350 likes | 632 Views
RAÇAS EQUINAS. Mangalarga Paulista. Origem - raças Alter e Andaluz; Com a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil foram trazidos os melhores espécimes da Coudelaria Real de Alter do Chão; Os criadores buscavam animal com andamentos cômodos para lidar nas fazendas.
E N D
Mangalarga Paulista • Origem - raças Alter e Andaluz; • Com a vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil foram trazidos os melhores espécimes da Coudelaria Real de Alter do Chão; • Os criadores buscavam animal com andamentos cômodos para lidar nas fazendas.
Cruzamentos- PSI, Árabe, Anglo-Árabe e American Saddle Horse.
Aptidões: Basicamente cavalo de sela, serve para lida com gado, enduro, hipismo rural, prova de rédeas, baliza e tambor.
Turbante JO-Garanhão do Século. Reprodutor do Ano desde 1982.
Mangalarga Marchador • Fundado no Brasil, no Sul do Estado de Minas Gerais - o Mangalarga Marchador tem como função principal a marcha, que é distinta das outras encontradas nos demais marchadores do mundo. • Temperamento ativo e dócil; resistência; inteligência; rusticidade.
Altura mínima de 1,47 e máxima de 1,57 metros, sendo 1,52 a altura ideal.Os objetivos da raça – também conseguidos através do adestramento dos animais – são as exposições, os concursos de marcha, o enduro, a lida com o gado e as provas funcionais.
O Mangalarga Marchador teve como berço a fazenda Campo Alegre, no Sul de Minas. Há várias versões para o nome Mangalarga Marchador, mas a mais consistente está relacionada à fazenda Mangalarga.
Brasileiro de Hipismo 1977 - ABCCH- Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Hipismo. Produzir no Brasil cavalos aptos aos esportes olímpicos que pudessem competir em igualdade com cavalos europeus.
É um típico cavalo de sela, com aptidão para quaisquer modalidades de salto, adestramento ou concurso completo de equitação. É um cavalo de tamanho grande (de 1,65 a 1,75), de boa índole e temperamento ardente. É uma raça vivaz e energética de trote muito cômodo, ágil, inteligente, muito dócil e fácil de lidar.
Raças formadoras: Hanoverano, trakehner, sela francês, sela holandês, puro sangue inglês, westfalen, etc.
Campolina Em 1857- Sr. Cassiano Campolina cruzou éguas selecionadas com reprodutores de marcha. Acréscimo de sangue Andaluz.
Características: porte grande e delicado, cabeça seca, perfil sub-convexo para retilíneo, olhar vivo, orelhas médias tendendo para longas, pescoço musculoso e rodado, tendendo para comprido; crinas fartas e sedosas; garupa ampla e longa, suavemente inclinada; anca arredondada, cauda de inserção baixa.
Altura ideal: 1,62 e Fêmeas = 1,56. Admitidas todas as pelagens e particularidades.
Pôneis: Shetland Origem: ilhas Shetland É a menor e a mais característica raça eqüina inglesa, com altura de 0,65 a 1,20m.
Qualquer pelagem é permitida, sendo os tobianos os mais apreciados. Adaptam–se a todos os tipos de trabalho compatíveis ao seu tamanho, tendo sido utilizados por animais de carga em grandes profundidades.
Pônei Brasileiro Origem- Shetland” da Escócia, dos “Falabella” da Argentina, além de alguma influência de animais oriundos do Paraguai e Uruguai.
Padrão Racial- a sua altura não pode ultrapassar 100cm para machos e 110cm para fêmeas, sendo a estatura ideal 0,90cm. Eqüino de dupla aptidão – sela e tração leve São permitidas quase todas as pelagens, exceto albino e animais salgos.
Mini-Horse Associação fundada em novembro de 2002 na cidade de Porto Alegre .
É uma “dissidência” da ABCC Pônei - São Paulo e Rio Grande do Sul. O padrão é basicamente o mesmo do Pônei, com ênfase em obter um animal funcional. E é permitido o registro de animais salgos.
BretãoNo Brasil, o Bretão existe desde a década de 30 e na França desde o século XIX.
-Raça de tração pesada ou de tiro. As primeiras importações foram feitas pelo Exército Brasileiro Sua força é capaz de tracionar 4 vezes o seu peso (animais bem treinados para a atividade).
Éguas têm grande habilidade materna : boas receptoras de embriões e amas de leite.
Percheron Origem-as éguas nativas da região de Le Perche na França foram acasaladas com garanhões árabes, durante a Idade Media.
Altura(cm): 160-172;Porte: PesadoPelagem: Tordilho/preto Uso: Tração pesada Musculatura: Forte
Percheron no Brasil- no início do século - Exército Brasileiro, Cia. Matarazzo ,Companhia Cervejaria Antárctica. • - Usados para puxar as carroças de entrega dessas companhias na cidade de São Paulo.
-1o. Animal PO nascido e registrado em Bagé (1938) -Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e, principalmente Rio Grande do Sul são os que possuem maior concentração de cavalos dessa raça.