1 / 26

A II Guerra Mundial e a Guerra Fria

A II Guerra Mundial e a Guerra Fria. Principais países beligerantes: Aliados – Reino Unido, EUA, URSS Eixo – Alemanha, Japão, Itália. Cronologia. 1936 – Formação do eixo Berlim-Roma-Tóquio. 1938 – A Alemanha anexa a Áustria e invade a Checoslováquia.

maris
Download Presentation

A II Guerra Mundial e a Guerra Fria

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A II Guerra Mundial e a Guerra Fria Principais países beligerantes: Aliados – Reino Unido, EUA, URSS Eixo – Alemanha, Japão, Itália

  2. Cronologia • 1936–Formação do eixo Berlim-Roma-Tóquio. • 1938 – A Alemanha anexa a Áustria e invade a Checoslováquia. • 1939 – A Alemanha e a URSS assinam um pacto de não agressão. A Alemanha invade a Polónia. Na sequência dessa invasão o Reino Unido e a França declaram-lhe guerra. • 1940 – A Alemanha ataca e invade diversos países europeus. A França é ocupada. • 1941 – Ano do início dos ataques à Inglaterra (Blitzkrieg).

  3. A Europa nazi

  4. Blitzkrieg sobre Londres

  5. 1941 – Ataque a Pearl Harbour. A guerra alastra ao Pacífico. Os EUA entram no conflito. • 1942 – O ano de viragem a favor dos aliados: desembarque em África e ocupação da Itália, batalha de Estalinegrado (o exército vermelho derrota o exército alemão). • 1944 – O início do fim da guerra na Europa (dia D – desembarque na Normandia). • 1945 - Entrada do exército vermelho em Berlim. Capitulação alemã.

  6. Pearl Harbour

  7. Dia D – desembarque na Normandia

  8. Dia D – o desembarque na Normandia

  9. A perseguição aos judeus

  10. As teorias nazis de supremacia racial

  11. 1945–A guerra continua no Pacífico. O Japão não capitula. O governo americano decide utilizar uma nova arma que tinha vindo a ser desenvolvida secretamente – a bomba atómica. • 6 de Agosto de 1945 – É lançada a primeira bomba atómica sobre a cidade de Hiroshima. Três dias depois uma outra bomba é lançada sobre Nagasaki. Termina a guerra com a rendição incondicional do Japão, que fica sob ocupação americana. Inicia-se a ERA ATÓMICA e a GUERRA FRIA.

  12. Hiroshima

  13. O fim da guerra mais mortífera da história

  14. Curiosidade

  15. Conferências de Ialta e de Potsdam • Estas conferências (Ialta, Fevereiro de 45 e Potsdam, Agosto de 45), entre os principais vencedores (EUA, URSSeReino Unido), tiveram como objectivo preparar a nova ordem mundial que surgia depois do conflito – o mundo estava agora dividido em dois blocos – capitalista e comunista, que iniciaram imediatamente uma luta, a maior parte das vezes surda, pela supremacia no mundo. Inicia-se a GUERRA FRIA.

  16. GUERRA FRIA Capitalismo vs comunismo

  17. Alterações económicas e políticas • A Europa perdeu a preponderância que ainda possuía entre as duas guerras, sendo substituída pelos EUA e URSS (devido ao conflito a produção industrial decaiu para cerca de metade, as infra-estruturas foram em grande parte destruídas, as moedas desvalorizaram-se e a inflação instalou-se). Para combater esta decadência e para evitar futuros conflitos surge uma nova realidade – a Comunidade Económica Europeia (CEE).

  18. Alterações políticas As novas fronteiras

  19. Uma guerra “Fria” com momentos “Quentes”

  20. Alterações políticasA criação da ONU – sede em Nova Iorque • A Organização das Nações Unidas foi oficialmente fundada em 1945 para substituir a defunta (e falhada!) Sociedade das Nações, que não conseguira evitar a II Guerra Mundial. • Objectivos: • Manter a paz e a segurança internacional. • Fomentar as relações amigáveis e a cooperação entre as nações. • Promover os Direitos do Homem e dos povos.

  21. O fim da Guerra Fria

  22. Curiosidade – um abrigo anti-nuclear

  23. Portugal, a II Guerra e a Guerra Fria • Portugal participou na I Guerra mas não na II. • Portugal manteve-se neutro mas de início o regime não afirmava claramente quem apoiava. Havia uma atitude dúbia. • Vendia-se volfrâmio (usado nas munições) quer ao Eixo quer aos Aliados. • O regime passou a apoiar os Aliados quando se tornou claro, a partir de 1942, que estes iriam ganhar o conflito.

  24. Os Aliados face a Portugal • O regime autoritário português não era visto com bons olhos pelos Aliados e, acabada a guerra, estes exerceram pressão para a sua democratização. O regime português era ferozmente anti-comunista, o que servia os interesses americanos. Havia ainda a questão das colónias, que Portugal queria manter a todo o custo. Os EUA tinham uma posição dúbia relativamente a esta questão. Pode afirmar-se que o regime português se manteve inalterado graças aos condicionalismos da Guerra Fria.

  25. A Guerra Fria e os conflitos coloniais

  26. Trabalho realizado por Miguel Monteiro de Barros Ano lectivo 2005/2006

More Related