210 likes | 785 Views
A EVOLUÇÃO DA ALMA DOS ANIMAIS. A ALMA DOS ANIMAIS. De onde vem a alma dos animais? Por que estão aqui? Qual a relação entre a alma dos animais e a nossa alma? Os animais se tornarão humanos algum dia?. Livro: A Gênese, Capítulo 11, Gênese Espiritual, item 23:
E N D
A ALMA DOS ANIMAIS • De onde vem a alma dos animais? • Por que estão aqui? • Qual a relação entre a alma dos animais e a nossa alma? • Os animais se tornarão humanos algum dia?
Livro: A Gênese, Capítulo 11, Gênese Espiritual, item 23: “...Sem, pois, pesquisarmos a origem do Espírito, sem procurarmos conhecer as fieiras pelas quais haja ele, porventura, passado, tomamo-lo ao entrar na humanidade...” • O Livro dos Espíritos, questão 607-a: “Parece, assim, que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da criação? Resposta: Não dissemos que tudo se encadeia na Natureza e tende à unidade? É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para a vida, como dissemos. É, de certa maneira, um trabalho preparatório, como o de germinação, em seguida ao qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna espírito. Então começa para ele o período de humanidade, e com este a consciência do seu futuro, a distinção do bem e do mal e a responsabilidade dos seus atos. Como depois do período da infância vem o da adolescência, depois a juventude, e por fim a idade madura...” • O Livro dos Espíritos, questão 23: “Que é Espírito? Resposta: o princípio inteligente do Universo”.
Se princípio inteligente e espírito são sinônimos, como pudemos ver na questão 23 de O Livro dos Espíritos, por que o Espírito da Verdade os coloca como se fossem diferentes, na questão 607-a? • Estaria o Espírito da Verdade entrando em contradição?
Vamos colocar tudo junto e raciocinar: “O princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito”. “Que é Espírito? Resposta: o princípio inteligente do Universo”.
Questão 540 de O Livro dos Espíritos: ... É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo... • Livro Emmanuel, espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, capítulo Sobre os Animais: E, como o objetivo desta palestra é sobre os animais, nossos irmãos inferiores, sinto-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos em seu acanhado círculo evolutivo. São eles nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em não o reconhecer.
[...] desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo...” [...] os animais, nossos irmãos inferiores, sinto-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos em seu acanhado círculo evolutivo... EVOLUÍMOS DO ÁTOMO AO ARCANJO
“O princípio inteligente sofre uma transformação e se torna espírito”. (questão 607-a) “[...] há entre a alma dos animais e a do homem tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus”. (questão 597-a) “O homem está para o animal simplesmente como um superior hierárquico...” (livro Emmanuel) “...desde o átomo primitivo até o arcanjo...” (questão 540)
“O que Deus permite que seus mensageiros lhe digam e o que, aliás, o próprio homem pode deduzir da soberana justiça, atributo essencial da Divindade, é que todos procedem do mesmo ponto de partida; que todos são criados simples e ignorantes, com igual aptidão para progredir pelas suas atividades individuais [...]; que todos, sendo filhos do mesmo Pai, são objeto de igual solicitude; que nenhum há mais favorecido ou melhor dotado do que outros [...].” (Livro A Gênese, capítulo XI, item 7).
COMO ACONTECE A EVOLUÇÃO? • DO ÁTOMO AO ARCANJO • Lembrando que individualizar-se pouco a pouco é adquirir consciência pouco a pouco, o que acontece ao longo do processo evolutivo.
EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE NO PLANO MATERIAL • REINO MINERAL (Associação de moléculas, como H2O, O2, etc.) 2. VÍRUS (A Ciência ainda não decidiu a que reino pertencem) 3. REINO MONERA (BACTÉRIAS) (Começa a compreender melhor reprodução e conservação) 4. REINO DAS ALGAS (Caminha para os vegetais; as algas têm mais semelhança com os vegetais que as bactérias) 5. REINO PROTISTA (Reino dos protozoários: compreende inicialmente o que é ser animal) 6. REINO FUNGI (Possuem vida fixa como os vegetais, mas não fazem fotossíntese) 7. REINO VEGETAL (Sensibilidade: aprendem a produzir o próprio alimento, com a fotossíntese) 8. REINO ANIMAL
NO REINO ANIMAL REINO ANIMAL (Onde a inteligência toma caráter de desenvolvimento intensivo; o princípio inteligente já aprende, aí, a buscar o próprio alimento e a manter o próprio corpo) 1. Insetos: vida em comunidade. 2. Animais selvagens: o princípio inteligente elabora mais sua capacidade de viver em família, sobreviver por si mesmo, viver em comunidades mais complexas, exercitar a maternidade e os primeiros passos do amor. 3. Animais domésticos: o espírito vai se aproximando pouco a pouco do homem, imitando seus gestos; começa a compreender o que é ser humano, desenvolve a inteligência de maneira mais efetiva e a consciência de si mesmo; torna-se capaz de resolver problemas mais complexos e até de fabricar instrumentos (exemplo de pássaros e primatas). 4. Ser humano: capacidade de reconhecer um ser superior a ele.
Parte da resposta da questão 610: “... a espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação dos seres que o podem conhecer”. • Final da questão 592: “Reconhecei o homem pelo pensamento de Deus”.
Livro A Gênese, capítulo 8, item 7: “O desenvolvimento orgânico está sempre em relação com o desenvolvimento do princípio intelectual. O organismo se completa à medida que se multiplicam as faculdades da alma. A escala orgânica acompanha constantemente, em todos os seres, a progressão da inteligência, desde o pólipo até o homem, e não poderia ser de outro modo, pois que a alma precisa de um instrumento apropriado à importância das funções que lhe compete desempenhar. De que serviria à ostra possuir a inteligência do macaco, sem os órgãos necessários à sua manifestação?”
As Definições de Evolução Segundo a Ciência • Lamarckismo: Jean Baptiste Lamarck As espécies evoluem de acordo com os fatores ambientais, apresentando modificações segundo a exigência do ambiente e passando tais modificações à prole. Ex.: o pescoço da girafa. • Darwinismo: Charles Robert Darwin Teoria da seleção natural: aqueles indivíduos que possuíam caracteres que mais se adaptavam ao ambiente sobreviviam. Ele atribuiu essa diferença de caracteres ao acaso.
Neodarwinismo: teoria aceita pela ciência moderna – explica a modificação das espécies por mutações genéticas aleatórias, impulsionadas pelo meio ambiente. É uma adaptação da teoria de Darwin ao mundo atual do DNA. • O ACASO OU MUTAÇÕES GENÉTICAS ALEATÓRIAS EXISTEM? • QUAL A DIFERENÇA ENTRE A TEORIA ACEITA PELOS CIENTISTAS E O CONCEITO ESPÍRITA?
PODEMOS CONCLUIR QUE: • A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES É ILUSÓRIA; O QUE EXISTE É A EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE (OU ESPÍRITO); O CORPO FÍSICO APENAS SE ADAPTA À NECESSIDADE DO ESPÍRITO. • À MEDIDA QUE O ESPÍRITO DESENVOLVE A INTELIGÊNCIA, RECEBE UM CORPO FÍSICO CADA VEZ MAIS ELABORADO.
Livro Iluminação Interior, autora espiritual Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco “Deus prossegue criando sem cessar. O Seu psiquismo dá nascimento a verdadeiros fascículos de luz, que contêm em germe toda a grandeza da fatalidade de seu processo de evolução. Manifestando-se em sono profundo nos minerais através dos milhões de milênios, germina, mediante o processo de modificação estrutural, transferindo-se para o reino vegetal; às vezes, passando pelas formas intermediárias, dando surgimento à sensibilidade, a uma organização nervosa primária, de que se utilizará no remoto futuro. Obedecendo a campos vibratórios sutis e inabordáveis, lentamente se transfere para o reino animal, experimentando as variações do transformismo e do evolucionismo, igualmente vivenciando as experiências encarregadas das mutações e variações, desdobrando os instintos até alcançar os primatas, e deles prosseguindo no direcionamento humano... Não cessa, porém, no bípede pensante, o grandioso desenvolver dos conteúdos divinos nesse psiquismo, antes alma e agora Espírito, que avança para a angelitude, para a superação de qualquer expressão no campo da forma, até atingir o máximo de sua destinação gloriosa”.
ORAÇÃO DE FRANCISCO DE ASSIS Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó, mestre! Fazei que eu procure mais consolar que ser consolado. Compreender que ser compreendido. Amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.