450 likes | 724 Views
FERNANDO DE NORONHA. O arquipélago foi uma das primeiras terras localizadas no Novo Mundo registrada em 1500 pelo espanhol Juan de la Cosa e em 1502 pelo português Alberto Cantino, mas sua descoberta é atribuída ao espanhol Américo Vespúcio em 1503.
E N D
FERNANDO DE NORONHA
O arquipélago foi uma das primeiras terras localizadas no Novo Mundo registrada em 1500 pelo espanhol Juan de la Cosa e em 1502 pelo português Alberto Cantino, mas sua descoberta é atribuída ao espanhol Américo Vespúcio em 1503. Seu nome vem do fidalgo português Fernão de Loronha que financiou a expedição da descoberta. Vários povos passaram a cobiçar a ilha, mas os holandeses foram os primeiros a apossarem dela em 1629 e permaneceram até 1654 onde lutas para expulsão e afundamentos de navios não os fizeram desistir. Os holandeses foram expulsos e a Ilha ficou abandonada. Os franceses da Cia. Das Índias Ocidentais prepararam uma invasão e em 1736 invadiram a ilha e permaneceram nela por um ano. Rebatizaram-na de Isle Delphine. A partir daí, Portugal percebeu a localização estratégica da ilha e ordenou que a Capitania de Pernambuco expulsasse os franceses e assumisse a ilha. Em 1737 foi construído nela o maior sistema de defesa da época. Doada em 1504, sob a forma de capitania hereditária, ao português Fernão de Loronha, que teria financiado a expedição de 1503, a ilha jamais foi ocupada por seu donatário, ficando praticamente abandonada por mais de dois séculos.
Transformada depois em presidio, a ilha guarda até os dias de hoje uma história obscura, nela estiveram • presas pessoas comuns assim como presos políticos
Considerado pela UNESCO, desde 13 de dezembro de 2001, como um Patrimônio Mundial Natural, o arquipélago de Fernando de Noronha é hoje uma das joias mais raras do turismo brasileiro.
As construções histórias preservadas da Vila dos Remédios fazem o principal núcleo urbano da ilha parecer um cenário. O centrinho cresceu nos arredores da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1772 pelos portugueses e tombada pelo Iphan. A vila abriga ainda a sede da administração da ilha – o Palácio de São Miguel -; as ruínas tombadas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, erguida pelos portugueses no século XVIII.
Forte dos Remédios
Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios
Vista do alto da trilha da Praia do Atalaia
Praia da Conceição do Meio
Pousada Pedra Seca Pousada Maravilha Pousada Mabuya Pousada do Vale
Viuvinha com seu filhote
Imagens – Internet Pesquisa – Créditos a Jasmine Cardozo Moreira Música - Marisa Monte – Bem Leve Formatação – Edson antonioedsonbelther145@gmail.com