130 likes | 259 Views
olá. Esta é a terceira e última apresentaçao sobre a minha cidade. Tem sido um pouco dificil para arrumar uma cámara.... Porem, melhor tarde que nunca. Aquí tem uma pequena mostra do lugar onde procuramos facer nossas actividades.
E N D
olá.Esta é a terceira e última apresentaçao sobre a minha cidade. Tem sido um pouco dificil para arrumar uma cámara.... Porem, melhor tarde que nunca. Aquí tem uma pequena mostra do lugar onde procuramos facer nossas actividades
Este é o famoso “Ateneu popular Julia Romera” do que eu falei tantas vezes Assim é desde o exterior...
JULIA ROMERA YAÑEZ • Nasceu no ano 1916 em Mazarrón (Murcia). No 1921, os avós dela lhe trazerrampara Santa Coloma de Gramanet. Aos 14 anos comenzou trabalhar em Pañolerias Baró, S.A. Após a caída da dictadura do general Primo de Rivera e com a chegada de la República, a CNT voltou a se organizar e Julia afiliou-se. Tinha crescido numa familia de tradiçao libertaria e desde muito nova viviu a luta sindical. Aproximadamente no ano 1933 constituiu-se em Santa Coloma as Juventudes Libertarias. • O liderazgo natural de Julia convirtiou-se no centro da atençao do grupo. No 1936 as Juventudes Libertarias e os membros da CNT fizeram frente ao golpe militar e marcharam à Aragón, Julia ficou em Santa Coloma e alternou os cargos de tesorería e secretaria general da UJL. O 27 de janeiro de 1939 as tropas do exército marroquín ocuparam as ruas de Santa Coloma e comenzou um período muito represivo. No municipio naseu entao a Unión de Juventudes Antifascistas UJA aberta a otras correntes ideológicas republicanas. O 30 de maio do 1939 foi detida e levada a can Coronel, onde había dependencias da Guardia Civil, onde foi obligada a confesar sua militancia nas Juventudes Libertarias e a UJA. • No primeiro de janeiro de 1939 foi ingressada na Prisao Provincial de Mulheres, no Palacio de Justicia de Barcelona. O 2 de janeiro de 1940 foi sometida judicio sumarísimo de urgencia e condenada a reclusiao perpetua. No seis de septembre de 1941 morreu prematuramente na prisao.
Aquí se celebran atos de todo tipo: teatro, concertos, mitines políticos... Hoje apenas tinha uma pequena reuniao
E tudo mais Por exemplo, ésta é a lojinha (la botigueta) da cooperativa de consumo. Aquí se pode achar un montao de produtos de agricultura ecológica e comercio justo, mais a verdura fresca que é distribuida toda quarta (esse dia nao había...)
E esta é a biblioteca (no sótano) se vem poucos livros, tem muitos mais (uns 2000)
nesta sala damos as conferencias e olhamos os films. Também fazemos festas e concertos o mais dificil é a limpeza posterior
Pois...isso foi tudo...de momento ATÉ A PRÓXiMA!!! E nao esqueçan visitar www.ara-santacoloma.com