1 / 20

A EVOLUÇÃO DA ALMA DOS ANIMAIS

A EVOLUÇÃO DA ALMA DOS ANIMAIS. A ALMA DOS ANIMAIS. De onde vem a alma dos animais? Por que estão aqui? Qual a relação entre a alma dos animais e a nossa alma? Os animais se tornarão humanos algum dia?. Livro: A Gênese, Capítulo 11, Gênese Espiritual, item 23:

Download Presentation

A EVOLUÇÃO DA ALMA DOS ANIMAIS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A EVOLUÇÃO DA ALMA DOS ANIMAIS

  2. A ALMA DOS ANIMAIS • De onde vem a alma dos animais? • Por que estão aqui? • Qual a relação entre a alma dos animais e a nossa alma? • Os animais se tornarão humanos algum dia?

  3. Livro: A Gênese, Capítulo 11, Gênese Espiritual, item 23: “...Sem, pois, pesquisarmos a origem do Espírito, sem procurarmos conhecer as fieiras pelas quais haja ele, porventura, passado, tomamo-lo ao entrar na humanidade...” • O Livro dos Espíritos, questão 607-a: “Parece, assim, que a alma teria sido o princípio inteligente dos seres inferiores da criação? Resposta: Não dissemos que tudo se encadeia na Natureza e tende à unidade? É nesses seres, que estais longe de conhecer inteiramente, que o princípio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para a vida, como dissemos. É, de certa maneira, um trabalho preparatório, como o de germinação, em seguida ao qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna espírito. Então começa para ele o período de humanidade, e com este a consciência do seu futuro, a distinção do bem e do mal e a responsabilidade dos seus atos. Como depois do período da infância vem o da adolescência, depois a juventude, e por fim a idade madura...” • O Livro dos Espíritos, questão 23: “Que é Espírito? Resposta: o princípio inteligente do Universo”.

  4. Se princípio inteligente e espírito são sinônimos, como pudemos ver na questão 23 de O Livro dos Espíritos, por que o Espírito da Verdade os coloca como se fossem diferentes, na questão 607-a? • Estaria o Espírito da Verdade entrando em contradição?

  5. Vamos colocar tudo junto e raciocinar: “O princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito”. “Que é Espírito? Resposta: o princípio inteligente do Universo”.

  6. Questão 540 de O Livro dos Espíritos: ... É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo... • Livro Emmanuel, espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, capítulo Sobre os Animais: E, como o objetivo desta palestra é sobre os animais, nossos irmãos inferiores, sinto-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos em seu acanhado círculo evolutivo. São eles nossos parentes próximos, apesar da teimosia de quantos persistem em não o reconhecer.

  7. [...] desde o átomo primitivo até o arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo...” [...] os animais, nossos irmãos inferiores, sinto-me à vontade para declarar que todos nós já nos debatemos em seu acanhado círculo evolutivo... EVOLUÍMOS DO ÁTOMO AO ARCANJO

  8. “O princípio inteligente sofre uma transformação e se torna espírito”. (questão 607-a) “[...] há entre a alma dos animais e a do homem tanta distância quanto entre a alma do homem e Deus”. (questão 597-a) “O homem está para o animal simplesmente como um superior hierárquico...” (livro Emmanuel) “...desde o átomo primitivo até o arcanjo...” (questão 540)

  9. “O que Deus permite que seus mensageiros lhe digam e o que, aliás, o próprio homem pode deduzir da soberana justiça, atributo essencial da Divindade, é que todos procedem do mesmo ponto de partida; que todos são criados simples e ignorantes, com igual aptidão para progredir pelas suas atividades individuais [...]; que todos, sendo filhos do mesmo Pai, são objeto de igual solicitude; que nenhum há mais favorecido ou melhor dotado do que outros [...].” (Livro A Gênese, capítulo XI, item 7).

  10. COMO ACONTECE A EVOLUÇÃO? • DO ÁTOMO AO ARCANJO • Lembrando que individualizar-se pouco a pouco é adquirir consciência pouco a pouco, o que acontece ao longo do processo evolutivo.

  11. EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE NO PLANO MATERIAL • REINO MINERAL (Associação de moléculas, como H2O, O2, etc.) 2. VÍRUS (A Ciência ainda não decidiu a que reino pertencem) 3. REINO MONERA (BACTÉRIAS) (Começa a compreender melhor reprodução e conservação) 4. REINO DAS ALGAS (Caminha para os vegetais; as algas têm mais semelhança com os vegetais que as bactérias) 5. REINO PROTISTA (Reino dos protozoários: compreende inicialmente o que é ser animal) 6. REINO FUNGI (Possuem vida fixa como os vegetais, mas não fazem fotossíntese) 7. REINO VEGETAL (Sensibilidade: aprendem a produzir o próprio alimento, com a fotossíntese) 8. REINO ANIMAL

  12. NO REINO ANIMAL REINO ANIMAL (Onde a inteligência toma caráter de desenvolvimento intensivo; o princípio inteligente já aprende, aí, a buscar o próprio alimento e a manter o próprio corpo) 1. Insetos: vida em comunidade. 2. Animais selvagens: o princípio inteligente elabora mais sua capacidade de viver em família, sobreviver por si mesmo, viver em comunidades mais complexas, exercitar a maternidade e os primeiros passos do amor. 3. Animais domésticos: o espírito vai se aproximando pouco a pouco do homem, imitando seus gestos; começa a compreender o que é ser humano, desenvolve a inteligência de maneira mais efetiva e a consciência de si mesmo; torna-se capaz de resolver problemas mais complexos e até de fabricar instrumentos (exemplo de pássaros e primatas). 4. Ser humano: capacidade de reconhecer um ser superior a ele.

  13. Parte da resposta da questão 610: “... a espécie humana é a que Deus escolheu para a encarnação dos seres que o podem conhecer”. • Final da questão 592: “Reconhecei o homem pelo pensamento de Deus”.

  14. Livro A Gênese, capítulo 8, item 7: “O desenvolvimento orgânico está sempre em relação com o desenvolvimento do princípio intelectual. O organismo se completa à medida que se multiplicam as faculdades da alma. A escala orgânica acompanha constantemente, em todos os seres, a progressão da inteligência, desde o pólipo até o homem, e não poderia ser de outro modo, pois que a alma precisa de um instrumento apropriado à importância das funções que lhe compete desempenhar. De que serviria à ostra possuir a inteligência do macaco, sem os órgãos necessários à sua manifestação?”

  15. As Definições de Evolução Segundo a Ciência • Lamarckismo: Jean Baptiste Lamarck As espécies evoluem de acordo com os fatores ambientais, apresentando modificações segundo a exigência do ambiente e passando tais modificações à prole. Ex.: o pescoço da girafa. • Darwinismo: Charles Robert Darwin Teoria da seleção natural: aqueles indivíduos que possuíam caracteres que mais se adaptavam ao ambiente sobreviviam. Ele atribuiu essa diferença de caracteres ao acaso.

  16. Neodarwinismo: teoria aceita pela ciência moderna – explica a modificação das espécies por mutações genéticas aleatórias, impulsionadas pelo meio ambiente. É uma adaptação da teoria de Darwin ao mundo atual do DNA. • O ACASO OU MUTAÇÕES GENÉTICAS ALEATÓRIAS EXISTEM? • QUAL A DIFERENÇA ENTRE A TEORIA ACEITA PELOS CIENTISTAS E O CONCEITO ESPÍRITA?

  17. O Neodarwinismo e o Espiritismo

  18. PODEMOS CONCLUIR QUE: • A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES É ILUSÓRIA; O QUE EXISTE É A EVOLUÇÃO DO PRINCÍPIO INTELIGENTE (OU ESPÍRITO); O CORPO FÍSICO APENAS SE ADAPTA À NECESSIDADE DO ESPÍRITO. • À MEDIDA QUE O ESPÍRITO DESENVOLVE A INTELIGÊNCIA, RECEBE UM CORPO FÍSICO CADA VEZ MAIS ELABORADO.

  19. Livro Iluminação Interior, autora espiritual Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco “Deus prossegue criando sem cessar. O Seu psiquismo dá nascimento a verdadeiros fascículos de luz, que contêm em germe toda a grandeza da fatalidade de seu processo de evolução. Manifestando-se em sono profundo nos minerais através dos milhões de milênios, germina, mediante o processo de modificação estrutural, transferindo-se para o reino vegetal; às vezes, passando pelas formas intermediárias, dando surgimento à sensibilidade, a uma organização nervosa primária, de que se utilizará no remoto futuro. Obedecendo a campos vibratórios sutis e inabordáveis, lentamente se transfere para o reino animal, experimentando as variações do transformismo e do evolucionismo, igualmente vivenciando as experiências encarregadas das mutações e variações, desdobrando os instintos até alcançar os primatas, e deles prosseguindo no direcionamento humano... Não cessa, porém, no bípede pensante, o grandioso desenvolver dos conteúdos divinos nesse psiquismo, antes alma e agora Espírito, que avança para a angelitude, para a superação de qualquer expressão no campo da forma, até atingir o máximo de sua destinação gloriosa”.

  20. ORAÇÃO DE FRANCISCO DE ASSIS Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó, mestre! Fazei que eu procure mais consolar que ser consolado. Compreender que ser compreendido. Amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.

More Related