170 likes | 246 Views
CORRESPONSÁVEIS NA MISSÃO. Projeto Apostólico Comum 2011-2020. Prioridade 6. Fortalecimento do corpo apostólico e Colaboração na missão. A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL PERMANENTE.
E N D
CORRESPONSÁVEIS NA MISSÃO Projeto Apostólico Comum 2011-2020
Prioridade 6 • Fortalecimento do corpo apostólico e • Colaboração na missão
A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL PERMANENTE "Especialmente em nosso tempo, o apostolado adaptado às exigências atuais requer de nós um processo de formação permanente ou contínua, por isso o processo de formação nunca termina, e a “primeira” formação deve ser ordenada a esta formação contínua." (NC. 240)
A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL PERMANENTE "A formação permanente deve também desenvolver o sentido de universalidade da Companhia, proporcionando aos jesuítas a possibilidade de experimentar seu caráter internacional." (NC. 242 § 3)
É de se destacar a ênfase que se dá ao termo experiência no nosso PAC; quer dizer que nossas formas de formação permanente priorizem as experiências sobre o estudo de temas, e que ditas experiências favoreçam a união dos ânimos e o sentido de corpo.
Oremos “Para viver o processo criador do Reino, sendo fiéis ao real, sem desintegrar-nos nem desvalorizar o sabor do sal, Tu, Senhor, nos ofereces a graça dos Exercícios Espirituais: Só teu abraço no amor e a esperança nos fará consistentes e inteiramente disponíveis para em tudo AMAR E SERVIR”
2. FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO INTERPROVINCIAL “Além da comunicação entre jovens de distintas Províncias e Regiões, que conduza ao autêntico sentido da universalidade da Companhia, os que estão em formação devem exercitar-se prudentemente em estabelecer oportunas relações com outros de sua idade, com clérigos, religiosos e com seculares da própria nação e de outras. “
2. FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO INTERPROVINCIAL e criam atitudes de espírito universalmente aberto a outras culturas, civilizações e formas de pensar, como o pede o espírito de nossa vocação apostólica.” Contatos deste tipo ajudam a romper os fechados horizontes de nacionalismos ou particularismos
2. FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO INTERPROVINCIAL "devemos aprofundar nosso espírito universalista e fortalecer estruturas tanto as mais formalmente constituídas como as de caráter mais flexível, que facilitarão uma cooperação global e regional.“ CG34 – decreto 21 Entre as várias recomendações que faz a CG enumeramos as siguintes: Candidatos à Companhia, Formação inicial, Formação permanente, Conhecimento de idiomas, Enviados a outra cultura, Qualidades do Governo…
2. FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO INTERPROVINCIAL • Como avaliamos em nossa Província ou Região a realização das recomendações da CG 34? • Que outras sugestões nós faríamos para promover o espírito universalista e fortalecer alguma estrutura ad hoc?
3. SIGNIFICADO E MODOS DE COLABORAÇÃO CG 34 - decreto 13 Colaboração dos jesuítas na missão dos leigos. Colaboração dos leigos na missão dos jesuítas.
CG35 - Decreto 6 O que faz que uma obra seja jesuíta? Quais são os elementos necessários na formação para que os leigos e jesuítas cresçam na colaboração para a missão? Que vínculos podem fazer mais frutífero nosso trabalho? O Decreto 6, ao responder essas perguntas, faz uma série de Recomendações, que nós estamos convidados a repassar e concretizá-las para nossa Província ou Região
4. SEGUIR AS INICIATIVAS UNIVERSAIS DA COMPANHIA A CG 35, em seu decreto 5, assinalou três princípios que deveriam orientar o Governo da Companhia no presente e no futuro: Nossas estruturas de governo e nossos modos de proceder devem fluir de uma perspectiva de uma maior universalidade...
4. SEGUIR AS INICIATIVAS UNIVERSAIS DA COMPANHIA 2. As estruturas de governo devem ser agilizadas, modernizadas e flexibilizadas onde isso for possível... em função de sua missão.
4. SEGUIR AS INICIATIVAS UNIVERSAIS DA COMPANHIA 3. As circunstâncias mutáveis requerem uma melhor articulação dos valores inacianos e dos modos de proceder na nossa vida e no nosso trabalho contemporâneos... de maneira que as mudanças no governo não impeçam que o governo continue sendo genuinamente inaciano..
4. SEGUIR AS INICIATIVAS UNIVERSAIS DA COMPANHIA Que sugestões fazemos, ao nível de nossa Província ou Região, para conseguir que nossas estruturas de governo e nossas formas de vida se modernizem sem perder seu espírito inaciano?
Oremos “Concede-nos, Senhor, levar no coração a graça de nossas últimas Congregações Gerais: Tu no-las concedeste e nós as assumimos com gratidão e esperança. Queremos… * viver o processo criador do Reino * sendo fiéis ao Evangelho, aos Exercícios de Inácio * e à realidade de nosso mundo DÁ-NOS TEU AMOR E TUA GRAÇA, QUE ISTO NOS BASTA.