1 / 19

Ligação Gênica (“linkage”)

Ligação Gênica (“linkage”). Quando dois ou mais genes, responsáveis por diferentes características, estão localizados em um mesmo cromossomo, trata-se de uma caso de ligação gênica. Diz-se que os genes estão ligados ou em linkage.

lyle
Download Presentation

Ligação Gênica (“linkage”)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ligação Gênica (“linkage”) • Quando dois ou mais genes, responsáveis por diferentes características, estão localizados em um mesmo cromossomo, trata-se de uma caso de ligação gênica. Diz-se que os genes estão ligados ou em linkage. • Neste caso, a quantidade de gametas e, portanto, a frequência da descendência apresentarão diferenças em relação ao proposto pela 2ª Lei de Mendel, segundo a qual o cruzamento com diibridismo resulta na proporção fenótípica de 9:3:3:1. • No estudo de dos genes ligados a incidência do crossing-over (ou permutação) será fundamental. • Crossing-over ou permuta é a troca de partes entre cromossomos homólogos durante a meiose e é um dos principais fatores para a variabilidade genética.

  2. Ligação Gênica (“linkage”)

  3. Ligação Gênica (“linkage”)

  4. Ligação Gênica (“linkage”)

  5. Ligação Gênica (“linkage”) • Na herança dos genes ligados, a frequência dos gametas de um heterozigoto depende da taxa de crossing-over ou taxa de recombinação que ocorre entre os cromossomos homólogos. • Os GametasParentais são formados mesmo que não haja recombinação e aparecem em maior quantidade. • Os GametasRecombinantes são formados apenas se houver permuta e aparecem em menor quantidade. • A TaxadeCrossing é expressa em porcentagem e corresponde a frequência de gametas recombinantes formados na gametogênese.

  6. Ligação Gênica (“linkage”) Qual é a taxa de crossing (ou de permutação) neste caso? Resposta: 17%

  7. Ligação Gênica (“linkage”) • Do que depende a frequência de gametas recombinantes? • O crossing-over depende da sobreposição e da troca de pedaços entre as cromátides homólogas. Isso pode ocorre com igualprobabilidadeem qualquerpontodo cromossomo. Então, pode-se deduzir que quanto mais distantes estiverem dois genes no cromossomo, maior a probabilidade de que ocorra um crossing-over entre eles.

  8. Ligação Gênica (“linkage”) • Por outro lado, quanto mais próximos estiverem os genes no cromossomo, menor a probabilidade de que haja um crossing-over entre eles, já que estão muito próximos.

  9. Ligação Gênica (“linkage”) • Se as taxas de crossing-over que ocorrem entre dois determinados genes refletem a maior ou menor distância entre eles no cromossomo, convencionou-se que 1% do número de gametas recombinantes indica a distância de uma unidade de recombinação (U.R.) ou um morganídeo (homenagem a Thomas Morgan) entre os genes, no mapa genético. Em outras palavras, a taxa de recombinação reflete diretamente a distância entre os loci gênicos no cromossomo. • Vamos analisar algumas comparações: suponha um organismo diíbrido (AaBb) em meiose e que esse diíbrido tenha produzido 1000 gametas.

  10. Ligação Gênica (“linkage”) • Vamos analisar algumas comparações: suponha um organismo diíbrido (AaBb) em meiose e que esse diíbrido tenha produzido 1000 gametas. • Estas posições também podem ser utilizadas para se definir quem são os gametas parentais e os recombinantes.

  11. Ligação Gênica (“linkage”) - Na posição CIS, os genes estão dispostos do seguinte modo: AB/ab. A barra inclinada simboliza o par de cromossomos homólogos. Portanto, AB/ab será a posição parental, a que aparecerá em maior quantidade nos gametas. Espera-se que os recombinantes formem-se em menor quantidade (Ab/aB).

  12. Ligação Gênica (“linkage”) - Na posição TRANS, os genes estão dispostos do seguinte modo: aB/Ab. Assim, aB/Ab será a posição parental, a que aparecerá em maior quantidade nos gametas, sendo que os recombinantes, AB/ab, deverão surgir em menor número.

  13. Mapeamento Gênico • Mapa genético ou cromossômico é a representação da posição dos genes no cromossomo. • Está diretamente relacionada a taxa de crossing. • UnidadesdeRecombinação (U.R.) ou Morganídeos (M) são as unidades usadas para determinar a posição dos genes no cromossomo e correspondem a taxa de crossing. • Exemplo: Em um cromossomo há a seguinte frequência de recombinação entre os genes A,B,C e D: A-B  45% A-C  20% C-B  25% B-D  5% C-D  20% A-D  40% Qual a posição dos genes no cromossomo?

  14. Mapeamento Gênico • Exemplo: Em um cromossomo há a seguinte freqüência de recombinação entre os genes A,B,C e D: A-B  45% A-C  20% C-B  25% B-D  5% C-D  20% A-D  40% Qual a posição dos genes no cromossomo?

  15. Mapeamento Gênico • Exemplo: Em um cromossomo há a seguinte freqüência de recombinação entre os genes A,B,C e D: A-B  45% A-C  20% C-B  25% B-D  5% C-D  20% A-D  40% Qual a posição dos genes no cromossomo? 20M 20M 5M A C D B 40M 45M

  16. Ligação Gênica (“linkage”) Exercício: 1. Se em um indivíduo de genótipo AB/ab a distância entre os dois lócus gênicos é de 22 unidades, que genótipo apresentarão os descendentes se ele for cruzado com um duplo recessivo? Comentário: Se os genes distam de 22 unidades, há uma taxa de 22% de crossing entre os genes A e B (11% para cada tipo de recombinante) e se os genes encontram-se em posição CIS, essa será a conformação dos gametas parentais, que aparecerão em maior número. Assim, a partir de uma geração P: AaBb x aabb, teremos uma F1 assim constituída: AaBb - 39% Aabb - 11% aaBb - 11% Aabb - 39%

  17. Ligação Gênica (“linkage”) Exercício: 1. Cruzou-se um diíbrido AaBb com um duplo-recessivo e obteve-se indivíduos com genótipo: 42% dominante-dominante 8% dominante-recessivo 8% recessivo-dominante 42% recessivo-recessivo a) Qual é a posição dos cromossomos no tipo parental do diíbrido? b) Qual a distância entre os genes A e B? Comentário: a) Analisando os resultados, temos que os indivíduos produzidos que apareceram em maior número foram os de posição dominante-dominante e recessivo-recessivo, isto é, AB e ab, portanto indicando posição CIS. b) Para calcular a distância precisamos da taxa de crossing, o que obteremos com a soma dos tipos recombinantes: 8% + 8% = 16%, ou seja, há 16unidades de recombinação (U.r.) entre os alelos A e B.

  18. Ligação Gênica (“linkage”) Exercício: 1. Em um indivíduo verificou-se que, para três pares de genes ligados, A, B, C, a taxa de crossing entre A e B é de 3,5%; entre A e C é de 17,4% e entre B e C é de 13,9%. Calcule a ordem dos genes no cromossomo: Comentário: Se você localizar os genes mais distantes (os que têm taxa de crossing maior), fica fácil depois colocar os alelos intermediários, que ficam entre os alelos extremos. Então, se entre A e C a taxa de crossing (distância) é de 17,4 %, esses serão os alelos mais distantes.

  19. Ligação Gênica (“linkage”) Exercício: 1. Entre os genes A e B de um indivíduo existe 21% de recombinação. Se os genes estão em posição TRANS no cromossomo parental, calcule a quantidade de gametas de cada tipo que deverão surgir em um total de 1000 gametas. Comentário: Se em 21% das células há crossing-over, significa que em 79% não ocorre, sendo que a metade do valor maior (79%) corresponde à quantidade de cada um dos tipos parentais e a metade do valor menor (21%) corresponde à quantidade de gametas recombinantes que serão formados. Então, estando em TRANS os genes no cromossomo, teremos: 39,5% - Ab (395 gametas) 10,5% - AB (105 gametas) 10,5% - ab (105 gametas) 39,5% - aB (395 gametas)

More Related