210 likes | 314 Views
Técnico em Informática. Arquitetura de Microcomputadores. Agenda – Dia 07. Aula Correção da Prova Exercícios. Disco Rígido >> Evolução. Disco Rígido >> Hard Disk Drive.
E N D
Técnico em Informática Arquitetura de Microcomputadores
Agenda – Dia 07 • Aula • Correção da Prova • Exercícios
Disco Rígido >> Hard Disk Drive • Disco rígido ou disco duro, no Brasil popularmente também HD (do inglês Hard Disk; o termo "winchester" há muito já caiu em desuso), é a parte do computador onde são armazenadas as informações, ou seja, é a "memória permanente" propriamente dita (não confundir com "memória RAM"). É caracterizado como memória física, não-volátil, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado.
Disco Rígido >> Por dentro 1 - Prato, mídia ou platter - aonde os dados são gravados 2 - Atuador - parte mecânica responsável pelo posicionamento das cabeças de leitura e gravação. 3 - Componentes internos de controle do atuador, ligados a placa controladora lógica externa 4 - Cabeças de leitura e gravação ou magneticheads- conectadas ao atuador, responsáveis pela leitura e gravação de dados na mídia 5 e 6 - HardDiskAssemblysuperfície aonde são montados os componentes de um harddisk 7 - Placa controladora lógica ou logicboard- responsável pela inicialização, controle mecânico e envio de dados do harddisk para o computador. 8 - Conectores externos padrão IDE - conexão por onde são enviados os dados para a placa mãe e consequentemente ao processador
Disco Rígido >> Conexões PADRÃO IDE - Integrated Drive Eletronics ou Parallel ATA Desenvolvido pela Quantum e a Western Digital, os primeiros HDs e interfaces IDE chegaram ao mercado em 1986. Em 1990 o padrão foi ratificado pelo ANSI, dando origem ao padrão ATA. Como o nome "IDE" já estava mais difundido, muita gente continuou usando o termo "IDE", e outros passaram a usar "IDE/ATA" ou simplesmente “PATA", fazendo com que os dois termos acabassem virando sinônimos. Na placa mãe você encontra duas portas IDE (primária e secundária). Mesmo com a popularização das interfaces SATA, as portas IDE ainda continuam sendo incluídas nas placas recentes (muitas placas passaram a trazer apenas uma porta IDE, mas deve demorar mais um pouco até que elas desapareçam completamente).
IDE2 - Secundário IDE1 - Primário Disco Rígido >>Conexões Cada uma das portas permite instalar dois drives, de forma que podemos instalar um total de 4 HDs ou CD-ROMs na mesma placa.Existem casos de placas-mãe com 4 portas IDE (permitindo usar até 8 drives) e também controladoras IDE PCI, que incluem duas portas adicionais, que podem ser usadas em casos onde você precise usar mais do que 4 drives IDE no mesmo micro.
Cabo com 80 Vias Cabo com 40 Vias Disco Rígido >> Conexões e Cabos
Disco Rígido >> Conexões >> Possibilidades IDE1 - primária - Master = HD1 - Slave = CDROMIDE2 - secundária - Master = DVD-RW - Slave = Sem Vários Dispositivos em uma Interface IDE
Disco Rígido >> IDE >> Master e Slave Selecionando os dispositivos Master e Slave Vista traseira do gravador de DVD no padrão IDE
M S CS LC Disco Rígido >> IDE >> Master e Slave
Disco Rígido >> IDE >> Bus Mastering O recurso chamado IDE Bus Mastering, que quando ativado permite que a comunicação entre o disco e a memória RAM seja controlada pelo Chip Set e não mais pelo processador, o que aumenta o desempenho do micro.
Disco Rígido >> IDE >> Ultra DMA Com isso foi criado o protocolo Ultra DMA, baseado no Bus Mastering, que permitiu os novos discos atingirem taxas de transferências mais altas.
Disco Rígido >> SATA A partir de um certo ponto, ficou claro que o padrão IDE/ATA estava chegando ao seu limite e que mudanças mais profundas só poderiam ser feitas com a introdução de um novo padrão. Surgiu então o SATA (Serial ATA). Assim como o PCI Express, o SATA é um barramento serial, onde é transmitido um único bit por vez em cada sentido (Full-duplex). Isso elimina os problemas de sincronização e interferência encontrados nas interfaces paralelas, permitindo que sejam usadas frequências mais altas.
Disco Rígido >> SATA Os cabos SATA são bem mais práticos que os cabos IDE e não prejudicam o fluxo de ar dentro do gabinete. Os cabos podem ter até um metro de comprimentoe cada porta SATA suporta um único dispositivo, ao contrário do padrão master/slave do IDE/ATA. Por causa disso, é comum que as placas-mãe ofereçam 4 portas SATA (ou mais), com apenas as placas de mais baixo custo incluindo apenas duas.
Disco Rígido >> SATA Existem três padrões de controladoras SATA, o SATA 150 (também chamado de SATA 1.5 Gbit/s ou SATA 1500), o SATA 300 (SATA 3.0 Gbit/s ou SATA 3000) e também o padrão SATA 600 (ou SATA 6.0 Gbit/s). Como o SATA utiliza dois canais separados, um para enviar e outro para receber dados, temos 150 ou 300 MB/s em cada sentido, e não 133 MB/s compartilhados, como no caso das interfaces ATA/133.
Fonte • http://pcworld.com.br/noticias/2013/09/13/a-estonteante-evolucao-dos-discos-rigidos/ • http://pt.slideshare.net/miqdhow/disco-rigidos-aula-13