140 likes | 360 Views
Ordem Mundial Guerra Fria Teoria dos Mundos. 1º. Mundo = Capitalistas Desenvolvidos 2º. Mundo = Socialistas 3º. Mundo = Capitalistas subdesenvolvidos. Nova Ordem Mundial Desenvolvidos x Subdesenvolvidos Pelo IDH (Alto, Médio e Baixo).
E N D
Ordem Mundial Guerra Fria Teoria dos Mundos 1º. Mundo = Capitalistas Desenvolvidos 2º. Mundo = Socialistas 3º. Mundo = Capitalistas subdesenvolvidos
Nova Ordem Mundial Desenvolvidos x Subdesenvolvidos Pelo IDH (Alto, Médio e Baixo)
Índice que leva em conta a educação e esperança de vida, além do PIB. O índice foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no seu relatório anual.
O índice varia de zero, nenhum desenvolvimento humano, a um, desenvolvimento humano total. O IDH-Renda é o PIB dividido pela população. O IDH-Saúde é a expectativa (média em anos) de vida ao nascer (somam-se as idades em que as pessoas morreram em um período e divide-se pela quantidade). O IDH-Educação é a somatória da taxa de matrícula (percentual de pessoas que estão na escola na faixa dos 7 a 22 anos em relação ao total dessa faixa, com peso 1/3) e o percentual de pessoas com mais de 15 anos capaz de ler e escrever um bilhete simples, com peso 2/3.
IFDM Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, surgiu em resposta à ação 97 do Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro, que propôs a criação de um índice para acompanhar de forma permanente o desenvolvimento humano, econômico e social no interior do estado. Dessa idéia surgiu o IDH-M em 1998...
IDH-M Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), criado em 1998, resulta de uma parceria entre o PNUD, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Fundação João Pinheiro e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma adaptação do IDH calculado para países, que permite captar a situação de desenvolvimento humano de estados e municípios.
IDH # IDH-M Em vez do PIB per capita (produção $), usado no IDH, leva-se em conta a renda familiar per capita (apropriação). Pois nem sempre a riqueza fica onde é produzida. E Em vez da taxa bruta de matrícula, utiliza-se a taxa bruta de freqüência à escola, nos três níveis de ensino.