220 likes | 344 Views
Antes de tudo. Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?. Antes de tudo. Queremos ouvir... Que sugestões podemos apontar para o projeto Jovens Conectados ?. Como surgiu.
E N D
Antes de tudo... Queremos ouvir... 1 ano após a JMJ, que resultados podemos visualizar em nossa realidade juvenil?
Antes de tudo... Queremos ouvir... Que sugestões podemos apontar para o projeto Jovens Conectados?
Como surgiu Nascida a partir da experiência singular do Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, apresenta a Rede Nacional de Comunicadores, uma experiência que pretende integrar os Jovens Comunicadores em um único ambiente.
O que é a “Rede”? Um ambiente de comunicação direta entre a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e os responsáveis pela Comunicação das diversas experiências de evangelização da juventude que trabalham conosco: Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades e Congregações Religiosas que trabalham com juventude e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil. Sua missão será facilitar o fluxo de informações importantes entre estes grupos e levantar discussões pertinentes para o bom andamento dos trabalhos na evangelização dos jovens.
Fundamentos Responder ao apelo da Igreja do Brasil e do Papa Francisco: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 548. “Necessitamos sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que tem preenchido nossas vidas de sentido, de verdade e de amor, de alegria e de esperança! Não podemos ficar tranquilos em espera passiva em nossos templos, mas é urgente ir em todas as direções...”
Fundamentos Responder ao apelo da Igreja do Brasil e do Papa Francisco: Exortação Apostólica Evangelii Gaudium 105. A pastoral juvenil, tal como estávamos habituados a desenvolvê-la, sofreu o impacto das mudanças sociais. Nas estruturas ordinárias, os jovens habitualmente não encontram respostas para as suas preocupações, necessidades, problemas e feridas. A nós, adultos, custa-nos a ouvi-los com paciência, compreender as suas preocupações ou as suas reivindicações, e aprender a falar-lhes na linguagem que eles entendem.
Fundamentos Responder ao apelo da Igreja do Brasil e do Papa Francisco: Exortação Apostólica Evangelii Gaudium 105. Pela mesma razão, as propostas educacionais não produzem os frutos esperados. A proliferação e o crescimento de associações e movimentos predominantemente juvenis podem ser interpretados como uma ação do Espírito que abre caminhos novos em sintonia com as suas expectativas e a busca de espiritualidade profunda e dum sentido mais concreto de pertença. Todavia é necessário tornar mais estável a participação destas agregações no âmbito da pastoral de conjunto da Igreja.
Fundamentos Responder ao apelo da Igreja do Brasil e do Papa Francisco: Mensagem do Papa para a 48º Dia das Comunicações Sociais: “A comunicação concorre para dar forma à vocação missionária de toda a Igreja, e as redes sociais são, hoje, um dos lugares onde viver esta vocação de redescobrir a beleza da fé, a beleza do encontro com Cristo. Inclusive no contexto da comunicação, é precisa uma Igreja que consiga levar calor, inflamar o coração.”
Quem pode participar? Jovens responsáveis pela comunicação nas Pastorais da Juventude, Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com juventude, e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil ou que de alguma forma estão envolvidos com a Comunicação Eclesial.
Por que participar? • 1 • Jovens do Brasil inteiro com diferentes propostas de evangelização
Por que participar? • 2 • Conhecer outras realidades de evangelização
Por que participar? • 3 • Promover a “Cultura do Encontro” • entre Jovens Comunicadores
Por que participar? • 4 • Otimizar a comunicação direta entre líderes e participantes
Por que participar? • 5 • Capacitar colaboradores de diferentes áreas da comunicação
Por que participar? • 6 • Dar suporte às diferentes necessidades da evangelização da juventude pela comunicação
Por que participar? • 7 • Alcançar e envolver jovens comunicadores do Brasil inteiro
Como se cadastrar? Acesse o site oficial e cadastre-se:jovensconectados.org.br/rede
Dúvidas? Envie e-mail com o Título #Rede paracontato@jovensconectados.org.br