveremos a seguir. O sentido do aumento da entropia é aquele da seta do tempo.

  3. 24.2 – Definição de variação de entropia Definição- variação de entropiaem um processoreversível e infinitesimal: Para um processoreversível, podemosescrever: Unidades S.I.: J/K Sabemostambémque: Assim: Variação de entropia: (reversível) Se o processo for isotérmico: 1a Lei: A entropia é umafunção de estado – vamosilustrarissopara o caso de um gás ideal:

  4. Lei dos gases: Assim, podemosescrever: Variação de entropiadependeapenas dos estadosinicial e final e não do processo (caminho de integração) Entropia é umavariável de estado!

  5. 24.3 – Variação de entropiaemprocessosirreversíveis Por se tratar de um processoirreversível, nãopodemosintegrardiretamente Estratégia: Como a entropia é umavariável de estado, bastaencontrar um processoreversívelqueligueosmesmosestadosinicial e final do processoirreversível

  6. Exemploilustrativo: Processoreversível: Pedra é trazida lentamente para a água, queporsuavez é aquecidareversivelmenteaté a mesmatemperatura final Processoirreversível: Pedracai e aquece a água

More Related