160 likes | 313 Views
ESQUEMA DE PREDICADOS. PROFESSOR JESWESLEY MENDES. PREDICADO VERBAL. Possui verbo de ação que pode ser VI , VTD , VTI ou VTDI. É aquele cujo núcleo é o VERBO DE AÇÃO. Ele conseguiu a promoção. PREDICADO NOMINAL. Possui verbo de estado , ou seja, os chamados verbos de ligação.
E N D
ESQUEMA DE PREDICADOS PROFESSOR JESWESLEY MENDES
PREDICADO VERBAL Possui verbo de ação que pode ser VI, VTD,VTI ou VTDI É aquele cujo núcleo é o VERBO DE AÇÃO Ele conseguiu a promoção.
PREDICADO NOMINAL Possui verbo de estado, ou seja, os chamados verbos de ligação Ser – estar – permanecer – ficar – continuar parecer – tornar-se – andar – viver - virar É aquele cujo núcleo é o PREDICATIVO DO SUJEITO Ele estava feliz.
PREDICADO VERBO-NOMINAL Possui verbo de ação e predicativo do sujeito ou do objeto É aquele que tem 2núcleos: o VERBO DE AÇÃO e o PREDICATIVO Verbo intransitivo + predicativo do sujeito Verbo transitivo + predicativo do sujeito Verbo transitivo + predicativo do objeto O chefe nomeou-o gerente. Ele chegou feliz. Ele abriu a porta feliz.
SUJEITO: termo da oração que concorda com o verbo em número e pessoa. Ex 1:O filme é muito bom. Ex 2:Os meninos e as meninas chegaram cedo.
PREDICATIVO DO SUJEITO: termo que atribui uma informação, característica, qualidade ou estado ao sujeito. Os verbos que ligam o sujeito ao predicativo são verbos de ligação. São eles: ser, estar, ficar, continuar, parecer, permanecer, andar, tornar-se, virar. Ex:Os garotos permaneceram calados.
OBJETO DIRETO: termo que se liga a um verbo transitivo direto (sem preposição). Ex:Meu colega fez o trabalho. VTD
OBJETO INDIRETO: termo que se liga a um verbo transitivo por meio de uma preposição. Ex:Ela precisava do livro. VTI
PREDICATIVO DO OBJETO: termo que modifica o objeto direto ou indireto, atribuindo-lhes características. Ex1:O juiz julgou o réu inocente. Ex2:Todos o chamavam de preguiçoso.
COMPLEMENTO NOMINAL: termo que complementa substantivos, adjetivos ou advérbios. Normalmente, é precedido de preposição. Ex1:Tenho confiança em vocês. Ex2:Este livro será útil ao aluno. Ex3:Moro longo da escola.
APOSTO: termo que se junta a um substantivo, a um pronome ou a uma oração para explicá-los, resumi-los ou identificá-los. Ex:Ronaldinho, o artilheiro da seleção, recuperou-se totalmente.
VOCATIVO: termo por meio do qual chamamos o interlocutor. Ex:Mãe, cadê o almoço?
ADJUNTO ADVERBIAL: termo que indica as circunstâncias em que se dá a ação verbal. Ex:Ele sempre maltrata o irmão.
ADJUNTO ADNOMINAL: termo da oração que qualifica, especifica, determina ou indetermina um substantivo, qualquer que seja sua função. Ex:O vento fraquinho acariciava meu coração.
qAGENTE DA PASSIVA: termo da oração que, na voz passiva, corresponde ao ser que realiza a ação recebida pelo sujeito. Ex:O suspeito foi pego pela polícia.