1 / 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em Assuntos Educacionais: Karolina Carvalho de Farias. SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR.

les
Download Presentation

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em Assuntos Educacionais: Karolina Carvalho de Farias

  2. SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 • Finalidades: • Melhoria da qualidade do ensino • Orientação da expansão da oferta • Aumento da eficácia Institucional e efetividade acadêmica e social • É formado por três componentes principais: • Avaliação Institucional • Avaliação de Curso • Avaliação de Estudantes

  3. PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO -Auto avaliação (Comissão Própria de Avaliação - CPA) • Avaliação Externa (INEP – Comissões de Avaliação) • ENADE ( Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) • Instrumentos de Informações (CENSO E Cadastro) Avaliação do Curso: Será realizada através de três dimensões: 1-Organização Didático Pedagógica 2- Corpo Docente 3- Infraestrutura

  4. REUNIÕES COM A COMISSÃO A Comissão Avaliadora irá se reunir com os diversos grupos que constituem o curso: - Dirigentes da IES (Reitoria, Centro e Departamento) - Coordenador de Curso - Comissão Própria de Avaliação - CPA - Discentes - Docentes

  5. SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR QUAL O PAPEL DO DOCENTE NO PROCESSO AVALIATIVO?

  6. O PAPEL DO DOCENTE NA AVALIAÇÃO • Os docentes que estão cadastrados no e-MEC deverão entregar os seguintes documentos: • - Cópia de certificados/diplomas dos docentes contendo suas titulações acadêmicas. • Cópia da carteira profissional para comprovar experiência docente ou profissional, em áreas afins, anterior à UFPE e/ou atualmente, se for o caso. • - Cópia das produções científicas dos últimos 3 (três) anos (2009 - 2010 e 2011). • O docente que se omitir na entrega deste material estará potencialmente prejudicando a avaliação do curso, podendo responder a inquérito administrativo na UFPE.

  7. O PAPEL DO DOCENTE NA AVALIAÇÃO Durante a visita da Comissão, serão realizadas entrevistas com os docentes, assim, é recomendado que aqueles cadastrados para avaliação, se atualizem sobre as informações do curso. • Documentos e instância para conhecimento: • 1.PPC – Projeto Pedagógico do Curso 2. PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 3. Regulamento do Colegiado de Curso 4. Regimento da IES • 5.CPA – Comissão Própria de Avaliação • 6. NDE – Núcleo Docente Estruturante

  8. O PAPEL DO DOCENTE NA AVALIAÇÃO Finalidades da entrevista: • Verificar as percepções dos docentes acerca do PPC. • Identificar as políticas voltadas aos docentes. • Observar suas atividades desenvolvidas. • Colher opiniões sobre a IES e o Curso. Todas as atividades da Comissão são agendadas previamente permitindo que os envolvidos no processo possam se organizar e o docente deverá estar disponível na data e horário agendados.

  9. PERGUNTAS FRENQUENTES NAS ENTREVISTAS - Como se dá a participação dos docentes no planejamento e gestão do curso? - Como se operacionaliza, na prática pedagógica, a flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade e a articulação da teoria com a prática? - Como são trabalhadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto do curso? - Qual a percepção dos docentes em relação às políticas de capacitação docente e participação em eventos?

  10. PERGUNTAS FRENQUENTES NAS ENTREVISTAS - Qual a apreciação dos docentes sobre a funcionalidade do sistema de registro e controle acadêmico (SIG@)? - Qual a apreciação dos docentes em relação à infraestrutura e apoio às atividades acadêmicas? - Qual a percepção sobre a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão? - Como é elaborado e como ocorre a divulgação das políticas institucionais constantes no PDI?

  11. INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS PPC – Projeto Pedagógico do Curso: É o documento orientador de um curso que traduz as políticas acadêmicas institucionais com base nas DCNs. Entre outros elementos, é composto pelos conhecimentos e saberes necessários à formação das competências estabelecidas a partir de perfil do egresso; estrutura e conteúdo curricular; ementário; bibliografia básica e complementar; estratégias de ensino; docentes; recursos materiais; laboratórios e infraestrutura de apoio ao pleno funcionamento do curso.

  12. INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS CPA – Comissão Própria de Avaliação: Foi instituída pela LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. Possui atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior.

  13. INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional: É o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da IES, no que diz respeito à sua filosofia de trabalho; à missão a que se propõe; às estratégias para atingir suas metas e objetivos; à sua estrutura organizacional e ao Projeto Pedagógico Institucional com as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve ou que pretende desenvolver.

  14. INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS NDE – Núcleo Docente Estruturante: Conjunto de professores, composto por pelo menos cinco docentes do curso, de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral ou parcial, que respondem mais diretamente pela concepção, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (Resolução CONAES N° 1, de 17/06/2010). Colegiado de Curso: Instância de tomada de decisões administrativas e acadêmicas constituída por representação discentes e docentes.

  15. INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE TODOS. OBRIGADO! Recife, Setembro de 2012.

More Related