201 likes | 1.03k Views
A menina do mar. Sophia de Mello Breyner Andresen Feito por Mónica 5ºB nº18 . Era uma vez um rapazinho que morava numa casa branca virada para as dunas, com sete janelas e uma porta. O rapazinho adorava brincar na areia.
E N D
A menina do mar Sophia de Mello Breyner Andresen Feito por Mónica 5ºB nº18
Era uma vez um rapazinho que morava numa casa branca virada para as dunas, com sete janelas e uma porta. O rapazinho adorava brincar na areia.
O rapazinho, enquanto estava a brincar na praia, ouviu umas gargalhadas e veio ver o que se passava. Olhou, atrás de uma rocha, e viu uma menina muito pequena que estava a dançar com um polvo , um peixe e um caranguejo. O menino gostou tanto dela que pegou nela e fugiu.
-Ó polvo, ó caranguejo, ó peixe! -Não chores, não grites , não te assustes, não te vou fazer mal. Só quero falar contigo. A menina chamava-se Menina do Mar. A Menina do mar esteve horas a falar com o menino a contar-lhe as coisas do mar e o menino as coisas da terra.
Depois de falarem, a menina do mar e o menino vieram ter com os amigos dela. A menina do mar explicou-lhes que o rapazinho era um bom amigo e só queria ter mais amigos.
A menina do mar e os seus amigos estiveram horas a falar com o rapazinho. Ela pediu ao menino que, no dia seguinte, lhe trouxesse algo da terra. No dia seguinte, o menino trouxe: A rosa e a menina achou-a triste. Um copo de vinho e a menina achou-o alegre. Uma caixa de fósforos e a menina achou a chama emocionante e até a queria tocar. Depois de ter mostrado as três coisas à menina, o menino quis mostrar as ruas de uma cidade.
O rapaz, para ver se a menina estava a brincar, pegou no balde, poisou ela lá dentro e, num só segundo, milhares de polvos agarraram-no. Um dos polvos agarrou-o no pescoço e ele desmaiou na areia. -Não podemos ir . Os búzios são os ouvidos do grande mar e contaram à grande raia. Por detrás destas rochas, estão os polvos que vão verificar que eu não saio. Ainda hoje, vão levar-me para uma praia desconhecida. -Olá, menina do mar! Vamos dar um passeio?
O menino acordou com as ondas a bater-lhe na cara. O menino, quando olhou, os polvos já tinham levado a menina. Todos os dias, vinha ver se a menina aparecia, mas não vinham, nem a menina nem os seus amigos. Um dia, o menino veio à praia e uma gaivota deixou cair um frasco com um suco. A gaivota perguntou-lhe se queria ver a menina do mar que bebesse o suco e fosse ter com um golfinho. O menino bebeu o suco e foi ter com o golfinho.
O golfinho e o menino demoraram a chegar à menina sessenta dias e sessenta noites. Quando o menino entrou e viu quatro caras tão tristes, acolheu logo os amigos com um sorriso e muita alegria. A menina do mar contou que foi convidada pelo rei do mar para dançar numa festa ,mas, como ela estava cheia de saudades dele, não dançou bem e então o rei pediu para falar com ela. Ele perguntou-lhe o que se passava e a menina respondeu que estava com saudades e o rei não sabia o que isso era. A menina explicou e o rei pediu para entregar ao menino o suco. Os quatro amigos estiveram horas a falar. Fim