1 / 16

Meio Interno e Proteínas Plasmáticas

Meio Interno e Proteínas Plasmáticas. IB 309 – UFRRJ, 30 ABRIL DE 2008. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas. O que é meio interno? Você sabe o que é soro? E o que é plasma? Quantas e quais são as proteínas plasmáticas? Quais as funções destas macromoléculas no sangue?

lula
Download Presentation

Meio Interno e Proteínas Plasmáticas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas • IB 309 – UFRRJ, 30 ABRIL DE 2008.

  2. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas • O que é meio interno? • Você sabe o que é soro? • E o que é plasma? • Quantas e quais são as proteínas plasmáticas? • Quais as funções destas macromoléculas no sangue? • Como podemos classificá-las e fracioná-las?

  3. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas • Meio interno é conjunto de líquidos extracelulares tais como o sangue, linfa, líquido intersticial, líquor,entre outros. • É o ambiente onde ocorrem as trocas de substâncias e metabólitos e outras moléculas que as células precisam para o trabalho celular, e onde também as células excretam substâncias que inviabilizariam o seu trabalho e a sua homeostasia.

  4. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas • Soro é a fração líquida do sangue, acelular e contendo parte das proteínas presentes no sangue. Para obter o soro, não é necessário usar anti-coagulante. • Plasma é a fração líquida do sangue, acelular e contendo todo conteúdo de proteínas presentes originalmente no sangue. Para obter o plasma, é necessário usar anti-coagulante e centrifugar.

  5. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Sangue:

  6. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Sangue:

  7. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas A célula mais abundante do Sangue: Eritrócito

  8. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Células do Sangue: Leucócitos e Plaquetas:

  9. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Eletrólitos e Metabólitos do Sangue:

  10. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Comparação entre os fluidos extracelulares (plasma e soro) e intracelular (citosol):

  11. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Fracionamento por Salting in e Salting out (salinização progressiva):

  12. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Fracionamento por eletroforese:

  13. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Funções das proteínas do plasma:

  14. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Imunoglobulinas do soro:

  15. Meio Interno e Proteínas Plasmáticas Padrão Densitométrico Normal (Humano):

  16. Base das figuras: Koolman & Roeh. Colour Atlas of Biochemistry (2003).

More Related