150 likes | 446 Views
Astronomia do Oriente. Jeferson E. Oliveira. Contribuição dos Chineses para a Astronomia. Muito da astronomia chinesa servia aos propósitos de medir o tempo .
E N D
Astronomia do Oriente Jeferson E. Oliveira
Contribuição dos Chineses para a Astronomia Muito da astronomia chinesa servia aos propósitos de medir o tempo. Os chineses usavam um calendário lunar-solar, mas devido à diferença entre os ciclos do Sol e da Lua, astrônomos frequentemente preparavam novos calendários e faziam observações para esse propósito. Vários séculos antes de Cristo, os chineses sabiam a duração do ano e usavam um calendário de 365 dias. Deixaram registros de anotações precisas de cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.C. Mais tarde, também observaram as estrelas que agora chamamos de novas.
Por exemplo, a supernova que criou a Nebulosa do Caranguejo em 1054 é um exemplo de uma "estrela novata" observada por astrônomos chineses, embora tal fenômeno não tenha sido registrado pelos europeus contemporâneos.
Calendário Chinês O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico que há na história dos povos. E com o calendário, onde cada ano recebe o nome de um dos 12 animais: galo, cão, porco, rato, búfalo, tigre, gato, dragão, serpente, cavalo, cobra e macaco, surgiu o horóscopo chinês. Os anos do Dragão repetem-se a cada 12 anos. O ano do Dragão Dourado ocorre uma vez a cada 3000 anos e é suposto trazer a harmonia completa dos cinco elementos da filosofia chinesa (metal, madeira, água, fogo e terra.
Representação do Calendário Chinês A astronomia na China, como na Mesopotâmia, foi essencialmente religiosa e astrológica. Há dificuldade de reconstituir todo o conhecimento astronômico chinês, pois no ano 213 a.C. todos os livros foram queimados por decreto imperial. O que existe de mais antigo em matéria de astronomia remonta ao século IX a.C.
Registros detalhados de observações astronômicas eram feitos desde o século VI a.C, até a introdução da astronomia ocidental e do telescópio no século XVII. Astrônomos chineses eram capazes de predizer com precisão eclipses e cometas.
Contribuição dos Árabes para a Astronomia A parte instrumental e geométrica (com forte influência grega) foi o legado desse povo.
Parte Histórica. Na astronomia, Al-Batani melhorou as medidas de Hiparco, preservadas na tradução do grego 'HèMegalèSyntaxis' (O grande tratado) traduzida como Almagesto. Al-Batani melhorou, também, a precisão das medidas da precessãodo eixo de rotação da terra. Ibnal-Sarraj inventou uma série de astrolábios, quadrantes, grades trigonométricas e outros instrumentos que foram extremamente inovadores na época e que mais tarde foram utilizados pelos europeus quando iniciaram as grandes navegações para a descoberta de novos mundos.
Esquema do Astrolábio Ver vídeo 1, 2 e 3.
Quadrante Tinha como finalidade tomar as alturas dosastros e era geralmente feito de madeira ou latão. Era graças a esse fio que se lia a graduação que indicava a altura do astro. O quadrante permitia determinar a latitude entre o ponto de partida e o lugar onde a embarcação se encontrava, cujo o cálculo se baseava na altura da Estrela Polar ou a altura de um astro qualquer ao cruzar o meridiano do local.