300 likes | 703 Views
RIO + 20. Desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento capitalista. IDEAIS DESENVOLVIMENTISTAS GERALMENTE PROPOSTOS PELOS PAÍSES RICOS. TENTATIVA DE NÃO CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO OU POBRES. O QUE É RIO + 20?
E N D
Desenvolvimentosustentável Desenvolvimento capitalista
IDEAIS DESENVOLVIMENTISTAS GERALMENTE PROPOSTOS PELOS PAÍSES RICOS TENTATIVA DE NÃO CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO OU POBRES
O QUE É RIO + 20? Rio+20 é o nome da Conferência das Nações Unidas sobre DESENVOLVIMENTOSUSTENTÁVEL, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012. Participaram líderes dos 193 países que fazem parte da ONU.
OBJETIVO O PRINCIPAL OBJETIVO DA RIO+20 FOI RENOVAR E REAFIRMAR A PARTICIPAÇÃO DOS LÍDERES DOS PAÍSES COM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PLANETA TERRA. FOI, PORTANTO, UMA SEGUNDA ETAPA DA CÚPULA DA TERRA (ECO-92) QUE OCORREU HÁ 20 ANOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
DESDE 1972 OS PAÍSES TIDOS NA ÉPOCA COMO DE PRIMEIRO MUNDO (REFERENCIA COMUM NA ÉPOCA DEVIDO A GUERRA FRIA) VEM REALIZANDO CONFERENCIAS EM CONJUNTO COM OUTROS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS, SOBRE O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MUNDIAL.
OS QUESTIONAMENTOS PROPOSTOS NESSES ENCONTROS, MOSTRAM BASICAMENTE COMO SERÃO REALIZADAS AS POLÍTICAS DE EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, ASSIM COMO DEMOSTRAM AS ABORDAGENS QUE SERÃO FEITAS PELOS PAÍSES MAIS INDUSTRIALIZADAS E MAIS RICOS EM RELAÇÃO
A RESPONSABILIDADE DESSES PAÍSES NA PRESERVAÇÃO DO PLANETA CONFORME O DOCUMENTO CHAMADO CARTA DA TERRA. DURANTE A ECO 92, DUAS IMPORTANTES CONVENÇÕES FORAM FEITAS: UMA SOBRE BIODIVERSIDADE E A OUTRA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
OUTRO RESULTADO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA FOI A ASSINATURA DA AGENDA 21 UM PLANO DE AÇÕES COM METAS PARA MELHORIA DO MEIO AMBIENTE. A AGENDA 21 CONSISTE EM UM ACORDO FEITO ENTRE 179 PAÍSES PARA ELABORAÇÕES DE ESTRATÉGIAS QUE OBJETIVEM O ALCANCE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
PRINCIPAIS TEMAS QUE FORAM DEBATIDOS NA RIO + 20: - Balanço do que foi feito nos últimos 20 anos em relação ao meio ambiente; - A importância e os processos da Economia Verde; - Ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta; - Maneiras de eliminar a pobreza; - A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.
Resultados da Rio+20 Infelizmente o resultado da Rio+20 não foi o esperado. Os impasses, principalmente entre os interesses dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, acabaram por frustrar as expectativas para o desenvolvimento sustentável do planeta.
O documento final feito durante essa convenção apresenta várias intenções e joga para os próximos anos a definição de medidas práticas para garantir a proteção do meio ambiente. Muitos analistas disseram que a crise econômica mundial, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, prejudicou as negociações e tomadas de decisões práticas.
“A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”. ESSAS SÃO PROPOSTAS COLOCADAS PARA O GRANDE PÚBLICO SOBRE A RIO + 20 E AS OUTRAS ORGANIZAÇÕES FEITAS PELOS REPRESENTANTES DAS NAÇÕES EM RELAÇÃO AO CRESCIMENTO ECONÔMICO . MAS TORNA-SE NECESSÁRIO PERCEBER QUE DURANTE A CRISE ECONÔMICA
ESSES IDEIAS DE PROTEÇÃO DO PLANETA E ERRADICAÇÃO DA FOME FORAM DEIXADOS DE LADO; MOSTRANDO QUE A VERDADEIRA FUNÇÃO DESSES ENCONTROS SÃO MERAMENTE INSTITUCIONAIS COM O INTUITO DE APENAS CRIAR PARA O GRANDE PÚBLICO E AS ONG’S COMO AS POLÍTICAS DOS ESTADOS SÃO BASEADAS TAMBÉM PELA PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL MUNDIAL. ESSAS POLÍTICAS ENTRAM EM CONFRONTO COM ALGUMAS IDEIAS:
COMO CRESCER DEPOIS DE UMA GRANDE CRISE ECONÔMICA, OU SE MANTER RICO SE PREOCUPANDO COM O OUTRO, OU OS OUTROS. BEM ISSO É O CAPITALISMO