1 / 15

Primeiros Socorros em Acidentes Oculares

Primeiros Socorros em Acidentes Oculares. Joceley Luiz da Silva Neuza Cerbarro Turma 20. Introdução. Este trabalho tem por objetivo informar sobre os primeiros socorros após a ocorrência de uma lesão ocular e apresentar meios de prevenções afim evitá-los. O Olho.

lotta
Download Presentation

Primeiros Socorros em Acidentes Oculares

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Primeiros Socorros em Acidentes Oculares Joceley Luiz da Silva Neuza Cerbarro Turma 20

  2. Introdução Este trabalho tem por objetivo informar sobre os primeiros socorros após a ocorrência de uma lesão ocular e apresentar meios de prevenções afim evitá-los.

  3. O Olho É um órgão do corpo humano responsável por um dos sentidos mais importantes : a visão. A visão é um dos meios mais importantes para nossa comunicação com o ambiente, cerca de 80% das informações são obtidas por intermédio dela.

  4. Anatomia

  5. Traumas Oculares • No trabalho • Acidentes domésticos • Plantas domésticas • Insetos • Objetos pontiagudos e inflamáveis • Produtos químicos e em alta temperatura • Por impacto • Lentes de contato • Corpo estranho • Queimaduras • Maquiagens • Entre outros fatores...

  6. As lesões oculares mais encontradas são : Corpos estranhos Sendo considerados como exemplos: madeira, areia, vidro entre outros objetos que fiquem na superfície ocular que podem causar irritação, lacrimejamento, coceira e dor ao piscar o olho. Ao ocorrer essa lesão, pode-se e não, extrair o objeto dependendo do trauma. Logo após cobrir com um pano limpo e procurar um oftalmologista.

  7. Queimaduras Podem ocorrer de duas formas: Queimadura Química que ocorre geralmente em ambientes de trabalho como laboratórios e industrias e até mesmo em casa, em que o indivíduo pode lavar com água em abundância ou soro fisiológico por 20 minutos e procurar ajuda médica em seguida.

  8. Queimadura Térmica, ocorre com a opacificação da córnea do cristalino, através de lesões causadas por traumas térmicos, elétricos e radiações. Devendo imediatamente procurar um oftalmologista para tratamento.

  9. Perfuração do globo ocular: Provocados por objetos cortantes como: tesoura, faca, vidro, arame, lápis, objetos pontiagudos, entre outros. Nesse caso é importante não remover o objeto, apenas, cobrir com pano limpo, mas não pressioná-lo.

  10. Causada por maquiagens: Durante o uso de lápis, rímel e alguma sombra em que o produto não for de boa qualidade, ou estiver fora data de validade, ou até mesmo no compartilhamento com outras pessoas. Durante o uso em que o indivíduo estiver em movimento (carro, ônibus...). Se isso acontecer, lavar os olhos com água em abundância, e se acontecer de cortar ou perfurar procurar um médico para os devidos cuidados.

  11. Por lente de contato: Podendo causar irritação na forma como é extraída dos olhos, na forma como é manuseada, causando também alergias. Os sintomas são, dores e vermelhidão, lacrimejamento ou sensibilidade á luz. Se caso isso acontecer, procurar um oftalmologista e suspender os uso das lentes.

  12. Prevenções • Os olhos são responsáveis por 80% da compreensão do mundo, sendo assim, é necessário ter muito cuidado com o mesmo. Tomar algumas precauções como, durante o trabalho se necessário usar os óculos de proteção, usar óculos escuros contra os raios ultravioletas, evitar automedicações, retirar maquiagens antes de dormir, cuidar do meio em que as crianças vivem e estudam, guardar produtos químicos devidamente, entre outras formas de evitar traumas, assim, evitando também problemas graves e até mesmo cegueira.

  13. Conclusão Os riscos estão sempre presentes em qualquer momento e lugar, afinal, de 100% dos acidentes oculares 98% podem ser evitados. Sendo assim, é necessário prevenções e cuidados especiais. Conscientizar e informar as pessoas é uma forma de evitar vários traumas oculares, mantendo uma boa saúde e uma boa visão.

  14. Referências • http://www.drqueirozneto.com.br/artigo.asp?id=57 (Acessado em 14 de fevereiro de 2012) • http://www.olhosoftalmologia.com.br/como-agir-em-caso-de-acidentes-oculares/ (Acessado em 14 de fevereiro de 2012) • http://www.unimed.com.br/pct/index.jsp?cd_canal=34393&cd_secao=34472&cd_materia=48628 (Acessado em 17 de fevereiro de 2012) • http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/acidentes-oculares-domesticos.php (Acessado em 17 de fevereiro de 2012)

  15. MUITO OBRIGADA

More Related