310 likes | 790 Views
Introdução à Robótica. PROF. ANDRÉ LUÍS MARQUES MARCATO E-mail: andre.marcato@ufjf.edu.br PPEE – Sala 206 – 2102 3460 Apresentação: 06. Cinemática Cinemática de Estruturas de Manipuladores Típicos. Braço Antropomórfico. Braço Antropomórfico. Braço Antropomórfico. Braço Antropomórfico.
E N D
Introdução à Robótica PROF. ANDRÉ LUÍS MARQUES MARCATOE-mail: andre.marcato@ufjf.edu.br PPEE – Sala 206 – 2102 3460 Apresentação: 06 Cinemática Cinemática de Estruturas de Manipuladores Típicos
Punho Esférico As variáveis-junta começam a ser numeradas progressivamente a partir de 4, pois imagina-se que o pulso é montado em um braço de 3 DOF para compor um manipulador de 6 DOF O pulso é esférico pois todos os eixos de revolução se interceptam em um único ponto Uma vez que z3, z4 e z5 foram estabelecidos e x3 foi escolhido, existe uma indeterminação na escolha de x4 e x5. Os parâmetros de DH são os seguintes:
Braço Antropormófico com Punho Esférico Comparando-se as duas figuras percebe-se que a transformação não pode ser obtida pela multiplicação das matrizes de transformação homogênea T30 e T63, uma vez que o frame 3 do braço antropormófico não pode coincidir com o frame 3 do pulso esférico. Existem duas soluções: Criar uma constante de transformação entre os dois frames alinhando-os. Representar os parâmetros de DH para a estrutura completa.