1 / 17

Em 2009 - 21de Maio

Quinta-feira da Ascensão. Em 2009 - 21de Maio. Dia da Espiga. Costumes , Tradição E SIMBOLOGIA. TRADIÇÃO JÁ EM DESUSO EM MUITAS LOCALIDADES. COSTUMES E TRADIÇÕES. A tradição na minha localidade é o padre fazer a benção dos campos e uma procissão da igreja até ao calvário.

lyle
Download Presentation

Em 2009 - 21de Maio

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Quinta-feira da Ascensão Em 2009 - 21de Maio Dia da Espiga

  2. Costumes , Tradição E SIMBOLOGIA TRADIÇÃO JÁ EM DESUSO EM MUITAS LOCALIDADES

  3. COSTUMES E TRADIÇÕES A tradição na minha localidade é o padre fazer a benção dos campos e uma procissão da igreja até ao calvário. No calvário as pessoas apanham e trazem rosmaninhos, bela- luz, espigas, malmequeres selvagens... Segue-se a procissão para a igreja

  4. Noutras localidades é também tradição: • Passeio matinal, em que se colhem espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, chamado RAMO DA ESPIGA • O ramo deve ser colocado por trás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo, no Dia da Espiga do ano seguinte.

  5. SIMBOLOGIA

  6. Pão A espiga é para que haja pão (que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar)

  7. Oliveira Azeite e paz Para que nunca falte a luz Dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira

  8. FLORES A cor dos malmequeres e das papoilas, simboliza alegria

  9. Videira vinho Para que não falta alegria

  10. Alecrim Saúde e força

  11. Malmequer Ouro e prata Para que não falte o dinheiro

  12. PAPOILA Para que não falte AMOR E VIDA

  13. HISTÓRIA As Três Espigas António Torrado

  14. Era uma vez três espigas que se encontram à beira da mesma mó: uma de centeio, outra de trigo a terceira, uma grande espiga de milho. Eram muito antipáticas umas para as outras.

  15. Dizia o trigo para o centeio: - Chega-te para lá, centeio centeiaço que tu não fazes as funções que eu faço. Ao que o centeio lhe respondia: - Cala-te lá, trigo espadanudo que tu não acodes ao que eu acudo. Mas o espigão de milho era o mais ralhão: - Caluda! Tudo caluda! Vocês não são como eu graúdas, vocês não são como eu barbudas, vocês não são como eu folhudas, vocês não são como eu rabudas.

  16. - Calem-se lá, espigas miúdas suas choninhas, suas lingrinhas, suas fuinhas, caras bicudas, comigo não fazem vocês farinha! As outras iam para responder, mas a mó pôs-se a trabalhar... E não é que a farinha delas todas e de outras mais de centeio, de trigo e milho, foi parar a uma padaria - veja-se a coincidência! - especializada, precisamente, em belos pães de mistura... Provei um, ainda quente, barrado com manteiga. Estava óptimo!

  17. FIM TRABALHO ELABORADO PELOS ALUNOS DO 3º E 4º ANOS, COM AJUDA DA PROF. MADALENA

More Related