150 likes | 305 Views
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LES 0180 – Introdução a Administração Prof. Responsável: Evaristo Marzabal Neves Apoio Didático: Natália de C. Trombeta e Aline C. Fermino. Administrar o tempo é planejar a vida. Eduardo C. Chaves. Piracicaba, 2009.
E N D
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” LES 0180 – Introdução a Administração Prof. Responsável: Evaristo Marzabal Neves Apoio Didático: Natália de C. Trombeta e Aline C. Fermino Administrar o tempo é planejar a vida Eduardo C. Chaves Piracicaba, 2009
Administrar o tempo é planejar a vida • Administrar o tempo não é uma questão de ficar contando os minutos dedicados a cada atividade: é uma questão de saber definir prioridades.
Administrar o tempo é planejar a vida 2. Dentre as coisas que vamos listar como prioritárias, algumas estarão ali porque nos são importantes, e, outras, porque são urgentes.
Administrar o tempo é planejar a vida 3. Não somos donos de todo o nosso tempo. Não temos, em relação ao nosso tempo, toda a autonomia que gostaríamos de ter.
Administrar o tempo é planejar a vida 4. Acontece, porém, que geralmente usamos mal o tempo que dedicamos ao trabalho/estudo ou mesmo o tempo que passamos em casa (muitas vezes usamos o nosso tempo para fazer o que não é nem importante, nem urgente, mas apenas algo que sempre fizemos, pela força do hábito)
Administrar o tempo é planejar a vida 5. Administrar o tempo é ganhar autonomia sobre a sua vida, não é ficar escravo do relógio.
Administrar o tempo é planejar a vida 6. O tempo é distribuído entre as pessoas de forma bem mais democrática que muitos outros recursos de que nós dependemos (como, por exemplo, a inteligência). Todos os dias cada um de nós recebe exatamente 24 horas (a menos que seja o último dia de nossas vidas). O importante é perceber que o tempo, apesar de democraticamente distribuído, é um recurso altamente perecível.
Administrar o tempo é planejar a vida 7. Há os que afirmam, hoje, que o recurso mais escasso em nossa sociedade não é dinheiro, não são matérias primas, não é energia, não é nem mesmo inteligência: é tempo.
Administrar o tempo é planejar a vida 8. Quem tem tempo não é quem não faz nada: é quem consegue administrar o tempo que tem de modo a poder fazer aquilo que quer.
Administrar o tempo é planejar a vida 9. Ser produtivo é, em primeiro lugar, saber administrar o tempo, ter sentido de direção, saber aonde se vai.
Administrar o tempo é planejar a vida 10. Administrar o tempo, em última instância, é planejar estrategicamente a nossa vida. Em 1º lugar, saber aonde queremos chegar (definir objetivos, buscando orientação). Em 2º lugar estabelecer estratégias, transformar objetivos em metas e decidir como as metas serão alcançadas. Em 3º lugar, criar planos táticos e explorar as alternativas específicas disponíveis. Em 4º lugar, fazer o que tem de ser feito.
Administrar o tempo é planejar a vida 11. Tudo começa com uma velocidade tão simples: se você não sabe aonde quer chegar, provavelmente nunca vai chegar lá – por mais tempo que tenha.
Administrar o tempo é planejar a vida 12. Quando o nosso tempo termina, acaba a nossa vida. Não há maneira de obter mais. Por isso, tempo é vida. Quem administra o tempo ganha vida, mesmo vivendo o mesmo tempo.
As quatro perguntas Matadoras • O que estou fazendo que não precisa ser feito? (P. Drucker) • O que estou fazendo que poderia ser feito por outra pessoa? (P. Drucker) • O que eu estou fazendo que só eu posso fazer? (P. Drucker) • O que eu deveria fazer que não estou fazendo? (A. Matos e D. Monteiro)