190 likes | 269 Views
A persistência das desigualdades recomposição, polarização e regressão. Renato Miguel do Carmo (CIES-IUL, Observatório das Desigualdades) renato.miguel.carmo@gmail.com. Recomposição social. Processos de recomposição social (1960-2011).
E N D
A persistência das desigualdades recomposição, polarização e regressão Renato Miguel do Carmo (CIES-IUL, Observatório das Desigualdades) renato.miguel.carmo@gmail.com
Processos de recomposição social (1960-2011) Mauritti, R. e Nunes, N. (2013), “Processos de recomposição social: continuidades e mudanças”, em R. M. Carmo (org.), Portugal uma sociedade de classes: polarização e vulnerabilidade, Edições 70/ Le Monde Diplomatique, p.39.
Nível de escolaridade da população empregada (Portugal e UE) Source: EU Labour Force Survey (Eurostat).
Nível de escolaridade por classe social e por ano (percentagem)
…em suma • Processos: terciarização da economia, feminização do mercado de trabalho, escolarização/qualificação da população empregada. • Recomposição de classes, trajetórias de mobilidade social ascendente (PTE) • Apesar da recuperação mantém-se um relevante défice de escolarização.
Desigualdade na distribuição do rendimento disponível nos países da UE-27 (coeficiente de Gini e rácio entre quantis) (2010)
Rendimento médio e mediano disponível nos países da UE-27 (euros) (2010)
Evolução do ganho médio mensal por quintil (1985-2009) Fonte: Quadros de Pessoal. Note: Trabalhadores a tempo completo e com remuneração base completa. Valores a preços constantes (2006).
…em suma • Portugal continua a ser um dos países mais desiguais da Europa. • As desigualdades de rendimento, designadamente as desigualdades salariais, contribuem para o aumento da polarização social.
Pobreza e desigualdade: uma correlação relevante Nota: Para a Irlanda os dados referem-se a 2010 .
Desemprego e desigualdade (2011): uma correlação relevante Nota: Para a Irlanda os dados do S80/S20 referem-se a 2010.
Nota: Para a Irlanda os dados do coeficiente de Gini referem-se a 2010.
…algumas questões finais • Qual o efeito do desemprego no aumento das desigualdades internas de cada país, e nas desigualdades entre os países Europeus? • Em que medida a relação entre desemprego, pobreza e desigualdade provocará uma efetiva regressão nos trajetos de mobilidade social? • No que concerne a Portugal, irão os fatores de polarização sobrepor-se aos de recomposição social?