1 / 23

aja com ÉTICA; melhore o BRASIL Professores: Inairo Gomes e Edimar Miguel

Atualização Profissional destinada à Equipe do Centro de Imagens e Informações Geográficas do Exército Brasileiro EXERCÍCIO DA CIDADANIA Convite formulado pelo Oficial Samuel. aja com ÉTICA; melhore o BRASIL Professores: Inairo Gomes e Edimar Miguel.

lihua
Download Presentation

aja com ÉTICA; melhore o BRASIL Professores: Inairo Gomes e Edimar Miguel

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Atualização Profissional destinada à Equipe doCentro de Imagens e Informações Geográficas do Exército BrasileiroEXERCÍCIO DA CIDADANIAConvite formulado pelo Oficial Samuel

  2. aja com ÉTICA; melhore o BRASILProfessores: Inairo Gomes e Edimar Miguel

  3. SOBERANIACIDADANIADIGNIDADEVALOR

  4. SOBERANIA3.Autoridade moral, tida como suprema; poder supremo: 4.Propriedade que tem um Estado de ser uma ordem suprema que não deve a sua validade a nenhuma outra ordem superior. 5.O complexo dos poderes que formam uma nação politicamente organizada.(fonte: Dicionário Aurélio)

  5. ElementosÉ um poder (faculdade de impor aos outros um comando a que eles ficam a dever obediência), perpétuo (não pode ser limitado no tempo),é absoluto (não está sujeito a condições ou encargos postos por outrem, não recebe ordens ou instruções de ninguém e não é responsável perante nenhum outro poder).

  6. CaracterísticasÉ una e indivisível (não pode haver dois Estados no mesmo território), é própria e não delegada, é irrevogável, é suprema na ordem interna (não admite outro poder com quem tenha de partilhar a autoridade do Estado), é independente na ordem internacional (o Estado não depende de nenhum poder supranacional e só se considera vinculado pelas normas de direito internacional resultantes de tratados livremente celebrados ou de costumes voluntariamente aceitos).

  7. FaculdadesPoder legislativo (fazer e revogar as leis), poder de declarar a guerra e fazer a paz, poder de instituir cargos públicos, poder de cunhar e emitir moeda, poder de lançar impostos e taxas, etc.

  8. Limiteso poder político do Estado é absoluto dentro de seus limites, sendo impossível um Estado arbitrário ou sem limites. O rol de limitações da soberania se divide em:Necessárias: decorrem da própria natureza da soberania, logo não pode transpor o direito, a moral, a família, a religião, os direitos individuaise a soberania externa. Contingentes: originaram-se de circunstâncias variáveis como a época ou o tipo de sociedade. BibliografiaBONAVIDES, Paulo.Ciência Política. São Paulo. Malheiros, 1999.

  9. CIDADANIAqualifica a Pessoa Física: a) no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, e, no desempenho de seus deveres para com este.b) Habitante da cidade. c)Indivíduo, Pessoa.d)Cidadão do mundo: Pessoa que põe os interesses da humanidade acima dos da pátria; cidadão do Universo.

  10. DIGNIDADE:Autoridade Moral, Honestidade, Honra, Respeitabilidade, Decência, Decoro, Respeito a si mesmo; Amor-próprio, Brio, Pundonor.

  11. SOBERANIA, CIDADANIA e DIGNIDADE resultaem:VALOR : Qualidade de quem tem força; audácia, coragem, valentia, vigor. Qualidade pela qual determinada pessoa é estimável em maior ou menor grau; mérito ou merecimento; valia. Importância de determinada Pessoa. Estima, apreço e consideração.

  12. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Dos Princípios Fundamentais Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:I – a SOBERANIA;II - a CIDADANIA;III - a DIGNIDADEda pessoa humana;IV - os VALORES sociais do trabalho e da livre iniciativa;V - o pluralismo político.Parágrafo único. Todo o poder emana do POVO, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  13. Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

  14. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:.........................................................................................IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua famíliacom moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.O LIMITE DE ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA É DE R$1.499,15EIS O PARÂMETRO PARA O SALÁRIO MÍNIMO; Embora ainda insuficiente.

  15. Filosofando sobre as idéias Observando os fatos Thomas Hobbes, imaginou o Governo forte para defender e servir ao Povo A prioridade do governo atual é se servir do poder John Locke, defendeu a igualdade das Pessoas; base da democracia moderna desigualdades e injustiças Montesquieu, pensou na divisão de poderes; “só o poder freia o poder.” Promiscuidade na cúpula dos poderes

  16. exercício da CIDADANIA:Primeiro Passo: Consciência(sensibilidade com a causa social)Segundo Passo: Interação(conversando e debatendo os principais problemas)Terceiro Passo: Atitude(agindo, fazendo, reunindo, requerendo, falando, olhando, estando presente).

  17. Qualquer pessoa que tenha “Ficha Limpa” pode e deve exercer sua CIDADANIA.De que forma?Participando, Mobilizando, e, Controlando.

  18. PARTICIPAÇÃO SOCIALComo se faz ?As Pessoas podem participar do dia-a-dia de sua cidade de diversas formas:- assistindo as sessões na Câmara Legislativa;- assistindo as reuniões na Associação Municipal (ONG);- orientando as pessoas, os jovens a não jogarem lixo na rua, não quebrar placas, vidros e danificar a cidade;- fazer e participar de mutirões para limpeza pública;- e, outras formas.

  19. MOBILIZAÇÃOSOCIALComo se faz?AlémdaPARTICIPAÇÃO as Pessoaspodemfazermobilizaçõesdaseguinte forma:- divulgando a todos, osassuntos de interessedacomunidade;- convocando a Família e parentesparatambémdivulgarem;- distribuirpanfletos, anúncios, sobrereuniões das Associações de Bairros e CâmaraLegislativa;- convidarprofessores, estudantesparaassistiremreuniõessociais;- usarosambientesfamiliares, profissionais, sociais e religiososparaabordarassuntos de interessecoletivo.

  20. CONTROLESOCIALComo se faz?AlémdaPARTICIPAÇÃO e daMOBILIZAÇÃO as Pessoaspodem, também, exercer o CONTROLE SOCIAL:- exigindo, do Executivo, a implantação de ORÇAMENTO PARTICIPATIVO;- acompanhando a execução do orçamento;- acompanhando o processolicitatório;- exigindo PRESTAÇÃO DE CONTAS;- cobrando, dos Vereadores, leis adequadas à população;- exigindo, daCâmaraLegislativa, a fiscalização dos atos do Executivo;- denunciando, aoJudiciário e MinistérioPúblico, osatos de abusos de autoridade e desvios de recursospúblicos;- e, muitomais…

  21. PARTICIPAÇÃO, MOBILIZAÇÃO eCONTROLESOCIALeis as formas de exercer a C I D A D A N I A sem a qualnãohaverá:- SOBERANIA, nem Estado- DIGNIDADE, nemrespeito à vida- VALORES, nemÉtica ...

  22. O INSTITUTO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE – IFC CAPACITA, APOIA, ASSESSORA E PARTICIPA, DIRETAMENTE, NOS TRABALHOS DE CONTROLE SOCIAL REALIZADOS NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROSSAIBA MAIS SOBRE O IFC, acesse: http://www.ifc.org.br/

  23. A Universidade do Mérito é uma escola sem portas e sem fronteiras; aberta a qualquer Pessoa interessada em aprender e a ensinar. Seu alicerce está insofismavelmente ancorado na verdadeira ÉTICA CIENTÍFICAsaibam mais, visitem www.unimerito.com.br

More Related