1 / 24

Deus chama Abrão e lhe faz promessas Texto-base: »GÊNESIS [12]

Deus chama Abrão e lhe faz promessas Texto-base: »GÊNESIS [12]

mercia
Download Presentation

Deus chama Abrão e lhe faz promessas Texto-base: »GÊNESIS [12]

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Deus chama Abrão e lhe faz promessas Texto-base: »GÊNESIS [12] 1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. 3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

  2. 5 Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram.6 Passou Abrão pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo estavam os cananeus na terra.7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

  3. 8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. 9 Depois continuou Abrão o seu caminho, seguindo ainda para o sul.

  4. 1. Quem era Abrão? Era um homem comum, tinha uma vida financeira razoável, vivia numa cultura pagã, sua mulher era estéril, por isso não tinha filhos. 2. Deus fez três promessas a ele: »GÊNESIS [12] 2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. 3 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

  5. 1ª. Faria dele uma grande nação, para isso ele teria que ter um filho, então Deus daria a ele um filho e a partir desse daria início a uma grande nação, na qual Jesus nasceu. 2ª. O abençoaria e engrandeceria seu nome, de modo que os que abençoassem a Abrão seriam abençoados e os que o amaldiçoassem, seriam amaldiçoados. 3ª. Em sua promessa abençoaria todas as famílias da terra.

  6. Deus fez uma aliança com Abrão, ou seja, um pacto com ele. Vejamos:» GÊNESIS [17] 1 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito; 2 e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei. 3 Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo: 4 Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações; 5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;

  7. 6 far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti; 7 estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti.8 Dar-te-ei a ti e à tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão; e serei o seu Deus. 9 Disse mais Deus a Abraão: Ora, quanto a ti, guardarás o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.

  8. Nesse pacto, Deus muda algumas coisas na vida de Abrão: 1º. Mudou seu nome, seu caráter: »GÊNESIS [17]: 5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;

  9. 2º. Mudou seu rumo, seu caminho »GÊNESIS [12]: 1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

  10. 3º. Mudou seu destino »GÊNESIS [17]: 5 b pois por pai de muitas Nações te hei posto; 6 far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti; 7 estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti. 8 Dar-te-ei a ti e à tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão;e serei o seu Deus.

  11. A partir daquele momento Abrão se tornou um outro homem, literalmente. 1º. Tornou-se patriarca do povo Hebreu, pai de uma grande nação que Deus escolheu para ser seu povo, da qual veio o Salvador Jesus Cristo e resiste até hoje, além de tornar-se um dos homens mais ricos e poderosos de seu tempo. 2º. Tornou-se conhecido como amigo de Deus e pai da fé, ou seja, foi grande em sua fé, de todos os que vieram a crer tanto no Deus dos hebreus quanto em Jesus.

  12. 3º. Os judeus conheciam a Deus como “o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”. 4º. Experimentou uma intimidade com Deus que pouquíssimas pessoas tiveram, além de ter vivenciado muitos milagres e maravilhas, por exemplo, foi pai aos cem anos, sua mulher tinha noventa. 5º. Jesus chamou o lugar onde os mortos ficam antes da segunda vinda de Jesus e da consumação dos séculos de Seio de Abraão (Lc 16: 19 - 31).

  13. »HEBREUS [11] - 8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. 9 Pela fé peregrinou na terra da promessa, como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; 10 porque esperava a cidade que tem os fundamentos, da qual arquiteto e edificador é Deus.

  14. 11 Pela fé, até a própria Sara recebeu a virtude de conceber um filho, mesmo fora da idade, porquanto teve por fiel aquele que lhe havia prometido. 12 Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.

  15. »ROMANOS [4] - 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. (...) 16 Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça,a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós.

  16. 17 (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama à existência as coisas que não existem, como se já existissem.18 O qual, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência; 19 e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara;

  17. 19 e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; 20 contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, 21 e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. 22 Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça.

  18. 23 Ora, não é só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado; 24 mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; 25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.

  19. O pacto de Abraão se deu a partir de um chamado para fazer um pacto, uma aliança com Deus.

  20. Chamado é o que dá estímulo, é o impulso que inicia um movimento, uma mudança.

  21. O pacto de Abraão com Deus envolveu três aspectos que, na verdade envolve todo pacto ou aliança:

  22. 1º. Renúncia – Deus disse a Abrãao: “Sai da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai”. Abraão obedeceu largando tudo para trás, sua antiga vida.

  23. 2º. Entrega – Em seguida, Deus disse: “Vá para a terra que eu te mostrarei”. Abraão entregou seu destino a Deus.

  24. 3º. Conquista – Por fim, Deus fez de Abraão pai de uma grande nação, pai da fé, amigo íntimo de Deus, engrandeceu o seu nome e o abençoou grandemente.

More Related