190 likes | 519 Views
Psicologia B 12º ano. Emoção Compreender as capacidades mentais do ser humano. A Emoção. são elementos do comportamento humano, que podem ser agradáveis ou desagradáveis e que são desencadeadas por diferentes situações. A Emoção.
E N D
Psicologia B 12º ano Emoção Compreender as capacidades mentais do ser humano.
A Emoção • são elementos do comportamento humano, que podem ser agradáveis ou desagradáveis e que são desencadeadas por diferentes situações.
A Emoção Existem situações propícias que podem desencadear emoções que são as situações inéditas, que foram adjectivadas por Piaget e Fraisse de novas, insólitas e inesperadas.
A EmoçãoAfectos, sentimentos e emoções • Afectos : São predisposições do individuo para reagir de maneira agradável ou desgradável perante as relações que tem com as pessoas que o envolve.
A Emoção Afectos, sentimentos e emoções • Sentimentos : São estados afectivos agradáveis ou desagradáveis que modera a relação do indinvidou com as pessoas em relação. É um estado interior que um individuo possuí.
A Emoção Afectos, sentimentos e emoções • Emoções : São reacções a acontecimentos, que surgem subitamente e de duração breve. Manifestam-se acompanhadas de reacções fisiológicas.
A EmoçãoComponentes da Emoção • Reacções Fisiológicas : São alterações corporais que o individuo manifesta e que podem ser observadas.
A EmoçãoReacções Expressivas São atitudes exteriorizadas, por gestos, olhares, voz, contracções musculares, que nos indica que a pessoa está a viver uma emoção. a) felicidade; b) raiva; c) tristeza; d) surpresa; e) repúdio; f) medo
A EmoçãoExperiência consciente É algo de subjectivo e refere-se ao que a pessoa sente quando está a viver uma determinada emoção, como a sua intensidade, duração e o seu posicionamento no eixo agradável-desagradável.
A EmoçãoUniversalidade e diversidade das emoções É um conceito que foi elaborado por inquéritos que Paul Ekman aplicou em diversas culturas, consistiu em apresentar várias fotografias de pessoas de diferentes culturas, para depois identificar as emoções de alegria, e foram identificadas semelhantemente.
É um mecanismo que suporta as nossas decisões, através de experiências emocionais anteriores. Estas experiências anteriores ficam gravadas nas áreas pré-frontais, responsáveis por funções como a memória, entre outras consideradas de nível superior devido à sua complexidade. Perante a necessidade de tomar decisões, o córtex cerebral apoia-se nas emoções para decidir A Emoção Marcador Somático
A EmoçãoDecisões Humanas António Damásio é um dos investigadores Que salienta os papeis das emções no bom funcionamento da mente e na tomada de decisões que fazemos ao longo da vida.
A EmoçãoConclusão • A sobrevivência do ser humano põe em jogo a sua racionalidade, constituída não apenas pelas capacidades cognitivas, mas também pelas emoções, em que a orientação lhe é dada pela procura de prazer e pela fuga ao sofrimento.
A EmoçãoCuriosidades • Emoções são reacções universais presentes em todos os seres humanos e que não dependem de factores culturais; assim como a linguagem, que se desenvolve de acordo com factores culturais, o reconhecimento e as expressões emocionais, são os mesmos nas diferentes culturas,mostrando o seu factor eminentemente filogenético;
A Emoção • Este trabalho foi elaborado com base no manual de Psicologia B vol. 1 de Maria Antónia Abrunhosa e Miguel Leitão e por pesquisas na internet. FIM