80 likes | 301 Views
Arqueologia. Lápide honorífica MNMC 150 Séc. IV Altura 135 cm calcário
E N D
Lápide honorífica MNMC 150 Séc. IV Altura 135 cm calcário Descoberta em 1888, esta lápide, dedicada pela cidade de Aeminium ao «dilecto príncipe Flávio Valério Constâncio…» tem a maior importância para Coimbra. Ela confirma documentalmente o seu nome romano e sugere, pela data de 305-306, que a grande benfeitoria concedida por Constâncio Cloro possa ter sido a construção da muralha.
Retrato de Agripina MNMC 10135 Séc. I Altura 54 cm mármore Este retrato, certamente proveniente da basílica, foi encontrado nos entulhos do criptóportico. Trata-se de Agripina, a Antiga, quarta mulher do imperador Cláudio e mãe de Nero, aqui representada por um artista provincial, copiando um modelo itálico, do chamado ‘tipo Capitólio-Veneza’.
Retrato feminino MNMC 10137 Séc. I Altura 32 cm mármore Retrato executado por artista provincial, esta cabeça foi igualmente encontrado nos entulhos do criptóportico. O véu, o penteado e os traços gerais do rosto aproximam-na dos retratos de Lívia, integrados no ‘tipo Salus’, embora não se possa afirmar que a retratada seja esta imperatriz, mulher de Augusto.
Retrato de Vespasiano MNMC 10136 Séc. I Altura 29,5 cm mármore Claramente um retrato contemporâneo de Vespasiano, traduzindo não só as feições mas também a expressão de fadiga, habitual nas representações do imperador, esta obra, proveniente do criptopórtico, foi interpretada como reutilização de uma cabeça de Nero cuja memória nem os governantes nem o povo desejavam perpetuar.
Retrato de Trajano MNMC 10134 Séc. I –Séc. II Altura 70 cm mármore Também encontrada no criptopórtico, esta representação de Trajano, coroado de louros, é um retrato feito em vida do imperador. O artista, provincial, segue de perto o tipo ‘coroa cívica’ e transmite, de forma rude mas expressiva, a forte personalidade do Optimus Princeps.
Árula votiva MNMC 10138 Séc. II – Séc III Altura 18,2 cm calcário A sua oferta desta árula ao Génio da Basílica representa um testemunho importante do culto do Genius, difundido na Lusitânia a partir do último quartel do séc. I. A parte inferior da peça desapareceu, deixando a inscrição incompleta.