460 likes | 650 Views
Saúde e Brincar. Programa de Atenção Integral à Criança Hospitalizada. Contato. Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz Av. Rui Barbosa, 716, 4º andar, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ. CEP 22250-020. Tel : 2553-0052 - Ramal 5420. pbrincar@iff.fiocruz.br. IFF.
E N D
Saúde e Brincar Programa de Atenção Integral à Criança Hospitalizada
Contato Instituto Fernandes Figueira – FiocruzAv. Rui Barbosa, 716, 4º andar, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ. CEP 22250-020. Tel : 2553-0052 - Ramal 5420. pbrincar@iff.fiocruz.br
IFF Missão do Instituto Fernandes Figueira“Realizar pesquisa, ensino, assistência, desenvolvimento tecnológico e extensão com qualidade, no âmbito da saúde da mulher da criança e do adolescente”.
IFF O Saúde e Brincar – Programa de Atenção Integral à Criança Hospitalizada –é um programa interdisciplinar de assistência, pesquisa e ensino do Departamento de Ensino do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.
Saúde & Brincar Tem como objetivo geral a discussão, investigação e promoção de saúde mental da população Infanto-Juvenil em atendimento as enfermarias e ambulatórios deste Instituto, através da atividade lúdica que se apresentacomo uma intervenção terapêutica.
Saúde & Brincar Visa não somente a criança, mas as relações entre esta,seus acompanhantes e equipe de saúde, uma vez que interferem no processo de adoecimento e no curso do tratamento.
Eliza Santa Roza Memória O programa foi implantado em 1994 pela Dra. Eliza Santa Rozacom as seguintes metas:
Metas iniciais Criar um espaço lúdico dentro das enfermarias de Pediatria Geral,como estratégia de intervenção no campo do adoecimento ehospitalização na infância.
Metas iniciais Fornecer material prático/teórico que possibilite a construção de um novo modelo de Pediatria Hospitalar, que leva em conta os aspectos psíquicos, sociais e culturais da criança hospitalizada e os inclui no diagnósticoe na programação terapêutica.
Metas iniciais Criar um campo de formação permanente para alunos de graduaçãoe pós-graduação interessados nas áreas da saúde mentalda infância e adolescência e seus diversos temas.
Metas iniciais Fortalecer a filosofia institucional da FIOCRUZ produzindo campos interinstitucionais de ensino e pesquisa.
Desdobramentos No interior das políticas de humanização hospitalar do Instituto Fernandes Figueira,a partir de 1996, o Programa teve desdobramentonos seguintes setores: doenças infecto-parasitárias (DIP);cirurgia pediátrica;unidade de pacientes graves (UPG); ambulatórios.
Assistência Duas tardes por semana um espaço lúdico é criado dentro das enfermariasde pediatria, de doenças infecto-parasitárias (DIP) e de cirurgia pediátrica.
Assistência As crianças internadas e seus acompanhantes são convidados a brincar coletivamente neste espaço, assistidos pela equipe do Programa.
Assistência As crianças em isolamento ou em condições clínicas que não permitam a saída do leito são atendidas individualmente e estimuladas a brincar.
CirurgiaPediátrica Espaço da enfermaria
CirurgiaPediátrica Espaço da enfermaria com o campodo Saúde & Brincar montado
UPG Na Unidade de Pacientes Graves (UPG) os atendimentos são realizados individualmente, também durante duas tardes por semana, propiciandoum elo de continuidade com as demais enfermarias.
Parquinho O atendimento aos pacientes ambulatoriais ocorre três vezes por semana,no espaço do parque do hospital e no hall dos ambulatórios,com uma proposta de sala de espera infanto-juvenil esocialização com a participação dos acompanhantes e irmãos.
Ambulatórios A brincadeira também ocorre dentro do espaço ambulatorial.
Pesquisa A linha de pesquisa central dedica-se a explorar os efeitos da atividade lúdica sobre o desenvolvimento e as condições psíquicas das crianças e adolescentes no contexto do Instituto Fernandes Figueira.
Pesquisa As bases teóricas das hipóteses se sustentam em conceitos da Psicanálise, da Filosofia, da Sociologia, da Antropologia, da Semiótica,da Teoria dos Sistemas e da Teoria da Complexidade.
Áreas de investigação Brincar como Recurso Terapêutico Adoecimento e Estigma Aspectos Emocionais e Relacionais da Saúde do Bebê Relações Familiares no Contexto Hospitalar Adoecimento e Hospitalização: Contextos Culturais e Educação
Ensino O programa oferece estágios curriculares para alunos de graduação e pós-graduação, em uma perspectiva interdisciplinar, para as áreas de Medicina, Psicologia, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fonoaudiologia e Pedagogia.
Ensino O campo de pesquisa está aberto para a realização de monografias e teses de mestrado e doutorado de alunos externos. O Programa conta ainda com o apoio de agências de fomento à pesquisa através do Programa PIBIC – Programa Interinstitucional de Bolsa de Iniciação Científica (CNPq)e Bolsas de Iniciação Científica (FAPERJ).
Ensino Capacitação de técnicos e profissionais de outros serviços de saúde
Ensino Formulação e implantação de cursos para público interessado em temas relativos à saúde da criança e do jovem e o processo de adoecimentoe hospitalização.
Consultorias e Assessorias Supervisão de equipes interdisciplinares que trabalham com o brincar como recurso terapêutico frente ao adoecimento e/ou hospitalização infantil.
Consultorias e Assessorias Produção de material teórico/prático sobre o brincar e seu uso com criançase jovens adoecidos e hospitalizados.
Consultorias e Assessorias Implantação de espaços lúdicos em ambientes hospitalares.
Consultorias e Assessorias Consultorias a serviços de saúde que desejem implementar ou incrementar atividades lúdicas de cunho terapêutico na área de saúde da criança e do adolescente.
Consultorias e Assessorias Supervisão e orientação de monografias, relatórios de pesquisa e dissertações de mestrado que contemplem as linhas de pesquisa do programa.
Equipe Rosa Maria de Araujo MitreTerapeuta OcupacionalMestre em Saúde da Criança – IFF/Fiocruz Marcelo de Abreu MacielPsicólogoMestre em Educação - UFRJ Denyse Telles LamegoFonoaudiólogaMestre em Saúde da Criança – IFF/Fiocruz
Equipe Martha Cristina Nunes MoreiraPsicólogaMestre em Saúde Pública – ENSP/Fiocruz Maria Magdalena Quaresmim de OliveiraPedagoga Pós-graduada em Psicopedagogia – PUC/RJ Maria de Fátima Pinheiro da Silva JunqueiraPsicóloga Mestre em Psicologia– PUC/RJ
Equipe Priscila Menezes de AragãoPsicólogaPós-graduada em Saúde Pública – ENSP/Fiocruz Ana Helena Rotta SoaresPsicólogaMaster in Human Development – University of Maryland (EUA) Maria Luciana Siqueira MayrinkFonoaudióloga
Créditos Diretor do Instituto Fernandes Figueira - FiocruzDr. José Augusto Alves de Britto Criação Rodrigo de Abreu (NCSV/IFF) Rosa Mitre Valéria Becker (NCSV/IFF)
Créditos FotografiaRodrigo de Abreu Arquivo IFF/Fiocruz VídeoEliza Santa Roza Imagens do vídeo em datashowGuilherme Mitre