1 / 12

ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA EXTREMIDADE A OUTRA, DA TERRA. 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM

ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA EXTREMIDADE A OUTRA, DA TERRA. 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM 18 DE NOVEMBRO DE 2012. APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS LEITURA I – Dan 12,1-3 Salmo 15 (16) LEITURA II – Heb 10,11-14.18 EVANGELHO – Mc 13,24-32.

lindsay
Download Presentation

ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA EXTREMIDADE A OUTRA, DA TERRA. 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA EXTREMIDADE A OUTRA, DA TERRA. 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM 18 DE NOVEMBRO DE 2012

  2. APROFUNDANDO OS TEXTOS BÍBLICOS LEITURA I – Dan 12,1-3 Salmo 15 (16) LEITURA II – Heb 10,11-14.18 EVANGELHO – Mc 13,24-32

  3. A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum apresenta-nos, fundamentalmente, um convite à esperança. Convida-nos a confiar nesse Deus libertador, Senhor da história, que tem um projeto de vida definitiva para os homens. Ele vai – dizem os nossos textos – mudar a noite do mundo numa aurora de vida sem fim

  4. A primeira leitura, Dan 12,1-3, anuncia aos cristãos perseguidos e desanimados a chegada iminente do tempo da intervenção libertadora de Deus para salvar o Povo fiel. É esta a esperança que deve sustentar os justos, chamados a permanecerem fiéis a Deus, apesar da perseguição e da prova. A sua constância e fidelidade serão recompensadas com a vida eterna.

  5. A segunda leitura Heb 10,11-14.18 lembra que Jesus veio ao mundo para concretizar o projeto de Deus no sentido de libertar o homem do pecado e de o inserir numa dinâmica de vida eterna. Com a sua vida e com o seu testemunho, Ele ensinou-nos a vencer o egoísmo e o pecado e a fazer da vida um dom de amor a Deus e aos irmãos. É esse o caminho do mundo novo e da vida definitiva.

  6. ATUALIZAÇÃO No Evangelho, Jesus garante-nos que, num futuro sem data marcada, o mundo velho do egoísmo e do pecado vai cair e que, em seu lugar, Deus vai fazer aparecer um mundo novo, de vida e de felicidade sem fim. Aos seus discípulos, Jesus pede que estejam atentos aos sinais que anunciam essa nova realidade e disponíveis para acolher os projetos, os apelos e os desafios de Deus.

  7. É preciso, ainda, ter presente que este mundo novo – que está permanentemente a fazer-se e depende do nosso testemunho – nunca será uma realidade plena nesta terra (a nossa caminhada neste mundo será sempre marcada pela nossa finitude, pelos nossos limites, pela nossa imperfeição). O mundo novo sonhado por Deus é uma realidade escatológica, cuja plenitude só acontecerá depois de Cristo, o Senhor, ter destruído definitivamente o mal que nos torna escravos.

  8. “a nossa caminhada neste mundo será sempre marcada pela nossa finitude, pelos nossos limites, pela nossa imperfeição”.

  9. PARA A SEMANA QUE SE SEGUE…Virados para a vinda de Cristo… Os textos da Escritura proclamados neste domingo recordam-nos que este momento virá e que nós não conhecemos nem o dia nem a hora… A convite destes textos, porque não suscitar diálogo e debate sobre este tema?Estou pronto? Estou pronta?

  10. À margem da dimensão escatológica da fé coloca-se a questão da vigilância, à qual o Advento nos interpelará de uma maneira forte. Cristo diz que ninguém conhece o momento do seu regresso… Perguntemo-nos, então, se estamos preparados para este encontro…

  11. TEXTOS EXTRAÍDOS DO PORTAL DAHONIANOS Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos)

  12. Marineves Jesus de Lima

More Related